12/10/2012

Polêmico festival com pratos feitos de gato - Peru




Várias localidades do Peru fazem esta celebração como La Quebrada (vídeo acima) e Cañete.
A matéria do TERRA (abaixo), nos dá conta deste festival que acontece no
 mês de setembro em comemoração a Santa Efigênia... Será que a Santa está satisfeita com isto?
___________

"Todos os anos, os moradores de La Quebrada, ao sul da capital do Peru, Lima, se reúnem para um polêmico evento gastronômico. O Festival Gastronômico do Gato conta com estandes e barraquinhas que servem somente pratos à base de gato.

O evento relembra a época em que os primeiros escravos se estabeleceram na região, reza a lenda, sobrevivendo se alimentando de gatos. Há vários gatos que são criados especialmente para a ocasião, em que 50 animais são sacrificados. 
Os animais são, depois, preparados fazendo uso de temperos e receitas típicas peruanas. Entre os quitutes, há o cozido de gato apimentado, gato grelhado com ervas locais huacatay, gato à milanesa e torresmo de gato.
Multidões de frequentadores se reúnem nesta comunidade rural ao sul de Lima para provar uma carne que dizem ter um sabor semelhante ao da de coelho.

Afrodisíaco
Em outros países, os locais prezam os supostos poderes de ostras e do chifre do rinoceronte, mas, para os moradores de La Quebrada, a carne de gato é considerada um afrodisíaco.
Os habitantes locais defendem ainda que a carne de gato tem supostas capacidades de curar doenças bronco-pulmonares. A folia gastronômica homenageia Santa Efigênia, a santa padroeira do pequeno município peruano.
Ativistas vêm protestando contra o tradicional festival, sob o argumento de que ele estimula práticas crueis contra gatos e o assassinato dos animais. Recentemente, militantes foram às ruas do bairro de Miraflores - um dos centros gastronômicos de Lima - carregando cartazes com dizeres como ''Deus criou os gatos!'' e gritando slogans como ''Assassinos!'', em protesto contra a prática. Os manifestantes carregavam cartazes com a figura de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.
Mas o consumo de gatos é uma prática restrita ao evento anual de La Quebrada em setembro. A maioria dos peruanos prefere ter felinos como animais domésticos e, na hora de comer, prefere as tradicionais carne bovina ou de galinha."
________________
Além do festival gastronômico, rola também uma corrida de gatos que não consegui descobrir nada. Está no ULTIMO SEGUNDO. Olha a foto:

21 comentários:

  1. Eu não vou nem comentar mais porque depois de toda a raiva e revolta que já vomitei aqui hj é bem capaz de me acharem desiquilibrada.

    ResponderExcluir
  2. rosa elisa villanueva12/10/2012 14:09

    eu nasci no Perú e me choquei quando recebi esta notícia por outro link.
    é uma selvageria sem tamanho, e olha que os grupos de proteção animal são muito ativos por lá. eu recebo um boletim chamado: viajando por Perú, que divulga todas as festas populares, e cada vez que vejo uma barbaridade dessas, ou touradas, rinhas de galos, etc, faço ciberativismo e escrevo que vou divulgar contra determinada cidade.e no facebotamos para quebrar. espero que, num futuro próximo, essa selvageria seja proibida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí,Rosa,o que pudermos fazer para sermos os "porta-vozes" dos animais,vamos fazer,sei que não será em vão,infelizmente,é um processo lento de conscientização,mas perto do que era há umas décadas atrás,
      já houve um grande avanço,mas a luta continua e não pode parar...Bjs

      Excluir
  3. Covardes...nem tenho palavras pra dirigir a esses malditos famintos...

    ResponderExcluir
  4. Minha nossa...A Santa Efigênia deve chorar lágrimas de sangue ao ver tanta cretinice junta,fora o sofrimento de um animal,inofensivo e sem defesas ,sendo judiado e digerido,sem necessidade,pois não passam mais fome.É nessas horas entre outras que percebo o quanto a raça humana está atrasada e necessitando de mais evolução...

    ResponderExcluir
  5. Aricia cunha12/10/2012 16:00

    Aff sem palavras...

    ResponderExcluir
  6. Há muitos anos atrás, vi uma entrevista com uma alpinista que comentou ter visto em um restaurante, no Perú, um cercado com gatos vivos. Ela desconfiou que eles eram a carne servida no local! Isso nunca mais saiu da minha cabeça... Algo como as lagostas ou trutas em aquários para serem escolhidas e devoradas pelo freguês! Na China e adjacências são os cães. E, no mundo ocidental, vacas, porcos e galinhas! Não há perdão para quem derrama sangue, seja de qual animal for! Que adianta protegermos animais se os próprios protetores comem outros animais? Veganismo já!

    ResponderExcluir
  7. É por isso, e outras maldades q acontecem no mundo, que vem as desgraças, o ser humano é cruel,e vai pagar caro.

    ResponderExcluir
  8. Pelo que eu vi essa corrida de gatos soltam bombinhas ou rojoões pelo que as crianças estão tapando os ouvidos, mas acho também que o felino fica preso pois tem uma fita azul envolvendo o tórax do animal, que corre por um cabo de aço. Agora, o que pensar de um povo assim? Vai pra frente?

    ResponderExcluir
  9. Com isto mostram como são atrasados...

    ResponderExcluir
  10. Se os habitantes de La Quebrada exigissem mais seus direitos (Escolas, hospitais e saneamento) aos políticos e menos à Santa Efigênia e a crueldade desoladora com os gatos, a vida deles seria 1000% melhor em todos, todos os sentidos. Até a vida sexual melhoraria e gatos deixariam de ter alcunha de afrodisíacos.

    Não vou criticar aqui os Peruanos porque em todas, todas as nações - até em países ditos 1o mundinho- do planeta tem atrocidades aos animais em nome de alguma festa de cunho religioso, contudo, os moradores de Lima, melhor servidos de seus direitos sociais, devem promover passeatas e protestos.

    Cara rosa elisa villanueva, seu comentário diz tudo!

    ResponderExcluir
  11. SE ESTE MUNDO ACABASSE SERIA UM ALÍVIO E TANTOS PARA OS NOSSOS SENTIDOS, CREDO, QUE COISA HORRENDA, COMO CLASSIFICAR DE HUMANOS PESSOAS SEM MISERICÓRDIA NENHUMA?
    É DE UMA DOR INSUPORTÁVEL SABER E NADA PODER FAZER, QUE HORROR!!
    COVARDIA, INSENSIBILIDADE, VIOLÊNCIA, É...PRECISAMOS SAIR DE CENA MESMO!

    ResponderExcluir
  12. Cristina Calixto14/10/2012 20:55

    Não tem como justificar essas atrocidades. Mas, imaginem, na própria novela das 20 horas, na bosta da Globo, toda hora a "frágil" Nina fazia pratos como cordeiro e vitela. Até a personagem vegetariana, a tal Noêmia, uma das mulheres do Cadinho, deixou de ser vegetariana e se atracou com um prato desses. Que nojo!

    Então, como vamos recriminar algo assim? Choca-nos muito porque gatos são animais de estimação. Eu tenho plena convicção que não importa o tamanho, não importa a cultura: animais sentem dor, frio e medo. E deveriam ser tratados com mais respeito, pois está cheio de histórias que comprovam tudo que aqui eu afirmei. Animais têm sensibilidade até para com espécies diferentes.

    ResponderExcluir
  13. Andressa Quadros15/10/2012 09:36

    "vamos celebrar toda a estupidez humana, a estupidez de todas as nações, o meu país e sua corja de assassinos, covardes, estupradores e ladrões"... existirá limite para a bestialidade humana?

    ResponderExcluir
  14. Existe duas frases no livro do APOCALIPSE, último livro da Bíblia, :" No final haverá choro e ranger de dentes", acredito q os sers humanos deverão chorar lágrimas de sangue implorando a misericórdia q não estenderam às criaturas mais fracas e indefesas. Etb Segue no fim :" OS MANSOS herdarão a Terra! Quem serão os mansos? Na minha opoinião os animais são seres pra lá de pacíficos, espero q eles herdem o Paraíso, O Jardim do Éden, sem nehum ser dito "humano" por perto, pq não soubemos respeitar tudo o q o criador nos deu de belo!




    ResponderExcluir
  15. bando de covardes

    ResponderExcluir
  16. Bando de vagabundos,covardes,se soubessem o quanto esse bichinho é carinhoso,odeio pessoas assim .

    ResponderExcluir
  17. que tal fazermos isso com eles pra eles sentirem um pouco do que eles fazem com esses bichinho?

    ResponderExcluir
  18. olha, eu não consigo ver o vídeo... como Deus pode permitir monstros nesse mundo????
    Alguém saberia me dizer se conseguiram banir essa festa horrível por intermédio das petições??? eu assinei, queria saber o que aconteceu :-(((((((

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não estou de acordo com o sofrimento de uns para a diversão de outros.
      Agora tambem não vejo onde está o mal em comer gatos ou outro animal qualquer, ou será que todos se tem de esquecer de onde partimos e virar todos bichas estéricas e vegetarianos loucos???? sempre irá existir sofrimento, nomeadamente para os fracos.... Queimem vosso tempo a tentar abater ou queimar pedofilos e outros parasitas do genero... Vaçam algo produtivo e deixem esses tristes saborear os gatos que deve ser das poucas coisas que tem...

      Excluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪