09/02/2013

O que aconteceu sobre a égua do Jacaré e a volta do terrorismo da SEPDA


Olha aqui galera, não vou permitir que a ignorância de protetores de animais e a atual direção da Secretaria de Proteção Animal - SEPDA, destrua uma conquista nossa que foi a implantação do programa de atendimento noturno aos animais. Confere aqui:  A CIDADE DO RIO PASSOU A TER PLANTÃO PERMANENTE DE VETERINÁRIOS PARA ATENDER ANIMAIS ACIDENTADOS

A denúncia sobre esta égua jogada num lixão no bairro de Jacaré/RJ,  vítima da crueldade de humanos (adultos e crianças),  chegou ao meu conhecimento a noitinha do dia 07/02 e,  ao ligar para o 1746 da Prefeitura do Rio, constatei que já havia pedido de atendimento.  

Foto de Rebeca Barradas

Ontem, ao apurar sobre o socorro ao animal, fiquei em estado de choque ao saber:

1 - o veterinário do plantão noturno (todos que trabalham no plantão são da Secretaria de Saúde) chegou ao local e constatou que a égua estava baleada numa das patas traseiras, com um dos olhos furados, esquálida e em total estado de choque. Ou seja, EM TOTAL ESTADO DE SOFRIMENTO. Ele decidiu pela eutanásia visto a impossibilidade de recuperação do animal;

2 - estava presente um protetor chamado Joelson que contestou a decisão do PROFISSIONAL com base na sua concepção de que "os animais só devem morrer quando chegar a hora....", mesmo que estejam sofrendo as piores dores, como me declarou;

3 - diante do posicionamento e explicação do VETERINÁRIO que o plantão noturno não tem como remover cavalos para tratamento (não era o caso e quando não é caso de eutanásia, o caminhão do CCZ vai buscar o animal no dia seguinte), o protetor passou para agressão, inclusive atingindo com a porta do carro na cabeça do auxiliar de veterinária Marcos, lotado no CCZ/Rio;

4 - um dos PM´s que estavam no local me falou que ia dar ordem de prisão e não o fez por intervenção do veterinário, que alegou o estado emocional do protetor;

5 - o protetor, então, ligou para a Maria Lúcia Frota (ex- SEPDA) que é mulher do atual SEPDA, Cláudio Cavalcanti. Após discussão, o Cláudio DEU ORDEM para não eutanasiar a pobre égua. Mesmo não tendo obrigação de atender tal disparate já que sua secretaria é de saúde, o veterinário optou por ir embora...

6 - a égua, segundo o próprio protetor me falou, foi removida para um galpão dele e morreu no dia seguinte.... sofrendo.... mas, segundo ele, "com carinho".... Fico imaginando o quanto esta pobre égua penou ao sair das mãos de crianças que há dois dias a torturavam (queriam tacar fogo nela até) e cair nas mãos de um protetor voltado, apenas, ao seu pensamento individualista que a transportou de forma improvisada já que ela nem conseguia ficar em pé.

Meu Deus, a gente luta tanto para que os animais não sofram e dá de cara com uma loucura desta!!!!! Pior mesmo, foi uma pessoa paga como "secretário" de proteção animal, que DEVERIA PRIORIZAR O SOFRIMENTO DO ANIMAL, fazer a opção de priorizar o egoísmo de um louco.  Não vou perdoar NUNCA esses irresponsáveis...

Agora, eu imagino a indignação deste PROFISSIONAL DA SAÚDE ANIMAL e funcionário público, aviltado em sua função. Aliás, é preciso que todos saibam que esta ex-SEPDA conseguiu destruir todo um entrosamento que a proteção animal tinha com o Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman e o CCZ/Rio, ao assumir suas funções em 2001. Ela, devido ao não acompanhamento dos avanços atingidos em nossa causa, vive a paranóia de que dentro destas unidades SÓ EXISTEM VET´S FDP  (desculpem a terminologia, mas, esta é a palavra usada) que só querem matar os animais... Chega ser patético!!!!! O Rio de Janeiro foi pioneiro em parcerias entre a Saúde e a proteção animal, promovendo avanços jamais imagináveis. O programa de castração gratuita que iniciamos em 1995 é a prova do que falo.

Com este pensamento medíocre, Maria Lúcia Frota destruiu inúmeros avanços no passado e agora volta ao poder para destruir o pouco que conseguimos recuperar .  Dentre este pouco, está o Programa de Atendimento Veterinário Noturno aos animais acidentados no trânsito e feridos por outros motivos. Todos aqui sabem o quanto trabalhamos para esta conquista.

Este atendimento é feito por VETERINÁRIOS VOLUNTÁRIOS, LOTADOS NA SECRETARIA DE SAÚDE, que recebem, a título de incentivo, R$70,00 por plantão para suas despesas de gasolina, o que não é nada mais que uma consulta comum, certo?

E me digam agora qual profissional vai querer participar do programa sabendo que esta incompetente pessoa está de volta para perseguir os veterinários aviltando-os em suas funções como fez no passado? Depois que Maria Lúcia Frota assumiu a Secretaria em 2001, todos os veterinários passaram a odiar a proteção animal e COM TODA RAZÃO, pois ela fez de tudo para que isto acontecesse.

Naquela época não tínhamos a oportunidade de usar a internet para levar ao conhecimento de todos o que acontecia... mas, guardo documentos, fatos e depoimentos dos desmandos desta pessoa à frente da SEPDA. Aliás, hoje ela volta ao poder COMO QUEM para fazer o que já começou a fazer? Que eu saiba ela não é nada além da mulher do Cláudio Cavalcanti, pessoa educada e inteligente porém, totalmente, submisso.

Em nome das pessoas respeitadoras que trabalham na proteção animal e que não querem que tamanho desgoverno volte a atuar neste relacionamento positivo que ainda conseguimos ter com os profissionais da veterinária da Prefeitura do Rio, peço desculpas a este Profissional da Veterinária muito elogiado pelo seu conhecimento técnico, principalmente em se tratando de gatos, Dr. Glauco, lotado no IJV.  Não me lembro bem da sua pessoa física, mas, muitas protetoras me falam deste senhor com muita consideração e respeito.

Aquele terror não vai voltar, e isto estamos prometendo. Vamos mostrar ao debochado prefeito Eduardo Paes que seu capricho ao nomear Cláudio Cavalcanti para secretário, tem um preço que acho que ele não vai querer pagar... Tenho certeza.... Nada deu certo na primeira gestão desta SEPDA, exatamente por causa da arrogância e poder destrutivo da sua mulher Maria Lúcia, fato que lamento muitíssimo.


Ah, se acham que eu não procurei o SEPDA para que se pronunciasse a respeito, cliquem no microfone para ouvir a gravação das duas tentativas. Claro que o nosso espaço está a disposição para explicações.




32 comentários:

  1. rosa elisa villanueva09/02/2013 14:00

    Sheila, é sempre assim, uns loucos egoistas se acham melhor que os demais mortais e não vêem nada além do seu umbigo, mesmo que a custa do sofrimento horrível de uma pobre eguinha. Mas se o vet não tivesse atendido a solicitação desse ser mesquinho, o mesmo teria feito um escândalo via redes sociais para denegrir o trabalho do plantão noturno. As pessoas à frente dos serviços públicos devem se trabalhar diariamente pois não é fácil aguentar investidas desleais e baixas diariamente. Se eu estivesse no local, dava voz de prisão no nojento e queria ver o que umas horas de xilindró não fariam com seu ego inflado. Dá o nome desse babaca.

    ResponderExcluir
  2. Aqui, na minha cidade, não tem fdp maior do que o vet da prefeitura. Esse só quer matar meeeeesmo. Chega a inventar que o animal tem cinomose ou parvovirose pra eutanasiar. Aliás, eu gostaria de saber pra que serve um vet, pago por nós, na prefeitura. Vocês aí tem sorte. Esse vet parece bom. É o que mais me dá raiva: temos de contar com vet, policial, promotor e juiz que GOSTE DE BICHO, senão, estamos ralados. Pode? A lei não serve pra nada. Obedecer à lei, então, é pra otários.

    ResponderExcluir
  3. Não concordo com o artigo,nem com a Rosa,o problema não é do protetor,se queremos que os animais tenham direitos iguais aos humanos,que tenham também o direito de serem assistidos como estes últimos o são (humanos),ou seja,não sendo eutanasiados por estarem em estado grave,mas sim sendo levados para algum tratamento ou ao menos sendo-lhes dados anestésicos para aliviar o sofrimento,mas não apressar-lhes a morte,pois isso ainda é considerado crime por nossas leis e porque não o seria para os não humanos,pelo menos para aqueles que, como eu,consideram alimentar-se de animais um crime ? Bem,a não ser que aqui alguém ache que possa se alimentar de uns e comer outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um dia chegaremos lá,Drak... mas, até lá vc. acha que fazemos o quê? é o que temos por hora... então, é trabalhar muito para que isto seja melhorado...

      Falar em função de como deveria ser não resolve o problema do sofrimento do animal... neste caso, então, estamos longe de conseguir ...

      já pensou? uma ambulância para cavalos? não seria mais inteligente, prático e muito mais rápido proibir cavalos em áreas urbanas?
      abraço

      Excluir
    2. eu sou a favor da eutanasia tanto em aniamsi quanto em humanos, vemos pessoas em estado terminal, sofrendo horrores, sem chance de cura, que não podem nem por fim ao seu sofrimento ficando ligados a maquinas apenas para estender o sofrimento. e não a vida. sei que são assuntos polemicos e os animais sempre seram subjulgados, mas se o animal está sofrendo e não se tem como oferecer tratamento melhor partir de uma vez.. e partir para agreção, este pseudo protetor é um LOUCO sim!!!

      Excluir
    3. jenie gavronski11/02/2013 17:12

      Não concordo com a eutanásia. Esta pessoa que transportou a égua foi muito corajosa. E se o animal conseguisse sobreviver? Porque matá-lo? O ser humano pode decidir se quer morrer, o animal não tem este direito!

      Excluir
    4. Jenie, cavalos não tem recuperação como cães e gatos. Qualquer veterinário que fosse lá recomendaria eutanasiar, eu garanto. As pessoas tem que deixar de serem egoístas e ver também o lado do animal.

      Excluir
  4. Não conheço o Joelson, estava acompanho o caso via facebook, no post de uma página de direitos animais, mas acho totalmente desnecessário atacar o homem desse jeito. Claro que a emoção dele deve ter falado mais alto, o sentimento, o questionamento da eutanásia da égua, por isso mesmo, creio que não mereça isso, principalmente, a ofensa de "babaca" como a pessoa acima escreveu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FErnanda, talvez a Rosa esteja merecendo uma desculpa pois se acha que a emoção do Joelson falou mais alto porque da nossa leitora não possa ser considerado?

      Aliás, quem sente pelo animal se indignou como eu.... Não estou aqui para livrar a cara de pessoas que agem errado com animais ...

      Não tanto ele que até pode ter uma explicação de forum intimo com a questão da eutanásia, mas, com o Claudio Cavalcanti que autorizou sua mulher a deixar o animal em sofrimento.....

      Fiquei imaginando durante a REMOÇÃO deste pobre animal o que não sofreu visto estar todo machucado e dolorido a ponto de nem ficar em pé.... quanto egoismo.... ser protetor é renunciar nossas opiniões pelo melhor para o animal....

      Este moço desde o princípio se alterou a ponto de agredir(ele mesmo me contou) com o fato de ser necessário a eutanásia... E TUDO PORQUE É CONTRA A EUTANÁSIA....

      Agora, eu quero ver se os veterinários VOLUNTÁRIOS desistirem de participar do programa só porque um protetor e um secretário irresponsável agiram desta forma agressiva e tempestuosa....
      abraços
      sheila moura

      Excluir
    2. Concordo com você Sheila Moura. OS protetores precisam ter mais auto-controle e ainda que seja contra a eutanasia, o proteotr precisa sempre pensar no animal em questão e não em suas convicções e credos.. O protetor parece ser portador de distúrbio de personalidade bipolar para agredir um profissional no exercício de sua função do modo que fez. É lamentável alguns da proteção com mais equilíbrio trabalharem para conseguir um plantão veterinário para atender animais acidentados nas ruas e vir protetores com transtorno bipolar agredirem os profissionais e uma outra descompensada pelo poder tomar decisões que só prejudicam os animais.. Lamentável mesmo..

      Excluir
    3. Pois é Conceição, concordo com a Sheila, com você e o Rick Naman. Ficam todos filosofando e enquanto isso vários animais sofrem. Esse protetor bipolar é um "achólogo" pois não entende de animais de grande porte, não sabe que depois de horas deitados é díficil para eles devido exatamente ao seu porte e além de todos os outros problemas já supra-citados, sofrem de cólicas terríveis se ficam longas horas deitados.. E será que ele já tinha alguém para adotar a égua? Criou uma confusão dos infernos e acabou por piorar a situação da pobrezinha que já estava sofrendo horrores..

      Excluir
    4. Sheila, concordo com você em tudo e fico feliz de não morar mais no Rio de Janeiro onde este INFERNO com os animais de tração (a grande maioria roubados) continua acontecendo, todos trafegando junto aos carros e peço licença para repetir o que você falou - Animais de tração TEM que ser proibidos de trafegar em ÁREAS URBANAS....e o Rio de Janeiro continua lindo!!!!!!! Ê povo....

      Excluir
  5. O animal tinha que ser eutanasiado sim, tentar salvar um animal nesse estado é para mim tremenda CRUELDADE. Sou a favor da eutanásia nesses casos, tentar salvar é impossível, pois o cavalo já estava deitado várias horas, isso complicou mais ainda e acho demais isso pra minha cabeça algumas atitudes de alguns protetores... LOUCURA! Não sou a favor da eutanásia, esse ato me assusta, me dá medo e dor, mas no caso da égua era a atitude mais correta. Li tudo, concordo com você e digo, fui eu que te liguei quando soube da égua.

    ResponderExcluir
  6. Como é que alguém pode achar certo uma criatura morrer agonizando de dor? Se eu estivesse nestas condições, eu mesma suplicaria por eutanásia. Como é triste ter que suportar estes fanáticos! Eu, no lugar do veterinário, mandava ele para o chilindró tomar um balde de Prozac!

    ResponderExcluir
  7. Sou do Rio de Janeiro, acompanhei o caso apenas qdo entrou no meu face 07/02 bem de tarde, tbém liguei inumeras vezes p/ diversos orgãos, mas ñ liguei p/ o citado pois até desconhecia. Meu marido esteve no local às 21:00hrs e o animal estava sozinho e sofrendo demais. ÀS 24:00 vi pelo post q uma senhora estava lá c/a familia e pediam um caminhão e nessa hora q foi noticiado q ela estva c/um dos olhos perfurados e tiro na perna. Animais só devem ser eutanasiados em ultimo recurso p/aliviar o seu sofrimento, só quem ama verdadeiramente um animal compreende esse feito. E ñ minha opinião o socorro demorou dmais dmais, mtas horas ao relento sofrendo dores atrozes, desnutrida, desidratada e q a meu ver tirou as possibilidades de sobreviver foi a demora, de forma q acredito mesmo sem estar presente q o diagnostico do vet. foi correto. Tenho vários animais q recolhi em maustratos das ruas e levo a vet. particular apenas de emergencia, caso contrário levo no Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman q c/ certeza é onde se encontra o melhor vet. q se chama Dr. Glauco, e por diversas vezes post em meu face q nem sempre o mais caro é o melhor. Porém o q até agora me deixou...ñ sei ... mas ela levou tiros, e até o momento isso ñ foi questionado, liguei tbém p/policia 190 e fui bem atendida mas ñ podiam agir, tá e agora?? Gostaria mto mto q fosse levado a um orgão competente e q nos dessem essa resposta. A eguinha ñ podia falar, pedir, gritar, mas nos podemos. Foi crime e tds crimes devem ser investigados, merecemos essa resposta, por ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, vc. costuma ler nosso blog? pois desde julho do ano passado que temos este serviço de atendimento noturno aos animais vítimas de acidentes. Foi uma conquista nossa, dos nosso leitores. Leia o link da postagem.

      Basta ligar para 1746 e notificar o problema. Não adianta procurar em outro lugar uma solução diferente.

      Agora, as pessoas precisam entender que eles atendem de acordo com as chamadas. Se estiverem de um lado da cidade e o ocorrido for do outro lado, tem que ter paciência pois o trânsito é muito intenso, mesmo a noite, em certas áreas.

      Demoram o tempo do percursso para chegar ao animal acidentado. Antes, os animais ficavam até o dia seguinte porque não tinha ninguém para atende-los, entendeu?
      abraço

      Excluir
    2. Sim... aconteceu um crime e aí?... agora é essa a questão...o pobre animal já se foi sofrendo até o último suspiro..

      Excluir
  8. Meu coração se enche de muita dor ao ver quantas vidas são tiradas por crueldade e descaso.
    Até quando e população vai olhar e não fazer nada, até quando?

    ResponderExcluir
  9. Eu não vou entrar em terreno que desconheço de Sepda, esse ou aquele. O que mais dói foi: desde a 1a. informação sobre o caso, NINGUÉM ter ido rapidamente providenciar a remoção desse animal para alguma clínica/hípica, sei lá o que, que atendesse grande porte e pudesse ter feito algo a ele ANTES! POis antes de ter os olhos perfurados, antes de estar caído ao chão sendo torturado, certamente ele já estava em condição visível de sofrimento. Infelizmente muitos esperam chegar ao FINAL, para querer estender a mão :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo 100% com você, finalmente o bom senso! E, pelo amor de Deus, que gente é essa que tortura animais em público e ninguém faz nada?!?!?!? Será que além de políticos sociopatas temos uma população de psicopatas. Sim, os psicopatas começam torturando e matando animais indefesos. Que tipo de crianças são essas? Em que tipo de LIXO de sociedade vivemos? Se fosse nos Estados Unidos essa atrocidade resultaria em multas pesadas e cadeia! BANDO DE LIXO DE SERES HUMANOS CAPAZES DE VER UM ANIMAL EM SOFRIMENTO, SENDO TORTURADO E NÃO FAZER NADA! Caroline - Porto Alegre - carolvaughan@hotmail.com

      Excluir
  10. Eu quero q todos q maltratem animais sofram amaldiçoados...

    ResponderExcluir
  11. Sheila, são poucas as vezes que discordo de vc, acho que desta vez vc foi totalmente injusta com o protetor Joelson. Acompanhei o caso pelo facebook e foram milhares os pedidos de ajuda para esse anjo e somente o Joelson foi o único ou um dos únicos que se prontificou a comparecer no local. Eutanasiar é a decisão mais fácil, concordo com Joelson quando ele só quis lutar pela vida daquele pobre anjo. Agiu com o coração. Se fossem um humano ali, será que o médico sugeriria a eutanásia ou a luta pela vida?

    E mais, não vamos colocar a culpa em pessoas da causa, e sim nos verdadeiros culpados, a começar pelo desgraçado dono do animal que deve morrer da pior maneira possível, passando pela comunidade do Jacaré e terminando nesses diabos dessas crianças ruins, são monstros mirins que já mostraram para oq vieram.

    Nos EUA, a história seria outra, esse anjo seria socorrido com humanidade, e e no mínimo um processo de investigação seria aberto para punir os culpados, inclusive as crianças monstros.

    Mas infelizmente esse país provinciano ainda tem muito a aprender.

    ResponderExcluir
  12. Marianna

    a questão é que precisamos ser mais dedicados ao aprendizado de defender os animais. Temos que agir de forma profissional. As pessoas desconhecedoras da realidade do cotidiano do sofrimento dos animais numa cidade, fazem um drama e dão uma volta enorme tendo a solução na sua frente. Muita gente fica na internet só opinando o que nunca vivenciou.

    Por que as pessoas fazem este drama? inexperiência, egoísmo, arrogância e falta do que fazer... falta humildade em reconhecer que errou e que precisa aprender muito... vivenciar muito as questões de defesa e direito animal...

    Nesta situação específica, realmente, houve culpa sim. Uma opinião pessoal (do protetor Joelson) endossada por um secretário de proteção animal que está sendo pago para zelar pela vida de um animal, coloca em risco um programa de atendimento noturno que temos para os animais acidentados.

    Ora, porque a Maria Lucia Frota, a mulher do Claudio Cavalcanti, enquanto foi secretária em 2001, não fez uma equipe para atender os animais conforme ela acha que deveria ser? pô, foram 4 anos de total negligência e aviltamento em cima dos veterinários da área de saúde. Tudo com a aquiescência de um prefeito comprometido com a política.

    Aliás, são 12 anos de existência de SEPDA e até hoje não montaram uma equipe para atender os animais acidentados durante a noite? aliás, eles não atendem nem durante o dia, p´ra seu governo. Quem faz tudo é o CCZ com veterinários que , provavelmente, estão revoltados com esta criatura que veio só para infernizar novamente.

    Não fui injusta com o Joelson não. E sabe por que? porque eu trabalho 24 horas/dia para animais e não para gente...Quem vai pagar o preço de perdermos este serviço? Vc. vai dormir a noite sabendo que tem um animal atropelado e que por sua culpa ele vai ficar lá até que alguém possa lhe atender no outro dia? Que vc. vai fazer? ah, então vai chamar o Joelson? pegue o telefone dele e ponha na sua frente para que ele atenda os vários animais acidentados durante a noite... Realmente, ele vai ter muito trabalho, garanto.....

    De minha parte, eu prefiro morrer a ver mais um serviço destruído pela Maria Lucia Frota e seus seguidores loucos.... loucos sim... alguém tem dúvida? não é louco quem põe em risco um serviço que conquistamos a duras penas? eu não tenho outro nome....

    Agora, para seu governo, nos vários estados dos EUA que vc. se referiu, jamais aconteceria uma cena inusitada como esta: um cidadão colocar em cheque um profissional da saúde animal, principalmente sendo ele um VOLUNTÁRIO... Lá, também, jamais um policial deixaria passar em branco uma agressão à um servidor público.

    O Joelson agiu como se o veterinário fosse o bandido da história, inclusive, partindo para agressão gratuita e desconexa. Se ele queria defender o animal deveria fazê-lo de quem promoveu esta crueldade... afinal a égua foi torturada por dois dias!!!!!! e ele mora na área, senão me engano. Aliás, a SUIPA, é ali pertinho e está cansada de atender vários animais dos traficantes das favelas do Jacaré e Jacarezinho. Será que ninguém se deu ao trabalho de chamar alguém da SUIPA que nunca nega atendimento a um bicho em sofrimento?

    Temos que ser profissionais e quando for questão de saúde do animal confiar naqueles veterinários que estão ali, VOLUNTARIAMENTE, para ajudar os acidentados permitindo até que durmamos em paz sabendo que alguém está de plantão para socorre-los. Plantão este conquistado por nós e que a SEPDA nunca teve nada a ver...

    Sinceramente, não sei o que serei capaz de fazer se perdermos este serviço... juro que não sei, mas, com certeza não será boa coisa... não será mesmo boa coisa....

    bjs e reflita. Espero que compreenda que temos que ter uma visão mais ampla do que aconteceu.

    ResponderExcluir
  13. Conceição09/02/2013 22:24

    Malditos sejam, Joelson, Claudio Cavalcanti e também o Veterinário, esse último que após constatar o sofrimento do pobre animal e de sua difícil recuperação não lhe deu ao menos um fim digno, cedendo a pressão de um “”protetor””.
    Sou a favor da eutanásia em sofrimento e ninguém neste mundo ira me convencer do contrário.
    Já presenciei a eutanásia em cavalo em um sofrimento absurdo, largado em uma poça de água por dias, meio comido por vermes e, jamais me arrependerei, só amaldiçoei o maldito que levou o animal aquele sofrimento e também de toda a sua família.
    Temos que lutar para acabar com carroças em qualquer lugar e acabar com essa vergonha e sofrimento desses animais maravilhosos.

    ResponderExcluir
  14. Concordo que quando um animal está em SOFRIMENTO, AGONIZANDO, a eutanasia dever ser feita sim.

    Somente nesses casos (de sofrimento muito), como foi o dessa égua. Em outros casos em que ainda tem chance de salvar não.

    Mas tê-la deixado morrer assim é mais crueldade ainda.

    ResponderExcluir
  15. Sheila, posso falar do caso com propriedade. Essa egua apareceu na minha rua tem uns 10 dias. Foi o acaso que me fez sair no final da tarde e encontrar ela e um macho branco. O estado do animal era de chorar. Pegamos agua e capim ( principalmente crianças vizinhas se mobilizaram em arrancar o capim p ela comer. Estava tão fraca, que não conseguia comer muito. Joguei agua no corpinho dela, muito magra e cheia de machucados da sela. Foi explorada e muito maltratada, quando não aguentava mais, largaram para morrer. Ligamos para a prefeitura pedindo socorro para ela, muitos carrapatos, fora o estado debilitado. isso era por volta das 18:30. A resposta que recebi, e que eu tinha que esperar 24 horas para eles virem. Eu falei que não dava, pois o animal ia embora. Mesmo assim, a resposta foi tem que esperar. A suipa já estava fechada, a mangueira tbm. Ficamos desesperados. Lembrei do exercito em S. Cristovão, o batalhão de guardas, já tinha visto cavalos ali. Sai como louca para pedir ajuda. Não consegui, quando voltei ela não estava mais, só o macho com uns garotos que tinham colocado corda em seu pescoço. Mandei tirar que ia chamar a policia. Eles tiraram e ele saiu em disparada. Bom, para resumir, procurei por ela vários dias e nada. Disseram que um homem tinha levado,mas não sabiam informar para onde. E quinta feira recebi a foto dela nesse estado. Só que as informações eram confusas. Alguns diziam que estava morta, outros que estava viva. Juro, pedi a Deus quando eu cheguei que não a vi, que Ele tivesse pena e a levasse para o céu. Foi doloroso não conseguir socorro para ela. Até hoje estou abalada com as coisas que fizerem com esse animal. Pq qdo eu vi, ela estava mal, mas não torturada desse jeito. Deus me perdoe pelos pensamentos que eu tenho, que não são nada bons. Eu procurei um terreno onde ela pudesse ficar até o dia seguinte, mas nada. Me sinto culpada por ter perdido ela naquele dia. Mas eu tinha que tentar alguma coisa. Choro muito em saber que por ter falhado, ela sofreu mais ainda. Quando eu lembro do olhar que ela me deu, era só amor, sem odio pelas pessoas que tanto judiaram, era tão meigo. Desculpe não consigo mais!!!!

    ResponderExcluir
  16. Desculpem me intrometer mas o diagnostico para eutanasia seria o mais correto p/a eguinha, quem viu sabe o qto ela estva sofrendo e ñ tinha chances. Se fosse socorrida a mais tempo aí sim teria oportunidade, torno a repetir quem VIU sabe. Só continuo ñ concordando pelo fato de ñ ter ocorrido investigação sobre o crime, sai atirando, matando e fica por isso mesmo? E aquele lugar é sim perigoso, e mais aonde ela estava já era uma lixeira, o pessoal de lá tem mania de jogar lixo lá. Mas na dúvida é só perderem um tempinho e ir lá.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Sheila. Sei do que voce esta falando. Por isso que hoje trabalho sozinha, eu e meu marido. O egocentrismo e a falta de capacidade de pensar, junto a uma dose de piedade de si mesmo maior do que da piedade dos animais, faz com que esses "serumanosprotetores" acabem com um pouco de avancos na protecao. Ja vi ter gente ter piti de compaixao alegando que como iria dormir novamente. Cara, conta isso para o animal sofrendo alucinadamente que o idiota nao vai dormir por uns 2 ou 3 dias. Quantas vezes dinheiro que recolhi para alimentacao e remedios, castracao e outras coisas, para animais ainda com chances de serem ate adotados, fluirem para casos que todos sabiam que era apenas sofrimento e sem nenhuma esperanca. Ja vi dinheiro ser levado de alimento vital para casos sem chance alguma. E o pobre cavalo ainda morreu com muito carinho. Eh mesmo eh?? Tive um caso de um gato selvagem que o horror da vida dele era ser tocado por um serumano, e tive que ouvir que ele morreu com carinho nos bracos de um protetor que estava mais preocupado se ele deveria comprar prozak ou uma coca cola para esquecer e dormir. Sheila espero que vc tenha mais sorte com esse tipo de protetor do que eu tive. Sou a primeira a tentar de tudo em casos com esperanca, sem duvida. Tenho dois aqui em casa, mas casos que o proprio vet. diz nao ter mais jeito eh sim necessario respirar fundo e fazer o que eh mais logico e respeitoso para o animal, e nao se vai se ter piti ou nao.
    Sheila, vc esta coberta de razao. Boa sorte. Dora

    ResponderExcluir
  18. Bem, infelizmente ou felizmente a eguinha se foi. Agora é descobrir quem atirou e quem maltratou o animal e punir a escória que fez isso. Isso sim seria importante.

    ResponderExcluir
  19. Sheila por que os ógãos responsaveis não fizeram nada, deixaram o caso da eguinha chegar ao extremos dos extremos de tanto sofrem por aquele povo e nas maos desses deliguentes mirins, ate alguém chamado Joelson não aguentar mais ver o sofrimendo do animal e resgatar, você defamar alguém assim é muito feio sabia? PORQUE OS ÓRGÃOS RESPONSAVEIS QUE TANTO VOCÊ DEFENDEU NÃO FEZ NADA ANTES?

    ResponderExcluir
  20. ô seu anônimo,
    se não sabe ler, procure um cursinho para aprender, ok? não "defamei" ninguém, apenas, chamei atenção para o fato de um protetor tomar atitudes irresponsáveis que podem por a perder todo trabalho que tivemos para atendimento aos animais.

    O Joelson (apoiado pelo também irresponsável secretário de proteção animal) só promoveu mais sofrimento á pobre égua já que ela já estava em choque hipodérmico.

    Aliás, se os órgãos que eu defendo tivessem sido avisados desde o primeiro momento, teriam ir buscar o animal como têm feito em centenas de ocasiões....

    Vc. não sabe o que está falando e se perdermos este serviço VOLUNTÁRIO dos veterinários da prefeitura, fique sabendo que vc. terá que chamar o Joelson para atender todas as dezenas de acidentes que ocorrem durante a noite....

    Vc. bem que podia se esforçar para ser um pouquinho mais inteligente, heim, criatura?

    ResponderExcluir
  21. A justiça da mãe natureza virá e não importa se foram crianças e ou adultos - pagarão caro por tudo isso, pelas ignorâncias desses seres incapazes...DESCANSOU , sofreu muito mas se livrou das garras "humanas"!!!???...

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪