• ALÔ, AMIGOS!!!

    Revista Eletrônica "O Grito do Bicho" - Fazendo a notícia na luta pelo direito dos animais do céu, da terra e do mar.

    O resultado é pela Loteria Federal.

    E, o principal, é DIGRATIS E VOCÊ PODE SE INSCREVER TODO DIA !!!
    Boa sorte!!!

Faça sua doação:

Texto

Receba nossos boletins diários no seu e-mail: *

segunda-feira, 12 de março de 2012

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O INTERVENTOR DO CANIL MUNICIPAL DE GRAVATAÍ - RS


Ontem, domingo, conversei com as responsáveis pelas ONG´s  "Paz e Amorbichos" e "Amigo Fiel" da cidade de Gravataí, alem do interventor nomeado para apurar o que está acontecendo no canil municipal daquela cidade.

Como diagnostiquei desde o início, houve desentendimento nas formas de trabalho de ambas as ONG´s, o que acabou gerando a denuncia publicada em jornal local.

Bem, no caso, tal divergência ficou sendo um ponto positivo para os animais já que o tal canil municipal vem sendo acompanhado pela justiça do Estado do RS desde 2007 através de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) e não tem cumprido com as exigências estabelecidas.

Para quem não sabe, as denúncias de existência de canibalismo (NÃO PROCEDE) por falta de alimentação,  fez com que a justiça nomeasse um interventor para apurar toda situação. Vejam a matéria no site do MP da cidade:
_____________________

"09/03/2012 - Meio Ambiente
Por Jorn. Marjuliê Martini

O pedido do MP para que seja nomeado um interventor judicial no canil municipal de Gravataí foi acolhido pela Justiça nesta sexta-feira, 9. Assim, um profissional da área da biologia ou medicina veterinária, a ser nomeado pelo Juiz que atua no processo, terá a responsabilidade de fazer cumprir as cláusulas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Prefeitura junto à Promotoria Especializada em 2007. No TAC, o Executivo municipal se comprometia em destinar os animais abandonados ou em situação de rua a instalações adequadas, com alimentação, medicamentos e tratamento de saúde suficientes.
O prazo para o interventor agir no canil é de três meses, prorrogáveis por igual período. Conforme o titular da Promotoria Especializada, Daniel Martini, “o interventor será um braço da Justiça no local e fará com que as determinações do TAC, que ainda não foi cumprido, sejam enfim atendidas, para garantir a proteção dos animais abrigados no canil”.
A solicitação ocorreu mediante novas denúncias veiculadas na imprensa a respeito de maus tratos aos cães lá acolhidos. O interventor deverá monitorar as ações para a adequação do canil e remeter ao Judiciário relatórios mensais das medidas adotadas quanto à alimentação, tratamento, abrigo, superpopulação e higiene.
A situação do canil municipal é acompanhada pelo MP desde 2003, quando foi instaurado um inquérito civil. Apesar da assinatura do TAC em 2007, em 2008 ele foi executado judicialmente, o que obrigou a Prefeitura a cumprir as cláusulas. Pelo descumprimento das novas medidas, estão estipulados R$ 1 mil de multa diária, com correção monetária e adição de 6% ao ano."
___________________
Sabendo, então, que o interventor nomeado, o biólogo Jackson Muller, estivera no canil no sábado, resolvi solicitar uma entrevista para que ele nos contasse sobre a situação real dos animais abrigados no local. 

No vídeo, acrescento informações que acho pertinente com referência ao comportamento NATURAL dos cães. Temos que amar e defender os animais do jeito que eles são e não com nossos "achismos". Cães brigam sim e por isso temos que estabelecer limites para eles e nos comportarmos como chefe da matilha. Aliás, é a teoria que Cesar Milan usa para seu trabalho com cães. Mas, olhem, isto é só com cães, galera!!!! felinos agem de outro jeito e outras matilhas estão bem longe do nosso cotidiano.

Ouçam o excelente relado do Sr. Jackon Muller nos dando conta do que é preciso para o atendimento ideal aos cães abrigados naquele canil:


NOTA: no início da entrevista cometo uma falha chamando o canil de Gravataí como Gravatá, nome de um ex-chefe num passado hiper distante. Peço desculpas.

.
Leia mais...

Iº SEMINÁRIO DE PROTEÇÃO À FAUNA E DEFESA ANIMAL - RJ

.
clica para ampliar

.
Leia mais...

MAIS DE 100 CÃES USADOS EM CAÇA SÃO ABANDONADOS NA ESPANHA

.
Em 28 de fevereiro ultimo, foi noticiado que a Guarda Civil da cidade tinha desmantelado um canil ilegal em Bullas, Murcia, onde estavam amontoados mais de 100 cães das raças comumente usadas para a caça, especialmente setter, braco e outros mestiços dessas mesmas características.

As condições eram terríveis, os cães não tinham comida ou água e, cadáveres em sepulturas, estavam sendo comidos por outros cães.  Através do trabalho da ONG Setter-Pro em colaboração com várias outras Ong´s de proteção animal conseguiram tirar mais de 20 cães lá. Mas existem ainda 70.

A ONG PRO-SETTER é legalmente estabelecida na cidade de Murcia,  mas, atua em diferentes regiões do país. Como a caça é um dos principais motivos de negligência e abuso na Espanha, o resgate de animais usados no "esporte" é o principal objetivo desta ONG. Resgatam e promovem adoção dos animais. O problema lá é tão grave que achei mais umas 5 ONGs dedicadas a atender os cães usados em caça...  céus!!!!


A imprensa espanhola fez matéria a respeito



Mais uma matéria da imprensa

Se quiserem ver um vídeo com muitas fotos da situação clique em
http://www.youtube.com/watch?v=mczwap5Wm-A&feature=related

A SOS BILBAO foi uma das ong´s que está participando da "Operação Rehala" como ficou conhecida a referida ação de resgate dos cães.

.
Leia mais...

ONG ANIMAL PROMOVE MARCHA EM PORTUGAL EM DEFESA DOS ANIMAIS

"A Marcha de dia 14 de Abril aproxima-se a passos largos. É fundamental que todos estejamos presentes representando os animais deste país que vão continuando a estar desprotegidos. Cidadãs/os Independentes, Associações de Protecção dos Animais, Grupos Informais, não deixem de vir a este importante evento.

Esta será uma marcha de pesar pelo estado em que se encontra a protecção dos animais em Portugal. Se puder, venha vestida/o de escuro/negro e traga os seus próprios cartazes, ou da sua associação ou grupo. Depois da Marcha haverá uma vigília em frente ao Parlamento. Mesmo que não possa estar connosco durante todo o tempo do evento, esteja o tempo que conseguir, mas venha!

Os animais só podem contar com todas/os nós para falarmos por eles, não perca esta oportunidade para fazê-lo."


http://www.facebook.com/ONGANIMAL#!/events/344216008936249/

.
Leia mais...

BEBÊ ELEFANTE BRINCANDO COM SUA MÃE EM ZOOLÓGICO

.

.
Leia mais...