22/05/2013

Soltura de pombos e os Papas

Nós já publicamos aqui o quanto lamentamos a soltura de pombos em eventos diversos posto que estas aves, em boa parte, são criadas presas em gaiolas e ao serem soltas morrem pelos variados motivos já que não estão preparadas para  sobreviverem em liberdade.

Agora, recentemente, publiquei a postagem sobre o atual Papa Francisco:  Papa dá atenção a um pombo e esculhamba o poder econômico e nossa leitora Beti mandou uma matéria onde nos dá conta do destino de duas aves soltas pelo Papa Bento XVI (2000) onde uma delas é atacada por uma gaivota (ela consegue se safar).Você pode ler a reportagem de jan/2013 CLICANDO AQUI.


REUTERS/MAX ROSSI

Nesta matéria acima, a referência é a soltura de uma pomba pelo Papa Bento, durante o Angelus, onde a ave fica desnorteada e volta para a janela que o Pontífice a soltou. Veja as imagens:



Agora, sobre estas pombas do atual Papa Francisco, o G1 publicou o seguinte:

O pontífice circulava de papamóvel quando um fiel se aproximou com uma gaiola com duas pombas brancas.
O papa Francisco foi protagonista de uma cena inusitada nesta quarta-feira, na praça São Pedro. O pontífice circulava de papamóvel quando um fiel se aproximou com uma gaiola com duas pombas brancas.
Os guarda-costas entregaram a gaiola ao papa, que aceitou o presente e soltou os pombos. O primeiro pássaro voou rápido, já o segundo  deu um pouco mais de trabalho, se agarrou aos dedos do pontífice e demorou para largar.
Quando o pombo finalmente se soltou, a multidão aplaudiu e acompanhou o voo sobre a praça de São Pedro.

E com base neste vídeo abaixo, renovo  meu pensamento otimista sobre este Papa porque ele poderia ignorar aquela gaiola com as aves. Repare que ele abençoa primeiro as pombas e depois ouve que elas eram presente. Ele gesticula querendo dizer: são para mim? Daí, ele manda subir a gaiola e solta a primeira e a segunda fica um tempo agarrada em sua mão após ser solta. Ou seja, eu quero acreditar que ele dará a atenção devida ao tema "animais". Lembre-se que ele não usou os paramentos de um Papa porque tinha pele de arminho, certo?

6 comentários:

  1. Estou torcendo para que você esteja certa no seu otimismo papal :-) A influência da Igreja ainda é grande e será proveitoso se ele demonstrar preocupação e respeito com os animais.

    ResponderExcluir
  2. Eu já havia falado,claro que ele estava soltando um pombo comprado,ficam aí endeuzando o Papa como se ele se importasse com animais,desculpem os veganos católicos,mas a instrução dos padres é que os animais estão aqui para servir ao homem,aqueles que seguem a religião que se sintam no direito de cobrar compaixão pelos animais do catolicismo,pois eu cobro muito da minha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Lorenza, compreendo seu ceticismo, mas, queria que compreendesse minha esperança/otimismo porque esta figura da Igreja Católica representa um grande poder que pode ajudar nossa causa.

      Não sou católica e minha religião são os animais e a natureza. Porém, vejo todos os meios de valorizar a vida dos animais. Este Papa tem nos dado uma visão positiva apesar da igreja católica ter sido (ainda é em boa parte) uma das maiores vilãs contra os animais.

      Ele escolheu o nome de Francisco, reconhecido como protetor dos animais. Ele se negou a usar vestes papais que tenham peles de animais. Ele se abaixou para abençoar um cão cego durante evento da sua "posse". Ele soltou as pombas num gesto de atenção depois de abençoá-las.

      Na crença dos católicos isto é muito importante. Gestos de compaixão com os animais são vistos pelo mundo todo e serve de exemplo. Agora, só porque o Papa não é vegano, devemos ignorar que ele pode, SE ORIENTADO, trazer grandes benefícios para os animais?

      Temos que ser flexíveis em nossa luta e olha, os veganos, devem sempre ser tolerantes e compreensivos porque amam os animais acima de outros reles mortais, concorda? Tenha fé e trabalhe muito para mudar a realidade que nos cerca, combinado? conto com vc....
      abração bem apertado

      Excluir
    2. Talvez você tenha razão Sheila,talvez eu não goste muito de crenças católicas por sempre escutar deles que Deus fez os animais para serem usados pelo homem,venho de uma família católica,talvez aquelas horas de catequese na infância tenham me traumatizado.Mas sei que religiões na causa animal as vezes atrapalham em vez de ajudar,pois muitas dessas religiões dizem ser o homem o único merecedor de Deus,do céu, de misericórdia, etc.Realmente se me falassem que o Papa não comesse carne,mas ele deixou de usar aquelas vestes,talvez para parecer humilde.Mas eu na verdade não sei onde um papa influencia as pessoas,só vejo na TV ele soltando notas de vez em quando dizendo que deveria ter paz no oriente.Este Papa pode ter adotado o nome de Francisco, mas não foi por causa dos animais.Mas acho que existem católicos veganos,esses tem a obrigação de cobrar de seus padres de suas paróquias um posicionamento melhor em relação aos animais.Agora quanto ao soltar pombas compradas,por favor,isto não tem nada que ver com compaixão, é só um costume que nada tem a ver com o pombo,é mais um ritual onde um animal foi procriado,criado em cativeiro para que depois por um capricho humano seja solto em uma cidade,sem ao menos saber sobreviver e depois ser caçado como praga por causa de suas fezes, isto não tem nada que ver com compaixão pelos animais.Nossa talvez o fato de elas terem sido abençoadas faça com que elas achem comida mais fácil.

      Excluir
  3. Ana Lucia Nunes23/05/2013 17:38

    Faço minha as suas palavras Sheila.
    Sou vegetariana desde que nasci (minha primeira sopinha eu cuspi, por ter carne), mas fui obrigada a comer carne até os 20 anos e quebrei o pau em casa para não comer mais. E nunca mais comi ! Tenho 56 anos e nunca tive problemas de saúde por ter feito essa opção.
    Apesar de ter sido criada numa família Católica, aprendi a ser Cristã, Hindu e Búdica, isto é, seguir o ensinamento único de Deus: Amor Incondicional !
    Qualquer pessoa, principalmente aquelas de grande poder no mundo como o Papa, podem e devem usar seu poder para influenciar o mundo de forma correta.
    Como você, eu torço para que ele honre o nome que escolheu e lute pela a causa animal e puna os pedófilos, que até hoje foram acobertados pelo Vaticno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele só vai fazer algo a respeito dos animais se a pressão vier de nível popular,o mesmo aconteceu com a pedofilia,no passado a igreja acobertava pedófilos e isto só mudou devido a pressão popular e a vários escândalos,mas caso contrário não sairia de cima e com certeza ainda acobertam vários,porque nunca ví a igreja diretamente denunciando seus pedófilos.

      Excluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪