22/06/2013

Destino do touro fugitivo de Viana já não passa pelo matadouro

Nosso companheiro Miguel, lá de Viana do Castelo - cidade da nossa amada Terrinha de Portugal, nos enche de alegria. Finalmente, um dos "Toros em fuga" (animais que fugiram quando iam para o abatedouro), foi comprado do dono que o havia recuperado. Foi um drama que durou um bom tempo, mas, que graças a Deus, tudo foi resolvido a contento. Fiquem a par de tudo lendo nossa postagem: Falhou a primeira tentativa de devolver touro fugitivo de Viana à liberdade

Daqui mando meu abraço especial para o Miguel que foi o principal "autor" deste final feliz para o touro Marreta. Parabéns a SOS Equinos pela disponibilidade e aceitação da responsabilidade. MAS, A  LUTA CONTINUA EM BUSCA DO OUTRO TOURO que ainda se encontra perdido nas montanhas daquela cidade. 

Peço que nossos leitores doem uns minutinhos do seu tempo mandando seu abraço ao Miguel e ao SOS Equinos, pode ser?

**********************


----- Original Message ----- 
From: Miguel Dinis 
To: Fala Bicho 
Sent: Friday, June 21, 2013 4:44 PM
Subject: Fwd: Actualização - Portugal Touros em Fuga

Olá Sheila, 
Conseguimos !!!!!!  Abraço :)

Destino do touro fugitivo de Viana já não passa pelo matadouro
Todos juntos conseguimos !!!

A “ S.O.S Equinos ” , tem agora a capacidade para assegurar a tramitação deste animal junto do proprietário. Em conversa telefónica , acabámos há minutos de informar o proprietário, tendo sido acordado um encontro já na próxima semana.
O nosso especial agradecimento, é dirigido na sua totalidade para a S.O.S Equinos, que se disponibilizou no acolhimento e liberdade deste animal, garantia da sua protecção sem qualquer fim de exploração.
Bem-hajas João Jacinto ! 
A nossa comunidade agradece-te do coração a tua extraordinária solidariedade ! 
Este é o momento de expressarmos o nosso agradecimento ao João Paulo Jacinto, através da página S.O.S Equinos .
A “comunidade touros em fuga”, em parceria com a “S.O.S Equinos” entidade particular de Aveiro, estabeleceram uma parceria de carácter urgente, considerando o iminente abate deste animal.
No passado domingo , a S.O.S Equinos, apresentou –se junto desta comunidade resiliente, um plano de angariação de fundos , com a finalidade de reunir a verba para assegurar o resgate deste touro, que fugiu do caminho da morte.
Este movimento criado no dia 10 de Maio , composto por 2.800 seguidores na página de facebook, associou-se de imediato a esta iniciativa da S.O.S Equinos, atingindo hoje o seu objectivo. 
A todos que tornaram este caso, uma história feliz para este touro.
Bem-hajam ! 
Miguel Dinis 

S.O.S Equinos | entidade particular sem fins lucrativos, disponível para o acolhimento do animal, e angariadora de fundos para efectuar o seu resgate.
https://www.facebook.com/pages/SOS-Equinos/476091839104324?hc_location=stream

Touros em fuga | comunidade espontânea promotora da divulgação deste caso. 
https://www.facebook.com/TourosViana
_________________________________________

Leiam a matéria do Jornal Portugal P publicada ontem

Campanha de angariação de fundos recolheu a verba necessária à compra do "Marreta", que escapa assim ao talho.
Em apenas cinco dias, a campanha de angariação de fundos para devolver à

liberdade um dos dois touros que, em Maio, fugiram de uma quinta de Perre, Viana do Castelo, conseguiu reunir 1450 euros, mais 150 euros do que o valor comercial do animal.

Miguel Dinis, o autor da páginaTouros em Fuga, criada entretanto no Facebook, e o grupo SOS Equinos vão deslocar-se na próxima terça-feira a Viana do Castelo para fechar negócio com Manuel Farinhoto, o proprietário do animal.

Em declarações ao PÚBLICO, Miguel Dinis afirmou estar “muito satisfeito” com a solidariedade manifestada por todos os seguidores da página criada a 10 de Maio e ainda a todos os que fora do país, sobretudo no Brasil, se juntaram a esta causa e permitiram angariar os 1450 euros.

O autor do movimento na Internet adiantou ter já combinado com o criador de Viana do Castelo a concretização do negócio, na próxima terça-feira. “Para já, ficou o acordo de palavra. Na próxima terça-feira será formalizado o negócio”, explicou.

A 6 de Maio, dois touros de raça galega, com mais de 500 quilos, fugiram de uma quinta em Perre. O mais agressivo dos bovinos conseguiu libertar-se das cordas que o puxavam para o camião que o devia conduzir ao matadouro. Os touros tinham como destino final um talho de Ponte de Lima. No meio da confusão, o outro animal, que até já estava no camião, também conseguiu fugir, campo fora e montes acima.

Seis dias depois de andar fugido à GNR pelos montes de Outeiro, o “Marreta”, como o proprietário decidiu chamar ao touro mais bravo, acabou por ser capturado. Está, desde 12 de Maio no estábulo de Manuel Farinhoto a recuperar das mazelas provocadas pela densa vegetação dos montes. O segundo touro nunca mais foi avistado.

Nas redes sociais a história de “sobrevivência” do Marreta não parou de somar seguidores numa luta contra o tempo para reunir meios para a compra do animal. A SOS Equinos associou-se à página Touros em Fuga, lançou o apelo e, a campanha de angariação de fundos lançada no dia 17 obteve sucesso.

Em declarações ao PÚBLICO, João Paulo Jacinto, da SOS Equinos, explicou que após a aquisição do touro poderão ser estudadas outras soluções para o animal. “Se aparecerem quintas pedagógicas ou estruturas do género, estamos dispostos a negociar a melhor solução para o bem-estar do animal”, sustentou. No imediato, assim que for concretizado o negócio, o touro irá ficar nas instalações da associação em Aveiro, num espaço amplo onde já se encontram outros animais. “Temos campo aberto e pasto, porque também fazemos criação de equinos”, adiantou.

5 comentários:

  1. Conceição22/06/2013 15:04

    Que pessoas maravilhosas.

    Obrigada por existirem e ajudar animais tão fantásticos.

    Beijos ao Miguel, aos SOS Equinos etodos os envolvidos.Como eu gostaria de ver o tourinho correndo em um campo aberto sem se preocupar em ser morto e acabar em um prato.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos os envolvidos com tanta garra e dedicação.
    Abraços ao Miguel e ao SOS Equinos.

    ResponderExcluir
  3. Cristina Calixto22/06/2013 18:05

    Eu me correspondia com com o Miguel Dinis há mais de 10 anos e nem sabia que era tão perto da terra do meu pai.

    ResponderExcluir
  4. Ana Lucia Nunes22/06/2013 19:21

    Ótima notícia !!! Pelo menos esse não parou em uma churrascaria.
    Abençoados sejam todas essas Almas Iluminadas envolvidas, principalmente o "Anjo" Miguel e o SOS Equino. Que Deus os abençõe hoje e sempre. São pessoas assim que precisamos nesse maravilhoso planeta.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪