28/12/2012

Pombos são envenenados em Caxias do Sul


As matérias são do dia 19, mas, achei que devia registrar como estas aves são tratadas... Eu adoro pombos e estou sentindo muito a falta dos meus 18 que, com minha doença, foram para casa de um biólogo conhecido na proteção. Fiquei só com  4 que são totalmente dependentes ....
__________________
Aves mortas19/12/2012 | 08h52Atualizada em 19/12/2012 | 13h45
Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, amanhece repleta de pombos mortos 
Aves começaram a morrer depois de comer uma espécie de farelo amarelo que foi espalhado pela praça

Aves teriam começado a agonizar depois de comer uma espécie de farelo amarelo Foto: André Fiedler/ Pioneiro

Os pedestres que passaram pela Praça Dante Alighieri, no centro de Caxias do Sul, no início da manhã desta quarta-feira se depararam com uma cena inusitada: havia muitos pombos mortos no local.

A suspeita é de que eles tenham morrido após comer uma espécie de farelo amarelo que foi largado em grandes quantidades em diversos pontos da praça. Conforme um guarda municipal que fazia ronda desde as 6h, os animais começaram a morrer por volta das 6h40min.

Por volta das 8h30min, o jardineiro da praça, Flori Reis, 54 anos, havia recolhido pelo menos 42 pássaros mortos. Muitos ainda estão agonizando.

— Quando cheguei já tinham várias mortas. E elas continuam morrendo — disse.

Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente já recolheu alguns pombos e um pouco do farelo para fazer análise.

O secretário do meio ambiente, Nestor Pistorello, afirmou que será feita uma análise dos pombos e da ração com urgência, para apurar o que aconteceu.
— Primeiro vamos verificar a origem, depois veremos como proceder. É um crime ambiental, um dano a uma ave que não se admite — afirma.

_____________________________________


Aves mortas19/12/2012 | 17h37
Secretário não pretende pedir imagens das câmeras antes de saber a causa da morte das pombas em Caxias Diversas aves que ficam na Praça Dante Alighieri agonizaram e morreram na manhã desta quarta-feira

Aves morreram após comer uma substância amarela que estava no chão Foto: Roni Rigon
 O secretário do Meio Ambiente, Nestor Pistorello, não pretende solicitar as imagens da câmera de segurança da Praça Dante Alighieri antes de conhecer a causa da mortandade das pombas, ocorrida na manhã desta quarta-feira.

— Primeiro vamos verificar a origem, depois veremos como proceder. É um crime ambiental, um dano a uma ave que não se admite — afirma Pistorello.

O Ciosp não conseguiu identificar nenhuma imagem que registrasse distribuição de quirela na praça. A informação é extraoficial, já que até a tarde desta quarta-feira ninguém havia solicitado formalmente a checagem das imagens. Duas câmeras estão instaladas na praça, mas apenas uma funciona, na esquina das ruas Dr. Montaury e Júlio de Castilhos.

Fonte: PIONEIRO

7 comentários:

  1. Coisa de psicopata. Que a DP de Caxias inicie uma investigação com urgência.

    ResponderExcluir
  2. Preciso de umas dicas sobre pombos,hoje havia um pombinho no meio da rua,como sempre paro o carro para animais,estranhei que ele nem se mexeu,acabei pegando ele,chamei um veterinário especializado que aplicou soro,antibiótico e remédio p piolho,no fim vou cuidar dele até ele melhorar, o vet me falou p alimentá-lo com frutas,verduras,legumes,grãos hidratados,mas gostaria de saber quais são os alimentos prediletos dos pombos.
    Tomara que ele recupere logo para poder soltá-lo,só assim para eu ter um pássaro em casa,pois odeio bicho preso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pombo, realmente, topa tudo, mas, os meus eu dou uma mistura de milho picado, aveia sem casca, avevita de banana, arroz, girasol pequeno e mistura para periquito....
      verduras eles gostam de bicar, mas, legumes e frutas eles não comiam não.
      bjs

      Excluir
  3. Mas o Secretário está esperando o quê para solicitar as gravações das câmaras? Ou ele tem a esperança e que as aves tenham cometido suicídio?

    ResponderExcluir
  4. Cristina Calixto30/12/2012 01:09

    Realmente tem gente que não presta. Não gosta de pombos, muda de trajeto! Que gente podre. Tomara que peguem o desgraçado que fez uma maldade dessas.

    ResponderExcluir
  5. Sempre a estupidez e ignorância humana....

    ResponderExcluir
  6. ta com peninha leve para casa, pombo invadiu destruiu propriedade privada, prejuizo = morte

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪