29/06/2013

Égua passa 24 horas deitada na via e donos ficam junto do animal

Que belo exemplo, não?

*****************

Fiona, como é chamada, foi resgatada na noite desta quarta

Foto: Adair Santos/GES-Especial
Novo Hamburgo  - A história a seguir é um exemplo de respeito aos animais e de como a mobilização comunitária pode fazer toda a diferença. Sob a chuva e em meio ao frio, um casal permaneceu 24 horas em vigília para proteger a égua Fiona que, ferida, não conseguia seguir o seu caminho entre a Rua Presidente Lucena, em Estância Velha, até a casa do novo dono, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo. "Passamos frio e fome, mas
conseguimos salvar o nosso bicho de estimação", explica o pedreiro Jonas Rafael Leites da Silva, 25 anos.

Ele comprou Fiona – com sete anos e meio de idade – por R$ 1 mil e foi buscá-la na noite de terça-feira. No caminho, às 20 horas, devido a lesões nas pernas traseiras a égua deitou-se no acostamento e não levantou mais. Jonas e a esposa, a costureira Janaína Ferreira da Rosa, 27, armaram a barraca ao lado de uma parada de ônibus e não arredaram o pé.

O pedreiro diz que pediu ajuda à Prefeitura de Novo Hamburgo, mas não obteve retorno. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente revelou que o projeto mantido no Parcão atende apenas cavalos e cães vítimas de maus-tratos e abandono. Foi somente às 20 horas de ontem que o bicho foi levado por voluntários. "Nos surpreendemos com o bom coração das pessoas. Faríamos tudo de novo", revela Jonas.

O resgate 
Após 24 horas sob o relento, a égua Fiona foi finalmente levada, às 20 horas desta quarta, para o sítio do estudante de Veterinária Alexandro Foss, 36 anos, em Estância Velha. Lá, receberá tratamento até voltar a andar normalmente, o que deve ocorrer em algumas semanas. Foram necessárias cerca de dez pessoas para colocá-la em uma Kombi.

Adair Santos
Fonte: Diário de Canoas

12 comentários:

  1. Parabéns a esse casal pelo ato de amor aos animais, que Deus ilumine suas vidas e parabéns tb. aos voluntários.

    ResponderExcluir
  2. Cristina Calixto30/06/2013 00:45

    Pena que nem todos pensam assim... Nota zero pra Prefeitura de Novo Hamburgo. Animal necessitado e doente deve ser ajudado de qualquer maneira. Não só aqueles vítimas de maus tratos.

    ResponderExcluir
  3. rosa elisa villanueva30/06/2013 17:53

    para que eles compraram a égua?

    ResponderExcluir
  4. São pessoas como essas que não me deixam perder a fé na humanidade. Ainda acho que os Anjos deviam carregar um pó mágico que protegesse todas as criaturas boas, enquanto que os ruins se ferrassem até o dia do Juízo Final.

    ResponderExcluir
  5. Um exemplo a ser seguido diante de tanta crueldade com cavalos que vemos cada vez mais.

    ResponderExcluir
  6. Ana Lucia Nunes30/06/2013 22:51

    Vão dizer que eu sou crítica ao extremo mas, concordo com a Rosa .
    Eles compraram a peludinha pra quê ? E j que ficaram ao lado dela, não podiam tê-la protegido do frio ?
    Felizmente teve quem ajudasse e espero que ela fique bem.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao casal, se todos fossem assim !!!

    ResponderExcluir
  8. li as perguntas dos comentários e achei que essa reportagem as responde: http://www.diariodecanoas.com.br/novo-hamburgo/460397/egua-resgatada-por-lesao-esta-a-poucos-galopes-de-casa.html

    ResponderExcluir
  9. Adivinhem só se a prefeitura fez alguma coisa? E aquela secretaria do meio ambiente? As pessoas comuns não têm nem meios pra transportar um cavalo ferido. Essa secretaria, por meio do "parcão", tem. Por que não ajudar só a transportar pra outro local pra receber atendimento? Por que não prestar esse atendimento? Como se isso acontecesse todos os dias. Mas não podem nunca ajudar. Nunca. Tem mil desculpas furadas. É dose.

    ResponderExcluir
  10. Eu não entendi...se eles tivessem abandonado o animal a secretaria teria tomado providências?! As coisas nesse país realmente não Têm sentido. Ainda bem que os donos foram amorosos e responsáveis e as pessoas se mobilizaram, mas o poder público cometeu "maus-tratos".

    ResponderExcluir
  11. Oi Sheila, continuo lendo suas postagens, mas as vezes deixo de comentar, pq eu realmente fico tão decepcionada com as coisas que acontecem, que me faltam palavras. Mas qdo eu leio isso, me dá um pouco de esperança na raça humana. Continuo como vc, lutando por um mundo melhor para os animais. Parabéns a esses dois, que me fizerem um pouco mais feliz hoje.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪