13/02/2013

Protestos contra a toureira Ivete Sangalo repercurtiu no Ancelmo Gois do Jornal O Globo

Nossos protestos tiveram repercussão na coluna mais lida do país... Legal!!!! Já viu que os fãs de Ivete vão nos massacrar.... Eles não conseguem ver o quanto isto prejudica nosso trabalho em se tratando de reafirmar no inconsciente coletivo uma figura que queremos abolir. Se ela colocasse uma fantasia de Hitler, vocês acham que a comunidade judaica não iria apresentar seus protestos? e se ela se vestisse de Nossa Senhora, a Igreja Católica não ia abrir o verbo? e assim por diante.... Ou a gente se impõe ou a gente se impõe.... Este povo precisa saber que acabou o tempo de fazer o que querem com referência ao direito animal, tô certa? Cliquem para ampliar:

Jornal O Globo - 13/02/13

Postagem de referência
No primeiro dia de carnaval Ivete Sangalo se veste de toureira

55 comentários:

  1. Ivete,SE eu gostasse de quem tem ''vontade'' de matar gato preto ,apenas por ele ser NEGRO e nenhum outro motivo,poderia ate gostar de vc!
    Se eu gostasse de quem apoia a Tourada,prática que ja consta como CRIME no 'nosso' país,poderia ate gostar de vc!
    Se eu gostasse de quem faz da sua ''profissão'' um comércio,seja lá para o que for,INCLUSIVE cantar para a inauguração de hospital,que sabe bem como vive a cidade e seus 'sobreviventes'poderia ate gostar de vc!
    Espero que um dia vc pense,que o dinheiro é bom sim,mas ele passa ou seja,ele é PASSAGEIRO,e suas ações não...
    que pena pra vc!
    Um bom carnaval!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela magnífica colocação!!! Apoio totalmente suas palavras!
      Há limite para o ganho de dinheiro e promoção artística. Que absurdo!!!
      Sei que ela tem cahorros e disse que os ama, mas não tem (?)consciência do que é reforçar o preconceito contra outros animais... Que tristeza!!!
      Espero que ainda haja tempo de ela se recuperar e consertar seu(s) erros.
      Creio em milagres.

      Excluir
  2. De muito mau gosto. Ela deveria saber que pessoas públicas devem dar o exemplo. Que tem uma responsabilidade.
    Esperar o quê? Depois do episódio com relação a gatos pretos...

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa que ninguém comenta, são as plumas nas Escolas de Samba. Os carnavalescos tem inteligência suficiente para não utilizá-las.
    Deveria existir esse critério para os jurados. Escolas de Samba mais ecologicamente correta. Julgar escolas com plumas e couro nos instrumentos.
    O MP deveria ver os instrumentos musicais. Porque ainda existem instrumentos com couro de animais. Ver se tem algum com couro de gato.
    Temos um país maravilhoso por sua flora e fauna. Povo muito criativo (uma família viver com um salário mínimo mostra isso).
    O que falta para desenvolvermos esse pensamento.
    Os colégios deveriam ensinar ecologia, sustentabilidade, cidadania...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei a mesma coisa Tony,
      Nao sei qual escola tinha milhões de penas de pavão, uma tragédia grega que deveria ser abolido das escolas ecologicamente corretas.

      Excluir
    2. Verdade,Tony Resgate de Animais! faço das suas palavras as minhas...

      Excluir
    3. Muito bem, Tony!!!

      Excluir
    4. SUGIRO QUE CRIEMOS UM ABAIXO-ASSINADO, PARA MANDARMOS A ESSA MULHER, QUE SÓ VÊ DINHEIRO PELA FRENTE!!!!
      NÃO RESPEITA OS ANIMAIS; JÁ DEU MAIS DE UMA PROVA DISTO.

      Excluir
    5. De pleno acordo ,Tony.
      Os colégios até ensinam ecologia e etc como você sugere,mas se não houver apoio de casa e dos governantes,fica tudo muito difícil.
      Vamos continuar na luta. Parabéns pelo seu texto. Abração.

      Excluir
    6. olha eu não sei nem posso afirmar se é verdade, mas um conhecido que desfila em SP disse que parte das plumas usadas ja são artificiais, mas eu não acredito muito pois só nas plumas raras de faisão branco eles pagam fortunas!
      Quanto a Ivete. não vou nem perder tempo em dizer que sim, não vamos deixar passar NADA! pisou na bola com os bichos a gente enche o saco mesmo! Não estamos aqui pra brincadeira de carnaval!

      Excluir
  4. Valeu Anselmo Gois, nota 100 para você e zeeeeero para a falta de sensibilidade e criatividade da cantora Ivete Sangalo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To contigo A.Abrantes, nota 10000000000 pro Anselmo Gois e um zero bem redondo pra Ivete que pisou feio na bola

      Excluir
    2. Escorreguei feio pois ao comentar apressadamente não percebi o sarcasmo na nota publicada pela coluna do Sr. Ancelmo Góis. Francamente hein, Sr. Ancelmo Góis..

      Excluir
    3. senti isso naum,!!!! acho que o francamente dele foi pra ivete jogadora de bola fora

      Excluir
    4. Sei não.. talvez o Ugo Werneck e a Sheila estejam certos, ele nem concorda nem discorda, coloquei a nota lá com este tom de sarcasmo e dupla interpretação à moda Pilatos - escrevo a nota e lavo as mãos, cada um interprete como bem quiser.. Bjs Mari

      Excluir
  5. Interessante,me pareceu que o Ancelmo debochou e não apoiou. Aquele "Francamente" no final do texto deu a entender que ele está achando uma estupidez o que nós ,que somos a favor dos animais, estamos contestando.
    A palavra escrita dá chance a muitas interpretações,eu entendi diferente. Ele mencionou a marchinha "Touradas em Madri" dizendo que cantá-la ,nem pensar. E logo em seguida o "francamente". Me soou mal. Tomara que eu esteja errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade,esse "francamente" soou e pra mim foi deboche!!!Mas é assim mesmo,as pessoas que não gostam de animais dão risada de nós que gostamos e defendemos...Mas deixa estar,um dia eles irão se conscientizar,graças a Deus hoje nós somos a maioria!!!

      Excluir
  6. Entendi de maneira diferente. A palavra "francamente" no final do texto me faz pensar que ele debochou e não apoiou. Quando ele menciona a marchinha "Touradas em Madri " e diz "cantá-la,nem pensar" ...e logo em seguida "francamente"...me soou mal. Espero estar errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Norma,
      vc. até pode estar correta... mas, o que acho muito mais importante é que o assunto foi motivo de uma nota e que será refletido por milhares de pessoas.

      O "francamente" e o "Calma, gente" são jargões usados pela coluna comumente. Deixa sempre a conotação dúbia se está apoiando ou criticando.... é assim que a coluna funciona... Agora, se ele fosse contra nossa ação, ele publicaria num dos espaços mais lidos do país? não iria prestigiar nossa posição.... ia ignorar ....

      O que é importante é que ele destacou que, em outras palavras, que falar de touradas cantando ou usando fantasia de toureiro deixou de ser um ato indiferente.... agora, é politicamente incorreto.... isto é que importa.... isto é que vale... nada mais...

      abraço e obrigado por seu comentário

      Excluir
    2. Sheila,vendo por esse ângulo,você tem toda razão. Claro que o fato de ter citado o fato e o Blog tem sua importância ,mas penso que ele poderia ter sido mais incisivo :pedindo "calma",mas concordando.
      Ficou em cima do muro,na verdade!
      Esperava mais dele.
      De qualquer modo ,a luta continua.
      Sheila,parabéns. Acompanho o seu trabalho há muitos anos e a admiro demais.
      Um grande abraço e muito obrigada pela sua resposta.

      Excluir
  7. Norma,eu também entendi como deboche dele. Pra mim ele ficou do lado da fulana.

    ResponderExcluir
  8. Norma, eu também concordo com vc! Foi mais um deboche do que um apoio a causa animal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso,anônimo. Faltou posicionamento da parte dele. Muito difícil que se colocasse contra a "estrela" .

      Excluir
  9. EU GOSTEI ATÉ QUE LI O 'FRANCAMENTE' . ACREDITO QUE ELE NÃO GOSTOU E ESCOLHEU ESTA PALAVRA PARA DEIXAR A DÚVIDA NO CASO DE EVENTUAIS 'PROBLEMAS'. PARA MIM ELE ACHOU MEIO EXAGERADO DAS ONG'S.

    ResponderExcluir
  10. Ancelmo Gois lido no Brasil todo? Quem é Ancelmo Gois? Dois parágrafos escritos por alguém sem expressão merecem destaque? Que triste. Não vivo no Rio e nem em São Paulo e não sei que importancia tem a opinião de Ancelmo Gois. O RJ deveria deixar de achar que o resto de Brasil se preocupa com o que escrevem alguns mequetrefes de lá. O que essa cantorazinha de Axé fez é crime e deve ser punido como tal. E não é a primeira vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anônimo
      realmente, como não conhece como funciona a mídia e não é bem informado sobre os colunistas mais lidos do país, vc. se deu ao trabalho de comentar por comentar...

      Mas, não tem importância diante do quanto centenas de pessoas vão saber que: fazer qualquer coisa que tenha bicho ou relativo a eles de forma negativa, terão dificuldades à frente ...

      abraços, obrigado e é obvio que o fato da cantora se fantasiar de toureira não é crime. Apenas, um ato politicamente incorreto.
      sheila

      Excluir
    2. "O que essa cantorazinha de Axé fez é crime e deve ser punido como tal."

      Procure um médico.

      Excluir
  11. Olha tem gente que precisa, e com máxima urgência, voltar à antiga Classe de Alfabetização. Caramba!

    O Jornalista Ancelmo Gois criticou a posição desse Blog/Sheila Moura em relação ao que foi pedido fazer com a artista em questão.

    E, para meu entendimento, criticou, inclusive, um "xiitismo" que poderia chegar até a não mais se ter direito de cantar, por exemplo, Tourada em Madri.

    Como eu coloquei no post primeiro sobre o tema, aceito que se tivessem criticado a ação dela de maneira correta, sensata e educada, de forma pedagógica e sem injúrias, palavras difamatórias à artista, se teria ganhado muito.

    E cara Sheila, não me leve a mal por favor,é apenas minha visão, porquanto, todas as vezes que voce permite que comentários chulos e que caluniam pessoas sejam postados, a questão deixa de ser educativa e virtuosa, fazendo com que o "errado" passe a ser enxergado como vítima.

    E para deixar aqui claro, não sou tiete de Ivete Sangalo, muito menos ouço as músicas, e dentre tantas fantasias, poderia ter escolhido uma que não remetesse a nada com animais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, minha querida
      leia o comentário que fiz para a Norma, por favor.

      Agora, sinceramente, eu já expliquei que em nosso espaço os leitores tem o direito de se expressar livremente e em nenhum momento achei que a cantora Ivete tenha sido caluniada....

      Quanto a questão de comentários chulos, até eu mesma, repleta da emoção provocada pela injustiça feita a qualquer animal, escorrego ladeira abaixo....hehehe... o que vale é que as pessoas me compreendem e me perdoam ... como eu perdoo a quem desabafa de forma até meia infantil.... faz parte, como diz o filósofo Bambam....

      E se vc. sente a coisa descambar para o não virtuoso e deseducativo, eu sinto muito e fico até feliz de meu comportamento ser um "pouco" normal diante de tantos fatos tão demeritórios e que são totalmente ignorados (as vezes até aplaudido) por pessoas aquém a causa merece....

      bjs queridona e obrigado por seu comentário sempre construtivo

      Excluir
    2. Sheiloca pelamorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr,
      só faltava voce barrar meus comentarios chulos,
      tava fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu e mal paga
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      E viva a liberdade de expressao !!!

      Excluir
    3. É verdade, lí rápido e não havia prestado atenção, ele usou de sarcasmo em seu comentário sim.. Agora, Paula RB, nem precisava ser deselegante de insinuar que há pessoas que precisam voltar com urgência à alfabetização. Muitas vezes quem trabalha e tem uma vida muito ocupada mas quer participar do blog, escorrega por falta de tempo, querida. Beijos

      Excluir
    4. Áurea amada, leia meu comentário para a Norma? depois me diz se entendeu o que penso?
      bjs

      Excluir
    5. Mari, vc. é uma das leitora mais expressiva que nosso blog tem.... Vc. se manifesta de forma muito engraçada. Realmente, eu não publico comentários com palavrão gratuito, entende? mas, as vezes, deixo passar um ou outro......
      bjs danadinha!!!!!

      Excluir

    6. fiquei aos "peidos" aqui, achando que voce ia me barrar.

      escrevi palavras chulas "de novo", mas essa foi de proposito,
      adooooooooooooooooro polemizar !!!
      kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    7. Sheila querida, lí e entendi e estou de acordo com você e o Ugo Werneck, ele fez uma nota com duplo sentido, que se desvenda ao final pelo "sinceramente" .. Agora, sobre ser grosseiro, sou contra grosseria mas em certos casos medidas drásticas ajudam, os fãs da Ivete me desculpem. A PETA, há alguns anos atrás colocou um ativista na pista de desfile da Gisele Bundchen com um grande cartaz escrito "escória da pele" e como a Gisele é evoluída e elegante, em lugar de processar a PETA e dizer que os protetores de animais são histéricos, ao contrário, pediu desculpas e comprometeu-se a não mais usar peles em desfiles de moda pois disse não saber que o processo envolvia tanta crueldade. Grosserias à parte, tô pagando para ver se a Ivete Sangalo terá a grandeza e elegância de ter a mesma atitude.

      Excluir
    8. Cara Áurea Abrantes, segue resposta a voce.

      Se fui deselegante contigo, se achou isso, peço desculpas, não foi minha intenção. Sempre me pautei, na vida, e em minha condução moral, pela extrema educação e cordialidade, que fazem parte, até, de meu caráter e no modo como entendo a Causa Animal.

      E é por essa minha condução, pautada nesses preceitos de civilidade, que fez-me abordar sobre já no 1o post dessa temática, onde eu assinalei à Sheila Moura que certos comentários estavam extrapolando o bom senso e colocando em xeque reputação alheia. Fui dar um toque e não devia tê-lo feito, já que, aqui o espaço é dela.

      Quis chamar a atenção para que soubessem interpretar um texto que só cutucou o/a Blog/Ong da Sheila Moura de forma negativa e pejorativa, para mim, muito diretamente, e eu estava atônita, perplexa e embasbacada que somente eu e minha família tivéssemos tido o "insight gramatical" de perceber isso.

      Foi um arroubo e no calor do que eu lia, acabei por querer chamar a atenção rapidamente. Mais uma vez a voce cara Áurea, minhas desculpas.

      Excluir
  12. Realmente o Anselmo não apoiou a causa... Dona Ivete é um caso perdido e quem reclama vai parecer vilão: como assim proibir a liberdade de expressão? E aí vem a pergunta: Como proibir a vida de um animal que não tem voz e é brutalmente assassinado num espetáculo? Prefiro sacrificar a música da Tia Ivete! Essa sim, tem que ser exterminada, meus ouvidos agradecem rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  13. NAO FICOU CLARO NEM APOIO NEM DEBOCHE, ESSE CARA COMO SEMPRE DUAS CARAS. UGO WERNECK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Ugo, como falei em minha resposta a Norma o importante não é isto e sim que o assunto veio a baila... está sendo discutido.... Ele fica em cima do muro, aparentemente, mas, tenho certeza que está ao nosso lado... do contrário nem publicava... não enchia nossa bola trazendo o assunto para ser discutido, vc. concorda?

      Excluir
  14. sheila, ....se ler com cuidado, verá que o anselmo está na realidade do lado dela! chico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do lado dela e deixa o povo todo saber que ela está sendo criticada por usar um traje de profissionais de matança de animais de forma tão cruel e covarde? Vc. tem certeza? Tenho certeza que não....
      abração e obrigado
      sheila

      Excluir
    2. Esta discussão tem dois aspectos...na minha interpretação, Ancelmo iniciou a nota fazendo saber aos seus leitores da insatisfação/protestos pelo ato da D. Ivete,citou a Ong..Sheila, enfim, isso foi bom, muito bom, mas aí... no finalzinho, mandou uma ironia bem forte..jogando a ideia de que existe um exagero, a ponto de não se poder nem cantar a tal marchinha... isso ficou bem claro..é a característica da coluna sim, mas que foi deboche foi...

      Excluir
  15. Acho um exagero e cá estamos gastando tempo com algo tão besta como uma fantasia,para mim é uma histeria de protetores sem muito o que fazer,pois é só uma roupa que a maioria da população nem vai fazer a conexão com touradas,a mesma coisa que alguém vir falar que meu filho faz apologia a crimes se sair no carnaval fantasiado de pirata,já que piratas não passam de ladrões, acho que este tipo de histeria por causa de algo sem importância nenhuma ridiculariza a proteção animal e tira o foco do que realmente importa.PAREM DE PARECER UM BANDO DE BEATOS SEM TER O QUE FAZER.

    ResponderExcluir
  16. Pois é Lorenza, se fossemos atrás de pensamentos como o seu, não teríamos conquistado muita coisa, sabia?

    quando comecei a militância pela causa animal, que na época era ambiental porque animais domésticos não tinham vez em nada, éramos os ecochatos porque reclamávamos de tudo.... Tinha alguns que achavam que exagerávamos muito. Pois é, estes tais críticos ambientalistas são aqueles que hoje em dia usufruem das conquistas dos "exagerados" e até ocupam cargos em áreas governamentais.... edupaes e sirkis são dois que me lembro bem...

    Agora, fique certa que temos muito o que fazer e o fazemos, profissionalmente, há mais de 42 anos. Saiba que os maiores inimigos da proteção animal são os seus próprios integrantes que acham que atitudes coerentes como a que eu tomei são de pessoas que não tem o que fazer.... é mole?

    Quem tem como inimigos protetores de animais que NÃO MOSTRAM SERVIÇO, não precisam de peão de rodeio, toureiros, vivissectores.... só eles fazem o estrago.... fato que lamento muito!!!!

    ninguém consegue aceitar que alguém está fazendo algo para mudar a sociedade? ah, não é assim? pô, ensina como faz... diz aí.... eu ão tenho nenhum problema em querer aprender com quem sabe.... sou humilde o suficiente para depois dizer: aprendi com fulano sobre isto.... emitir opinião (os famosos achismos que abomino) é fááááácil p´ra caramba.... cair dentro e dar a cara a tapa é difííícil mesmo....

    Engraçado, é que os fãs de Ivete Sangalo tem se pronunciado tão educadamente e teve uma que até concordou dizendo que ia falar com a cantora em nome do fão clube dela..... legal, né? Enquanto isto vc. está achando que estamos gastando tempo..... kakaka.... é uma pena....
    abraços e obrigado por ter se manifestado... é sempre bom....
    sheila

    ResponderExcluir
  17. Sabe Sheila,acho que muita coisa sim é importante,por exemplo o fato dela declarar que mataria um gato preto se cruzasse o caminho dela ou um padre popular falando que felinos são traiçoeiros,outro padre querendo que exterminem animais de rua ou uma jornalista falando em rede nacional que o fato de não exterminarem mais cães de rua é um problema,artistas que se apresentam em rodeios são um problema para a proteção animal,pastores falando para fiéis que devem abandonar seus bichos de estimação,uma música idiota dizendo troque seu cachorro por uma criança pobre(nada contra a criança) e a Ana Maria Braga cozinhando animais vivos em seu programa,isso eu acho mais concreto e certo,mas uma fantasia,uma vilã de novela que matou um cachorro(ela é a vilã),uma propaganda da Amanco com animais que nem existem,acho que isto ridiculariza mesmo a proteção animal,existem coisas mais importantes,ainda se ela tivesse dado alguma declaração em relação a touradas,para mim é só uma roupa estilo espanhol,enquanto nós estamos aqui discutindo a roupa da Ivete Sangalo poderíamos estar escrevendo para o CNA curso de inglês que está fazendo feiras de vendas de filhotes em campinas,ou escrevendo para uma outra paróquia aqui em São José dos Pinhais que vai fazer outra feira de venda de filhotes.tem mais Sheila,falar sobre mim,quero sim mudar a sociedade,como muitas protetoras também sou vegana,mas fazer rebuliço por causa de fantasia de carnaval realmente ridiculariza a proteção animal,como eu falei,se a Ivete tivesse dado alguma declaração favorável a touradas acho que seria o caso de protestar,etc.
    E eu até achei a roupa em si bonita e não se engane,eu odeio qualquer tipo de exploração animal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa aí Lorenza, mas durante muitos anos (estou na militância há mais de 42 anos) fui taxada de ecochata por uma sociedade que desconhecia o que estávamos pleiteando.... Hoje vc. vê por aí todo mundo consciente das questões ambientais... até o governo criou um Ministério do Meio Ambiente.

      Hoje, sou uma animachata, se quer saber.... pena que não reconheça que temos que ter coragem para fazer o que eu faço.... Só espero que as pessoas da proteção se convençam disto e sejam mais adeptas da questão educacional.... sinto muita pena que por ignorância sua ou mesmo falta de visão, vc. me ache ridícula e acredite que eu esteja prejudicando a causa.... Olha, amiga, tenho um currículum que pode apreciar neste link -http://ogritodobicho.blogspot.com/p/fala-bicho.html... portanto, sei o que estou fazendo e jamais iria "ridicularizar a causa" como vc. pensa....
      abraço
      sheila

      Excluir
    2. Essa Lorenza é "sem noção"!
      Será que ela faz alguma coisa em prol da Causa Animal ou só critica quem faz?!
      Tudo que ela citou,será que está tomando alguma providencia?!
      Ridícula é ela.

      Excluir
  18. Apesar de achar que a coluna foi ironica, concordo que pelo menos o protesto foi registrado. Quanto mais pessoas tiverem ciência de que NÃO, não aceitaremos exploração animal, melhor.

    ResponderExcluir
  19. Infelizmente no Brasil de hoje os tais "ídolos ou celebridades" são da pior extirpe possível e em todos os segmentos, desde da pseudo cultura, entretenimento e chegando ao futebol. Tudo isto com o dedo da mídia e principalmente da rede platinada. Ivete, Neymala, Ronaldo Gorducho, BBB's, etc, são alguns maus exemplos. Agora, além do besteirol apresentado pela Ivete Sangalo, outro fato que me revoltou no carnaval do Rio, foi uma escola de samba, não lembro qual, onde toda bateria saiu vestida de Che Guevara, um terrorista assassino. Aí tem até dedo até de quem nos governa atualmente.

    ResponderExcluir
  20. Eu concordo com o Nelson..........e.esse apís é um lixo.

    ResponderExcluir
  21. É.... exaltar maus exemplos é intolerável.. deplorável etc...mas negar que existem ou existiram, não ha como...., penso que o que se ha de fazer é usar esses exemplos de forma educativa... tipo: você está fazendo certo... você está fazendo isso errado...

    ResponderExcluir
  22. Concordo com o A. Abrantes. Também senti esse tom.

    ResponderExcluir
  23. Regina Osborne16/02/2013 12:33

    Tb. achei deboche, entendi que esse CALMA é do tipo, qual é, minha gente, relaxa e goza pq é tudo uma grande brincadeira, afinal, é carnaval... Mas maltratar um animal, seja ele de que tamanho ou cor for, é sacanagem!!!!!!!!!!! Isso nao em nada de engraçado! Nao consigo admitir que as pessoas façam tanto reboliço quando maltratam uma pessoa e acham tudo muito normal quando maltratam um bichinho. AH, DÁ MUITA RAIVA E VERGONHA DE PERTENCER A UMA RAÇA IGNORANTE CHAMADA ERRONEAMENTE DE HUMANA, viu?

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪