20/05/2013

Devo doar dinheiro ou produtos à proteção animal?

Sempre recebo e-mail de pessoas perguntando se conheço fulano ou ciclano para que possa fazer doações em dinheiro. É complicado responder uma pergunta destas em se tratando de lidar com seres humanos que podem descambar de uma hora para outra, certo? Não opino e sempre peço que a pessoa se informe com outras que estão envolvidas nas listas e redes sociais. Acho que devemos comprovar e pedir tel. de clinica ou lojas onde o pedinte faz suas compras. Estou publicando estes dois e-mails retirado da Lista Abolicionistas, pois, achei as argumentações bem apropriadas. Leiam só (de baixo p´ra cima, claro):
___________________
-------- Mensagem original --------
Assunto: Re: ATENÇÃO - DOAÇÕES EM DINHEIRO

LEda e demais,
entendo a preocupação de algumas pessoas em não doar dinheiro.
Sei que existem muitos picaretas e estelionatários em qualquer lugar do mundo,
em qualquer área, em qualquer situação. Porém, é preciso LEMBRAR que veterinários cobram em dinheiro, taxi dogs cobram em dinheiro, lar temporário gratuito há um bom tempo é algo em extinção.

Portanto, se você é simpatizante da causa e não conhece a pessoa que faz o apelo, peça o telefone do taxi dog que será utilizado no transporte, da clinica onde o animal será tratado, do lar temporário onde ele ficará.

Doe direto na conta, mas, DEIXAR DE DOAR DINHEIRO em um país como o nosso, onde NÃO EXISTE AJUDA NENHUMA DO ESTADO para salvar animais de rua, é o mesmo que decretar a falência da proteção animal.

Nem o Eike Batista consegue salvar tanto cachorro sem ajuda de outras pessoas. Eu já doei dinheiro para pessoas que nunca me prestaram contas. E nem por isso são desonestas, muito pelo contrário. São pessoas que tiram do proprio sustento para os animais que ajudam.

Portanto, não vamos generalizar. Toda generalização é equivocada. Existem picaretas, existem protetores honestos. Ao invés de fechar as portas e correr o risco de estar negando ajuda para um animal que não tem ajuda nenhuma, vá visitar o animal, vá visitar a pessoa que se propõe a salvá-lo. Essa é uma postura PRO ATIVA que poucas pessoas têm. Porque é muito mais fácil doar 10-20 reais e ficar em casa vendo TV, imaginando que o animal deva ter sido salvo.

Se você já passou pela experiencia de doar mal, para quem usa o dinheiro em benefício proprio, ao invés de PARAR DE DOAR, generalizando o erro e subentendendo que todo mundo pode estar agindo de má fé, passe a investigar melhor o histórico do protetor, ou se for uma pessoa desconhecida, vá visitar o animal, compre a ração e leve, ou vá até a clinica e ajude a pagar a consulta. Dizer simplesmente "não dôo mais" não ajuda em nada.
Luciana

From: leda [mailto:ledhamc@...]
Sent: Thursday, May 16, 2013 10:49 AM
Subject: DOAÇÕES EM DINHEIRO

Olá Pessoal,
Quero pedir desculpas para pessoas Honestas de bom caráter. Não me mandem mais e mails pedindo dinheiro, já doei várias vezes e depois fiquei sabendo do caráter de outras infelizmente desonestas,  aproveitando-se do nosso amor aos animais e usando de má fé; por este motivo resolvi não contribuir mais em dinheiro.

Ajudo sim com ração , medicamentos, se precisar contribuir com clinicas vou até o local, conhecer o animal e saber da retidão dos veterinários , se posso realmente confiar e visitando ou mandando alguem para certificar que está sendo tratado.

Para maiores informações sobre a minha pessoa , podem falar com a Nirley que é a pessoa em quem confio e estou sempre doando, seja com roupas para bazar ou para doação qdo estão mais usadas a pessoas carentes , sendo que a maioria estão em ótimo estado, etc.. Por favor entendam o que quiz dizer sem julgamentos. 
Em vocês eu confio.
obrigada.
Leda Maria

4 comentários:

  1. Sempre achei que doando produtos como rações, medicamentos e quaisquer bens para uma instituição estava ajudando-a a economizar na compra, logo indiretamente ajudando financeiramente a instituição. Este artigo foi bem esclarecedor, obrigado Sheila!

    ResponderExcluir
  2. Evidente que doações em produtos e serviços são bem vindas. Mas também é óbvio que estas doações em produtos e serviços suprem toda a necessidade. E pra pagar esses produtos e serviços que não vêm de doações, é só dinheiro, né?
    Assim, doações em dinheiro são NECESSÁRIAS para que as pessoas e as instituições que cuidam de animais abandonados e/ou maltratados consigam fazer o que propõem.
    Silvan Pearce Júnior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reescrevendo meu comentário que ficou errado:
      Evidente que doações em produtos e serviços são bem vindas. Mas também é óbvio que estas doações em produtos e serviços NÃO suprem toda a necessidade. E pra pagar por produtos e serviços necessários que não são supridos por doações, é só dinheiro, né?
      Assim, doações em dinheiro são NECESSÁRIAS para que as pessoas e as instituições que cuidam de animais abandonados e/ou maltratados consigam fazer o que propõem.
      Silvan Pearce Júnior

      Excluir
  3. Ana Lucia Nunes20/05/2013 18:38

    Qualquer doação é necessária, mas é um tema complicado. Eu sempre visito os locais (asilos,orfanatos e instituições de animais), sem avisar, para ver como eles procedem. Alguns pedem $ ou produtos.Faço as doações e rezo para que elas de fato sejam usadas da forma devida. Infelizmente não temos garantia de que as pessoas são idôneas.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪