15/03/2013

Papa Francisco não é tão Assis.... acho que é outro Francisco....

Ontem fiz uma provocação aos nossos leitores sobre o novo Papa ter adotado o nome de Francisco para ser tratado como tal. Questionei se tal escolha poderia ser uma esperança para nós, já que Francisco de Assis é o Santo Protetor dos Animais. Até me lembrei muito daquele padre que tentou várias vezes falar com o ex-Papa, sem conseguir. Veja aí em nossa postagem de 12/10/11: PADRE AUSTRÍACO PEDE RESPEITO A VIDA ANIMAL

Pois bem, os comentários de nossa postagem foram de A a Z, contando tudo mais que o Papa Francisco esteve envolvido e suas atitudes no governo argentino.... Havia pesquisado muito antes desta provocação, pois, eu poderia estar errada tendo esperança de haver benefícios para nossos amados animais.

Mas,  desde então, tinha uma matéria que está em espanhol e que fiquei na dependência de uma amiga (que fala muito bem espanhol) de interpretar o texto em que ele se pronuncia de forma antropocêntrica e especista, em setembro/2011 , sobre o que chamava de escravidão em Buenos Aires. Como ela não teve tempo de me responder, resolvi a publicar e perguntar o que acham. Ele diz que os cachorros são mais bem tratados que os humanos naquela cidade e fala outras coisitas mais:


A matéria está publicada no TN com mais informações que o vídeo apresenta.
************
Veja postagem recente de 17/03/13:
Papa afaga um cão-guia e leiam a retrospectiva da semana

45 comentários:

  1. Pra mim o mundo já ta perdido, to só esperando o reset!

    ResponderExcluir
  2. Mas, é verdade, eu mesma trato minha cachorrinha melhor do que à mim mesma... E tem muita gente que prefere salvar um cachorro do que um humano.Cada vez mais os bichinhos domésticos têm tomado o espaço dos humanos em nossas vidas.

    Mas, já tive um vizinho que matou seu cachorro a pauladas depois do bichinho o receber com o rabo abanando.

    Isto depende do coração de cada um... O Papa não criticou quem trata bem o cachorro, mas quem abandona o ser humano carente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita, gostei do seu raciocínio de início, mas, depois achei que a comparação nos leva aquele eterno comportamento humano de ser o melhor das espécies e o centro do universo... Se ele comparou é porque achou posições antagônicas, entende? bem, sei lá... estamos todos pensando juntos, né mesmo?
      bjs e obrigado pelo comentário... faça sempre....

      Excluir
    2. Ih, menina, eu trato de passarinho, de cachorro de rua, há dois meses trouxe pra casa um gatinho de rua que está lindo, que por sinal é xará do Papa...rsrs

      Só acho que é melhor não colocar o carro na frente dos bois, vamos esperar pra ver... Acho que o bicho homem está precisando acima de tudo de reaprender a amar, aí o bichos também estarão à salvo. Quem sabe o Papa não consegue algum progresso né, o homem está só entrando...

      Excluir
    3. Sou vegano e não tenho religião mas concordo com você, Rita.

      Excluir
  3. se os animais forem esperar que esse papa faça alguma coisa por eles, pode esperar o que ha de pior.

    demoraram tanto pra escolher e escolheram um ligado a ditadura e tem a ousadia de comparar o tratamento dado a um animal e ao ser "serumanu"

    ki merda heim !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Mari.

      Excluir
    2. Fato, Mari.

      Excluir
    3. Isso mesmo Mari, mas lembre ele também é PIEGAS, falar e respeito do sofrimento do próximo da voto, não deu certo no Brasil, Peru, Venezuela, Equador .... etc. Fale mal da pobreza mas deixe tudo como está, assim agem os que tem sede de poder.

      Excluir
  4. Amiga , o papa Francisco não é de Assis e sim Xavier. Francisco de Assis era Franciscano e este energumeno é jesuíta!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não foram os jesuítas que tentaram escravizar os índios, fingindo que estavam catequisando-os?

      Excluir
    2. Foi o que eu pensei também...

      Excluir
  5. Carolina BE15/03/2013 14:36

    Discurso bem típico de desculpinha pra não tratar bem os animais. Acho engraçado, por que a igreja católica, como gigante na religião mundial não faz mais coisas pelo carentes? No vaticano mesmo é muito dinheiro. Lá em Belém tiveram a "brilhante" idéia de estragar o lugar do nascimento de Jesus com ouro pra todo lado. Ora, se Jesus ESCOLHEU nascer desa forma, por que então mudar a vontade divina? Deveriam ter usado o ouro pra matar a fome de muitos, assim como Jesus fez. Se a católica não dá bola pro ser humano, quem dirá para os animais. Ainda bem que eles nos tem, pessoas que lutam, cuidam e falam por eles, porque se depender de caridade...

    ResponderExcluir
  6. existe muita gente que trata melhor os animais do que os humanos, eu sou uma dessas, logico que se eu ver um bicho e uma pessoa vou ajudar os dois, mas os animais sofrem muito mais, nem todo mundo protege eles e as leis não ajudam.
    se eu matar uma pessoa vou presa e se matar um cachorro, é capaz de não acontecer nada comigo.
    é muita injustiça isso, prefiro cuidar e amar mais os animais do que pessoas que fazem mal as outras.

    ResponderExcluir
  7. sei que muitas pessoas preferem cuidar de animais do que das pessoas, eu sou uma delas, claro que se tiver uma pessoa e um cachorrinho pedindo ajuda, eu vou cuidar dos dois, mas os animais sofrem muito mais.
    acho injusto as leis, se eu matar uma pessoa eu vou presa mas se matar um animal fico solto.
    é por isso que prefiro mais os animais do que as pessoas.

    ResponderExcluir
  8. Muito correto o pronunciamento do cardeal Jorge Bergoglio, hoje eleito PAPA. Não adianta querer criar múltiplas interpretações por não entender espanhol.
    Ele só quis dizer que, em Buenos Aires, se cuida mais dos animais do que das mulheres, das crianças, que acabam virando escravos, prostitutas, verdadeiros "VIRA-LATAS". E isso é a PURA VERDADE, não só em Buenos Aires, mas também aqui no Brasil.
    Em nenhum momento ele disse ser contra os animais, mesmo porque na BIBLIA existem várias citações sobre o cuidado e o respeito que o homem deve ter com seus animais.
    Calma lá gente, nem humanizar, nem endemonizar, por favor.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que planeta vc vive, anônimo?
      Aqui no Brasil ou na Argentina ou em qquer lugar do mundo se cuida bem dos animais?
      Algumas pessoas cuidam bem de seus animais.Isso não é regra, é exceção..
      O que eu mais vejo é animal torturado, morto, explorado....e cça, gente...é só falar em animais e tentar ajudá-los que já vem alguém com essa conversa.
      Animais são seres sencientes e tem direito à vida, liberdade, habitat como qquer animal humano.

      Excluir
    2. Na Argentina tratam bem o animais? Eu cansei de viajar para a Argentina e ver animais estrupiados, abandonados na rua, bonitinho só aqueles de madame que compra o bicho no petshop por modismo e que geralmente tem um explorador de animais por detrás. Já ví uma Buenos Aires rica, e outra Buenos Aires falida, depois que a familia Kirschner tomou posse e não largou mais.. Bem, como o Papa e a Kirschner não se entendem, pode ser que para alguma coisa o papa sirva-livrar o povo argentine desta presidente

      Excluir
    3. Eita povo subdesenvolvido mesmo hein?? Não ouviram o que o PAPA falou aí no vídeo???
      Não disse que "Na Argentina tratam bem os animais", nem EU nem o PAPA... mas se lá NÃO se trata bem os ANIMAIS, por isso mesmo o PAPA uso em sua fala que "em Buenos Aires, se cuida mais dos animais do que das mulheres, das crianças"...
      Será que vou ter que DESENHAR pra esse povo que respondeu meu comentário entender ???

      Excluir
  9. Angelica Alves15/03/2013 15:18

    Carolina, não julgue TODA a Igreja Católica...A Igreja Católica em si cometeu e ainda comete muitos erros, durante muitos séculos, erros esses que os franciscanos sempre foram contra, principalmente sobre o que você está dizendo quanto à distribuição da riqueza. Pesquise sobre Dom Paulo Evaristo Arns...esse sim é o Papa que deveríamos ter tido! Quanto ao Papa Francisco vamos esperar para ver...ele é jesuíta mas devoto de São Francisco de Assis...e muito amigo de Dom Claudio Hummes, também franciscano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falam , falam de ajudar os pobres mas eles vivem em palácios recobertos de ouro.........

      Excluir
    2. Angelica: a religião dos que criticam é SANTA, PURA e IMACULADA...
      Não adianta nem discutir, né...

      Excluir
    3. Em tds as religiões tem corrupto, pedófilo, especista, racista, etc, mas quem representa as tais igrejas tem o dever moral de ser melhores que os pobres mortais.

      Excluir
  10. Bem, o Papa nada mais é do que um homem que está aqui na "terrinha", para aprender quem sabe um dia, a chegar aos pés dos santos da sua igreja.
    Tem pessoas que acham que os homens são realmente mais valiosos do que as outras espécies; fazer o que? - Lutar pela causa animal- mas aceitar o atraso evolutivo de cada um.
    O que ele e muita gente esquece, é que(não são todos os casos), muitas pessoas preferem as ruas do que ter de trabalhar todo dia, ou as drogas, ou esmolar, etc.
    O "serumano" nem sempre está em determinadas situações sofríveis só por miséria e falta de oportunidade na vida, mas sim por ESCOLHA, e os nossos amados animais
    não tem isso.
    Eles são levados para as casas, para os rodeios,e depois largados, abandonados e judiados pelos cretinos dos seres "omens". A falta de opção faz toda a diferença. Eles merecem ser muuuuiiito amados mesmo.

    ResponderExcluir
  11. "A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom ser humano." *Arthur Schopenhauer*

    ResponderExcluir
  12. Ficar criticando somente o Papa ?!

    E o que as outras religiões dizem sobre o animais ??

    ResponderExcluir
  13. Bom, nada novo no front!!! Se fomos procurar aliados na causa animal devemos nos orientar muito longe de qualquer manifestacao religiosa. Isso eh fato. Alias alguem tem alguma informacao do movimento 269 no Brasil??
    Abr. Dora

    ResponderExcluir
  14. Ja perguntei, mas alguem tem noticias do movimento 269Live no Brasil?? sera realizado dia 21 de marco no mundo todo. Gostaria de saber se alguma cidade no Brasil vai participar. Abr. Dora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que não. Tbém aguardo resposta.

      Excluir
  15. eu ja sabia que ia ser assim, o que era ruim, está cada vez pior. Fora que o cara foi o maior cagueta no regime militar. Dedurou um monte de gente, levando-as à morte. Nao caí nessa de achar nada, só pq o homem escolheu o nome de francisco. Aí, deu nisso....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE "DEDUROU" COMUNISTA, NÃO FEZ MAIS QUE A OBRIGAÇÃO DÊLE!!!! VIVA O PAPA. QUALQUER LINHA DE RELIGIÃO SÉRIA (CRISTÃ OU NÃO) REPUDIA O MARXISMO PORQUE PREGA A NÃO EXISTÊNCIA DE UM CRIADOR CUJA PRESENÇA SE REFLETE EM TODO O UNIVERSO. AS ÚNICAS FORÇAS LEGAIS QUE PODIAM COMBATER OS QUE QUERIAM UMA DITADURA COMUNISTA ERAM OS MILITARES E ELES CUMPRIRAM SUA MISSÃO,FOI UMA GUERRA(TODAS SÃO SUJAS).PORTANTO, VIVAS AOS "MILICOS" E VIVAS AOS ANIMAIS,PRINCIPALMENTE OS QUE ANDAM COM "QUATRO PATAS" PORQUE OS DE "DUAS" ESTÃO DETONANDO O PLANÊTA. FUI.....

      Excluir
  16. Nao sou religiosa, e para mim, o que ele pensa ou deixa de pensar nao tem importancia NENHUMA!!! que se dane!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.. olha que coincidência: penso o mesmo do que você pensa!!

      Excluir
  17. Sheila, eu concordo com vc. A afirmação foi especista. Mas tb foi referência a falta de compaixão do ser humano para com o próximo. É uma crítica à insensibilidade social, que existe independente da escolha de alguns de esmolar ou usar drogas. A questão é muito complexa. Eu não sou papista e sou uma péssima católica pelo modelo tradicional que esse papa advoga. Eu acho que as pessoas devem viver com quem lhe é compatível de espírito independente do sexo, sou contra a obrigação do celibato, acredito em reencarnação (não sou espírita) e por ai afora. Contudo acho que julgamentos por ouvir dizer são muito perigosos. A situação política na Argentina na época da ditadura foi violenta e há opiniões muito divergentes quanto a esse papa, mas todas são opiniões. Nada foi provado. O que a gente sabe é que uma Igreja conservadora não apóia a esquerda (a não ser a Teologia da Libertação, que tb teve muito problema por infiltração política). Eu não tenho a ilusão de que ele vai se sensibilizar com a causa animal, porém isso tb pode acontecer com o tempo. O meu incômodo está em afirmações que não têm um embasamento do tipo os jesuítas destruiram a natureza, escravizaram, etc. Enfim, cada época tem sua lógica. Não se trata de absolver ou condenar, apenas entender e analisar.Vários povos eram violentos, conquistavam através da força e de suas crenças, índios escravizavam, vários povos destruíam a natureza. Essa preocupação é da nossa representação de mundo! Nós vivemos o resultado de diferentes épocas e povos cujas culturas tiveram prós e contras como a nossa que tb se impõe. Ou seja, a humanidade está em constante transformação. Os jesuítas serviram a Igreja, aculturaram, usaram escravos, etc, mas esse foi um período que teve essa marca. Esse Papa, por exemplo, hoje fala contra a escravidão, que é de um tipo diferente. Tenho certeza que estudar a história dos jesuítas tb terá coisas interessantes. Hoje eles são educadores e não tem, teóricamente, o "poder" como objetivo. Enfim, acho que seria o caso de nos focarmos mais em convencer as pessoas, incluindo os religiosos, de que os animais merecem respeito e cuidado e que não devem ser citados apenas com os "brinquedos" de dondocas socialmente insensíveis. O papa ao falar dos animais caiu no campo do achismo e ficar reduzindo as coisas a simplificações do tipo é um cagoeta, etc tb parece-me é um deserviço. O interessante seria debater com os especistas e não usar frases que são agressivas, como nós sentimos que foi a frase do papa ao falar dos cuidados excessivos com os animais em prejuízo de seus pares (humanos). O correto é cuidar de todos, independente da espécie.

    ResponderExcluir
  18. Todo mundo acha que é em homenagem a Francisco de Assis... na verdade, ele escolheu esse nome em homenagem a Francisco Xavier, co-fundador da Companhia de Jesus (o Papa é jesuíta, não franciscano).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas
      ele confessou em vídeo que é de Francisco de Assis. Veja nossa postagem de hoje.
      abraço

      Excluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪