03/09/2012

Pessoal do facebook, por favor, divulgue a injustiça feita a um conhecido protetor do RJ

.
No mesmo dia que recebi as fotos que a protetora Fátima tirou daquele cartaz colado em um poste no bairro de Irajá dizendo que se comprava cachorro filhote e adulto, chegou a denuncia que um carro sempre cheio de cães passava diariamente numa das ruas principais do bairro Pavuna que é pertinho de Irajá. 

Os tais cães, segundo informações do ajudante do motorista à um frentista de um posto de gasolina, seriam levados para um "matadouro" para servir de comida para porcos. VEJA A POSTAGEM QUE FIZ A RESPEITO CLICANDO AQUI (vide comentários, também).

Assim que publiquei a postagem, um e-mail me chegou dizendo que o carro fotografado era do
Franklin, um protetor dedicadíssimo a causa animal desde jovem e que conheço há uns 20 anos. Liguei para ele na mesma hora e conversamos a respeito da denúncia feita pelo Gustavo, uma pessoa bem intencionada e preocupada com a tal história.

Fiz uma NOTA PÓS-POSTAGEM esclarecendo tudo. Porém, mais tarde, tive que mandar um e-mail para o Gustavo já que, em seu facebook (e outros), se declarava incrédulo com minha explicação. Bem, todos poderão ler sobre a realidade de quem é este protetor já que publico, também, um e-mail da Áurea que foi atendida por ele e da Mariangela que nos conta a história deste protetor. Publico, também, o e-mail do Gustavo para encerrar, definitivamente o assunto.

*******************
From: falabicho@falabicho.org.br
To: ggtorres73@gmail.com
Subject: oi
Date: Fri, 31 Aug 2012 23:46:12 -0300

Oi Gustavo
não sei mexer neste troço de facebook e por isso não pude lhe responder por lá. Mas, olha, eu tenho 65 anos de idade sendo que mais de 40 dedicados as questões do direito animal. Sou muito séria com o que faço e falo. Sou muito respeitada pelo meu conhecimento, caráter e dedicação a causa. Não gosto que haja dúvida de minhas palavras.

O que escrevi no blog é tudo VERDADE e se vc. não quiser aceitar é porque tem alguma dificuldade. Liguei imediatamente para o Franklin quando alguém me escreveu dizendo que o carro era dele e aliás, está registrado no DETRAN. Acontece que ele é uma das pessoas que todos deveriam respeitar por tudo que fez e faz pelos animais. Eu o conheço há muitos e muitos anos. Ele tem uma clinica em Ricardo de Albuquerque e atende a todas as mazelas do mundo referente aos animais. Até pode ser que não agrade a gregos e troianos... mas, lembre que nem Jesus Cristo conseguiu, certo?

Aqueles animais que vc. vê na Saveiro diariamente são aqueles abandonados na sua casa ou na clinica por pessoas da pior qualidade. Ele os leva para um sitio que tem em Caxias que foi doado por uma das mais antigas protetoras de animais ainda vivas no RJ. Tanto esta companheira e o Franklin recebem todo meu carinho e respeito porque dispuseram de suas vidas a favor de animais abandonados. Do jeito que acreditam, fazem muito e o melhor para os animais.

Ele é um homem de figura simples, e que nunca hesitou em atender um animal carente. Não vou admitir nenhuma ação contra ele, sob qualquer hipótese e, tenha certeza, que muitas pessoas aqui copiadas estarão em apoio e defesa do Franklin.

Quanto ao tratamento que vc. diz que um motorista e ajudante dão aos animais, gostaria que informasse qual é. Ter um cão morto no carro é corriqueiro para todos nós que socorremos os animais. Se o estado dos cães é ruim, saiba que não é a ele que deveríamos cobrar, mas, sim àqueles malditos humanos que descartam seus animais sem dó nem piedade pelas ruas. À ele deveríamos agradecer por estar recolhendo o pobre animal e lhe dando uma vida muito mais digna que o abandono e maus-tratos.

Portanto, encarecidamente,  peço que avise no seu facebook que este protetor estará a salvo de qualquer atitude, enquanto eu estiver viva, pois, não admito injustiça. Ele não está escondido de ninguém e se vc.quiser conhece-lo, separe um bom tempo para poder falar com ele, pois, tem muita gente ao seu redor, diariamente, pedindo seu socorro e atenção para os mais bárbaros casos.

Um minuto ao seu lado acompanhando o seu cotidiano nos faz sentir pequenos por não termos força para fazer um mínimo do que ele faz. Você vai lamentar conhecer a realidade do nosso país que despreza (tanto o governo quanto sociedade) a questão animal e faz cair na cabeça de uns poucos a responsabilidade de salvar alguns destes seres vítimas do tal "serumano". Se quiser combinamos e vamos lá.

abração meu amigo e por favor, não duvide mais de minhas palavras. Isto é muito delicado e despende muita energia e, atualmente, só os animais merecem o resto de vida que ainda tenho. Este resto quero usar para lutar pelos seus direitos.

Meu currículum a sua disposição neste link que, aliás, estou atualizando com ações de outubro de 2011 para cá. http://ogritodobicho.blogspot.com/p/fala-bicho.html
sheila moura
_____________________________________

----- Original Message -----
From: Aurea Abrantes
To: falabicho
Sent: Saturday, September 01, 2012 8:55 AM
Subject: RE: oi

Sheila, todo apoio à você na defesa do Franklin. Nasci em Nilópolis-Baixada Fluminense- região que considero o mais próximo que pode-se chegar de do que chamam de "faroeste" cada um por si e Deus por todos e por aí vai.. Sei bem o que passam os animais (não humanos) naquela terra de ninguém.. Já ouvi vários absurdos sobre o Franklin, e fui à clínica que ele atende e auxilia à população carente de Ricardo de Albuquerque. Já precisei da ajuda dele quando há mais de 10 anos atrás, para um cão que peguei atropelado na rua. Ele ajudou sem pedir nada em retorno e sem reclamar. Achei até que ele já tivesse se aposentado ou que algum dos falastrões que gostam tanto de difamá-lo já tivessem tomado o posto dele para fazer o seu trabalho, e MELHOR já que lhe imputam tantas faltas e fatos incríveis. Por favor, repasse este e-mail para o Sr. Gustavo.
Beijos e parabéns pela sua luta e recente vitória sobre o serviço de emergência 24hrs para os animais do RJ.
Áurea Abrantes
____________________________________

----- Original Message -----
From: Mariângela
To: Fala Bicho ; ggtorres73@gmail.com
Cc: aurea; Mariângela Almeida e Souza
Sent: Sunday, September 02, 2012 5:46 PM
Subject: Re: oi

Olá a todos, Gustavo, Sheila, Áurea
Passei o final de semana fora e só agora estou podendo responder a esta mensagem. Sinto muita tristeza quando sei de pessoas falando mal do Franklin. Conheci o Franklin quando ele tinha pouco mais de 16 anos de idade (hoje ele tem mais de 40). Sua história com os animais é muito bonita. Aos 16 anos, seu cão foi pego pela carrocinha, numa época em que a raiva matava cães e pessoas e as autoridades capturavam e matavam (das piores formas possíveis) cães e gatos encontrados nas ruas. Ao saber disso, Franklin correu para o Instituto Municipal de Veterinária, onde esses animais eram colocados e onde aguardavam por poucos dias o seu proprietário para serem resgatados ou, caso contrário, mortos ou entregues para pesquisa. Chegando ao Instituto, Franklin encontrou seu cão mas para resgatá-lo teria que pagar uma multa. De origem muito humilde, ele não tinha o dinheiro nem como conseguí-lo. Não podendo levar de volta seu querido cão e sem coragem de deixá-lo lá para morrer, Franklin começou a chorar. Lya Cavalcanti, presidente da Associação Protetora de Animais, tinha uma conta aberta no Instituto onde ela se dispunha a pagar o valor do resgate daqueles animais quando seus donos não podiam fazê-lo. Feito (pelos funcionários do Instituto) contato imediato com Lya, ela autorizou a inclusão de mais esse resgate em sua conta e Franklin pôde levar de volta para casa o seu cão. No dia seguinte, Franklin procurou Lya na Associação e se ofereceu para trabalhar para ela o resto de sua vida em agradecimento ao que ela fez por ele e por seu amigo. E ele cumpre a promessa até hoje. Franklin é uma das melhores pessoas que conheço e que conheci em toda a minha vida. Ainda se parece com aquele menino simples, mais maduro, com um coração maior que o próprio peito, suportando uma enorme carga de trabalho que só os que o realizam sabem o quanto é pesado e difícil, mas sem se queixar, sempre de boa vontade. Conheço sua casa, sua clínica que atende gente muito pobre, seu sítio onde podem ser encontrados animais de várias espécies, cuidados da melhor forma possível, retirados das ruas, do abandono, dos maus-tratos. Franklin é um exemplo de enorme capacidade de amor, de trabalho, de humildade, de sabedoria. Uma enorme injustiça se fará se qualquer mal for feito a ele. Quem o conhece, sabe bem disso.
abraços
Mariângela Freitas de Almeida e Souza
Médica Veterinária e Psicóloga
Doutoranda em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva
Linha de pesquisa: Ética Animal
Defensores dos Animais / Centro de Esterilização e Educação - presidente
www.defensoresdosanimais.org.br
___________________________________

----- Original Message -----
From: ggtorres73@gmail.com
To: Mariângela ; Fala Bicho
Cc: aurea
Sent: Sunday, September 02, 2012 6:39 PM
Subject: Res: Re: oi

Mariangela, amei a historia do Franklin, e sinceramente, ja me desculpei com todos! O que aconteceu foi movido a uma brincadeira de mal gosto do próprio funcionário do Frankiln, com um funcionario do posto! Quando vi o funcionario chorando e dizendo que aquele pessoal estava levando os caes para um matadouro, me desesperei e busquei ajuda no face, para que fosse tomada alguma providencia! Felizmente, tudo não passou de uma absurda brincadeira, e ficamos sabendo da ombridade desse homem! Em nenhum momento, assistindo à maneira como àqueles homens tratam os cães que levam, poderia imaginar que houvesse uma causa tão nobre por tras disso! Sou de uma familia muito humilde, e em toda a nossa vida, tivemos e temos cães em nossa casa (no momento são quatro, resgatados das ruas e muito bem cuidados!)! Enfim...peço-lhe minhas sinceras desculpas, e se puder, direciona-las ao Franklin! Uma otima noite e fiquem com Deus!
Enviado através do meu BlackBerry® da Nextel

34 comentários:

  1. Ué, se o boato se espalhou por piadinha do funcionário do Franklin a culpa foi dele...

    E com relação aos cartazes alguém já descobriu algo?

    ResponderExcluir
  2. Bom, não sei qual a intenção dessa denúncia, mas vms ver por um lado bom...talvez ele, o Gustavo, tenha achado estranho sempre ver o tal carro sempre com animais, e em vez de se informar pra onde eram levados, tirou deduções ou imaginou ou ouviu algum comentário maldoso, mas não deixou de ser uma preocupação com os animais...embora agiu errado fazendo tal divulgação.
    Abraços
    Célia

    ResponderExcluir
  3. Chorei com o e-mail da Mariângela...

    O lado bom dessa confusão toda foi que pude tomar conhecimento de mais duas pessoas que amam os animais e lutam por eles: Franklin e Gustavo. O Lado ruim? Um funcionário sem noção que tirou uma "brincadeira" de extremo mal gosto e que merece ser punido por isso, e o maldito dono do cartaz no bairro de Irajá que, infelizmente, permanece no anonimato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se me permitir Janayna, assino embaixo de seu comentário.

      Excluir
  4. Aqui em Florianópolis já aconteceu um fato parecido, uma moça entrando em um carro e dois cães correndo desesperados atras doc arro. quem viu foi logo batendo foto doc arro, da placa das pessoas, fez BO, divulgou no face como abandono hediondo e por aí vai. essa pessoa tirou conclusões precipitadas e magou muito uma pessoa que esplicou a situação: ela ia pegar o ônibus todas as manhãs e os cães a acompanhavam. naquele dia pegou carona com um amigo e os cães correram atrás do carro. é mais fácil sair atirando doq ue perder um tempinho se informando realmente da situação. não conheço o franklin, mas a opinião da Sheila é um atestado da maravilhosa missão que ele desenvolve. Abração para o Franklin.

    ResponderExcluir
  5. Que Deus abençoe essa pessoa chamada Franklin!

    ResponderExcluir
  6. Que Deus abencoe TODOS os protetores.

    ResponderExcluir
  7. Agora entendi. Postei no outro comentário que não tinha entendido pois não tinha visto este comentário antes. E confundi esse Franklin com o de BH ainda com problemas. Ele também foi injustiçado com denuncias de insalubridade no local onde mantinha seus animais. E com isso todos foram para o CCZ. Alguns morreram lá dentro. Inclusive, "por engano". A maioria ja foi retirada de lá mas há ainda aquelas com suspeita de Leishmaniose.

    ResponderExcluir
  8. Ok, mas e o cartaz?? será que não é algum criador clandestino?? compra mestiços e de raça.

    ResponderExcluir
  9. Não sabia que porco comia cachorro.

    ResponderExcluir
  10. Mônica Luz06/09/2012 08:27

    Mas e o tal cartaz em Irajá? Ninguém compra filhote SRD, nós sabemos disto! Só pode ser para rituais religiosos e outras coisas absurdas. Como averiguar? Como impedir o assassinato dos anjinhos?

    ResponderExcluir
  11. Alguém ligou por "José"???? E esse Franklin, vai levando, levando e aí? E o resto da história? Ele vai acumulando cães lá?? É assim??? Tá bem estranho, desculpe!!!! Se for pra porcos menos pior, pq minha imaginação vai longe num caso desse!!!!!!! Desculpem a sinceridade.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria muito de ter o endereço deste sítio para que pudéssemos ajudar a mandar mantimentos para os cães mas temos que visitar o sítio para vermos as condições do sítio e a necessidade__seria possível Sra.Mariangela? Tenho um amigo em Curitiba que tem 2000 mil cães e com a ajuda de bingos e outros protetores, ele conseguiu fazer deste Centro um lugar maravilhoso para os cães viverem felizes até serem adotados__Não seria bom que as pessoas tivessem o conhecimentos deste cães que ficam no sítio, para que alguém se interesse e possam adotá-los?? O sitio deveria ser fotografado com os cães, pois esta é a melhor forma de mobilizarmos as pessoas que realmente gostam, para que elas ajudem. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deveria sem duvidas colocar logo o endereço do tal sitio para todos ajudarem e fazer uma visita,tds elogiam,mais ninguém passou o endereço do sitio ,em capivarir,estranho.

      Excluir
  13. Eu moro próximo ao Franklin,Nara Cristina,e a vida dele é transparente.Ele é tudo isso que falam e mais um pouquinho.Eu nunca vi ele recusar a ajudar a um animal.Ele defende as causas dos animais como ninguém.Se duvida tanto,venha conhecer de perto.Tenho certeza que vai sentir vergonha de ficar falando tanta asneira.Encontrei esse blog por um acaso.Mas começçei a ler,e resolvi da a minha opinião.PORQUE ODEIO INJUSTIÇA.Ele sempre viveu para defender a causa dos animais.Ele tem mesmo um sítio,onde os bichos são muito bem tratados.Ai desses animais se não fosse o Franklin

    ResponderExcluir
  14. Gente, hoje infelizmente precisei doar mina cachorrinha vira lata ela esta com seis meses e não encontrei ninguém para doar, eu fui até a clinica do Franklin e doei, os animais são bem tratados e ele faz parte da sociedade protetora dos animais, portanto é realmente uma injustiça ficarem falando do que não conhecem e não tem provas.

    ResponderExcluir
  15. EU O CONHEÇO ELE AJUDA A TODOS OS ANIMAIS NESSECITADOS,VOU ATE LA PRA PEGAR UM FILHOTE.

    ResponderExcluir
  16. Com todo o respeito do mundo a vocês, mas não gostei do comentario sobre
    *pessoas de pior qualidade*.
    Há uns anos eu tive que doar um amigo, na clinica do Franklin. Sinto eternamente por isso. Não pense que foi facil e fiz com sorriso no rosto, sofro até hoje por isso. É muito triste ter que abandonar assim um amigo, mas infelizmente são coisas da vida. Mantenho ainda a esperança de reencontra lo.

    ResponderExcluir
  17. Precisei levar alguns gatos que deixaram em minha porta para o abrigo de Franklim e fui muito bem recebida por ele. Foi uma brincadeira de muito mal gosto.

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho um labrador com fila , e ele é tudo pra mim, tudo mesmo, mas infelizmente moro de aluguel e a mulher me pediu a casa, aluguei outra porém não tem quintal e as que tem quintal são caras de mais, queria levar meu príncipe, para doar ao franklin pois muitas pessoa ja vieram me falar que ele é uma ótima pessoa, e também seria temporário só até eu arrumar um lugar melhor pro meu príncipe.

    ResponderExcluir
  19. Me desculpe Sheila, sempre te respeitei, mas dessa vez, dizer que o assassino carniceiro do Franklin é inocente e um bom protetor? Contra provas e fatos não há argumento... TODOS SABEM QUE ELE SACRIFICA MILHARES DE ANIMAIS NESSA "CARREIRA PODRE" QUE ELE FEZ NA PROTEÇÃO ANIMAL. Você é uma senhora respeitada, e eu NUNCA entendi o porque de defender tanto esse criminoso... Lamentável essa sua postagem... Quem não deve não teme, portanto, ele que se explique com a justiça e com a DPMA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garraanimalrj.
      entendo sua revolta e também é a minha, mas o Franklin que conheço é esse que está postado acima pela Sheila em 09/2012, esse que foi prestar depoimento ontem 23/02/15 e que a DPMA invadiu seu sitio e encontrou várias carcaças, animais queimados, doentes, eu não conheço.
      Eu fiquei decepcionada, passei muito mal ontem, vomitei tudo que comi por dois dias, estou sem dormir e espero que esse sr vá preso, que dessa vez a justiça seja feita, agradeço a DPMA por mais esse trabalho pelos animais, Dr Bruno está de parabéns.
      Cassia
      Infelizmente e

      Excluir
  20. Ainda em tempo, quero ver se a Senhora terá a nobreza de autorizar a minha postagem, caso não tenha, eu mesma a divulgo com o link do seu blog!

    ResponderExcluir
  21. Quem deixou seu animais com o Franklin e ele levou para o sítio provavelmente já morreu. Ontem a DPMA junto com protetores entraram no sítio e os animais foram encontrados em situação lastimável.

    ResponderExcluir
  22. Obrigada por permitir que meu comentário fosse publicado, demonstra o seu senso de democracia, assim como no nosso espaço NUNCA deletamos ou moderamos as mensagens de opiniões diferentes das nossas... Vejo que muitas pessoas aqui dizem que foram muito bem atendidas pelo Franklin, atender bem a um humano, não significa manter bem o animal que esse humano está abandonando lá.
    A verdade é que antes da culpa do Franklin, Evelyn e Neide da APA, existe a culpa das pessoas que querem se livrar do "problema" a qualquer custo...

    Essas são realmente as verdadeiras culpadas por esse festival de crueldade que vemos por aí...

    Então o cidadão encontra um "bichinho" doente ou ferido no meio da Rua e decide ajudar!
    A primeira coisa que ele faz é enfiar num abrigo....

    Com o cenário atual no Rio de Janeiro, onde o abandono é constante, NENHUM abrigo sério tem vagas para novos animais...

    Ou seja, se está recebendo animais a qualquer momento e a qualquer hora, das duas uma: ou é um abrigo eutanásico ou o responsável por esse abrigo pouco se importa se os animais irão se dilacerar na calada da noite...

    Esse é o controle populacional que esse tipo de lugar costuma fazer...

    Isso não é proteger...

    Espero de coração que a DPMA apure e consiga justiça com punição para esse trio que sempre me apavorou: Franklin, Evelyn e Neide da APA...

    Em São Gonçalo, ha cerca de 20 anos, um sujeito conhecido como Zé Carlinho também "trabalha" no mesmo estilo...

    os vídeos e fotos publicados no face book são a prova concreta da veracidade de toda a denuncia, como disse acima: contra fatos não há argumentos.

    A quem possa interessar, basta acessar o link:

    https://www.facebook.com/kbfontes/posts/612640992170696?comment_id=612896008811861&notif_t=mentions_comment

    E verificar as fotos dos comentários...

    ResponderExcluir
  23. Sheila querida, compartilhado. Mais uma vez, um meio de comunicação prestando um desserviço à população. É muito saudável saber que denúncias estão sendo apuradas, mas continua desanimador o número de pessoas que não apuram os fatos com clareza antes de denunciar, e os que só querem aparecer na na mídia, sem realmente colocar a "mão na massa" prestando trabalho voluntário em ONGs e abrigos. Bjs

    ResponderExcluir
  24. Retirem as denuncias pois ele não fez nada . Ele sempre foi muito bom mesmo e esse boato vai acabar.
    Tem gente que diz que sabão é feito de cachorro,logo pode -se esperar qualquer mentirinha ne gente?! alguém concorda comigo?
    FRANKLIN NÃO FEZ MALDADE ! Eu morava em Ricardo e sei.

    ResponderExcluir
  25. O Franklin nunca maltrataria um animal meu Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ele sempre ajudou todos os animais. Gente eu não sou a pessoa mais correta pois nem existe, mas esse rapaz não teria o porque maltratar um animal. Ele é um homem bom que vive de ajuda das pessoas para alimentar e cuidar de seus cães. Tira a denuncia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nós sabemos que o Franklin dedica-se sem reservas aos animais. isso tudo é calúnia!

      Excluir
  26. só quem não conhece o Franklin pode acreditar nessas calúnias!

    ResponderExcluir
  27. Contra fatos, não há argumentos, vcs são cegos ou o que? Pelo amor de Deus, não virão o video da Record??? Agora vão falar que foi armação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ô seu Anônimo, leia e veja direito tanto o que foi postado aqui quanto a contradição do que foi falado na matéria da Record.... A ignorância é triste!!!!!!!!!!!!!!! se informe e raciocina.... juro que não dói nada, viu?

      Excluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪