28/09/2012

Nota Pública - Zoo Beto Carrero - Leoa


Por direito legal de resposta, estou publicando em função de nossa postagem a respeito:
*************
Nota Pública - Zoo Beto Carrero - Leoa
.por Beto Carrero World, Quinta, 27 de Setembro de 2012 às 13:20 ·

Nesta semana aconteceu uma situação envolvendo um dos animais do nosso zoo, uma ONG e o IBAMA-SC, essa situação acabou divulgando negativamente o nosso zoológico e novamente espalhando uma mentira nas redes sociais.



Vamos descrever abaixo os fatos:

Há quase um ano atrás um elefante fugiu do Zoológico de Salete, cidade no interior de Santa Catarina, e
causou alguns estragos por onde passou, inclusive representando grande risco às pessoas. Antes que a única alternativa à polícia fosse abater o animal, nossos biólogos e tratadores interviram na situação e em caráter de ermergência a pedido do IBAMA-SC, foram até a cidade onde conseguiram acalmá-lo e trazê-lo para o parque, esse elefante, que estava com a saúde afetada por pouca alimentação foi recuperado em nosso zoo e redirecionado ao Zoo do Rio de Janeiro.

Após esse ocorrido o IBAMA-SC decidiu por fechar o zoológico de Salete, e solicitou ao Zoo Beto Carrero abrigo para vários animais que lá estavam, entre eles duas leoas. Não é obrigação do Beto Carrero World receber animais nessas situações, porém como sempre prestamos esse serviço ao IBAMA e também à sociedade os recebemos de braços abertos, tratando e cuidando de todos eles como se fossem nossos.

No início deste mês chegou uma remessa de testes importados solicitada por nosso veterinário responsável e todos os felinos do nosso zoo passaram por uma avaliação, identificamos que uma das leoas que veio do zoo de Salete é portadora de FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina).

O procedimento padrão instituído pela comunidade veterinária internacional nesses casos é que o animal deve ser eutanasiado, conhecendo esta situação nosso veterinário responsável Dr. Daniel entrou em contato com o IBAMA-SC pedindo a opinião do órgão sobre o que deveria ser feito com a leoa, já que esta é de propriedade do IBAMA-SC e não do Beto Carrero World. O órgão por sua vez se posicionou a favor de manter o animal isolado dos outros e juntos chegamos ao consenso de que a eutanásia não deveria ser feita, afinal apesar de portador do FIV o animal continua saudável e não demonstra qualquer sintoma de doenças associadas. Os testes comprovam que somente uma leoa está com a doença.

A única possibilidade de este animal voltar a viver em grupo com outros de sua espécie é ser colocado em um recinto com outros animais também portadores de FIV, por isso deixamos a leoa à disposição do IBAMA-SC para que fosse redirecionada para onde acharem que for melhor para o animal, não recebemos contato algum de qualquer ONG para retirar o animal, a responsabilidade desta movimentação é somente do IBAMA-SC, que contatou uma ONG, porém o IBAMA-SP e a Secretaria de Saúde de São Paulo não permitiram que ela entrasse no Estado, não foi uma proibição do Beto Carrero World.

Esta leoa continua em nosso zoo, em um recinto interno, separada dos demais felinos e sendo tratada com carinho e boa alimentação como sempre foi e também como são tratados TODOS os animais moradores do Zoo Beto Carrero e está à disposição do IBAMA-SC para ser encaminhada para onde considerarem melhor, assim como sempre esteve à disposição desde que chegou aqui em caráter provisório e emergencial.

Informação importante: A FIV só é transmitida para FELINOS e não apresenta risco algum aos seres humanos ou outros animais.

Ps.: Entristece-nos muito que pessoas com má intenção façam comentários dessa forma, nossos profissionais do zoo são apaixonados por bichos e vemos diariamente o amor que depositam no seu trabalho, JAMAIS alguém prejudicaria algum animal aqui, seja um leão, um cão recolhido na rua, um cavalo abandonado ou qualquer outro ser vivo. Convidamos todos vocês a virem visitar nosso zoológico com bastante atenção e verem o quanto esses bichos são bem tratados.

Ps2.: Por favor, antes de compartilhar coisas na internet verifiquem as fontes, questionem e tenham bom senso, vamos tentar deixar o mundo online tão bonito quanto lutamos todos os dias para deixar o mundo real.

Agradecemos por sua atenção.
Equipe Beto Carrero World

11 comentários:

  1. Então, vamos aproveitar a "bondade" e pedir que o Rancho dos Gnomos retire a coitadinha de lá o quanto antes. Eu sei como é triste, porque meus gatos, todos, têm fiv, ou algo parecido. Alguns já morreram, com o tempo da doença, e outros nem apresentaram os sintomas, ainda. Mandem notícias.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o tipo de questão que merece esclarecimento dos fatos. Eu gostaria que animais vivessem na natureza, mas os zoológicos e parques existem, assim como santuários tb. É um fato e para tal existem regras para o bem estar dos animais, independente das posições ideológicas. A comunicação deve ser clara para que o bom nome de todos os lados envolvidos seja respeitado. Todas as partes precisam mostrar os fatos e citar nomes! Quem disse o quê para quem? Se a questão é do IBAMA (SP/SC), então ele, que deve ser transparente, que esclareça.

    ResponderExcluir
  3. Também acho que o IBAMA deve se manifestar.

    ResponderExcluir
  4. É sempre bom,ouvirmos o outro lado,para que não cometamos erros de julgamento e,portanto,sermos injustos.Que a leoa seja encaminhada ao melhor local possível...

    ResponderExcluir
  5. Cristina Calixto28/09/2012 14:51

    Poxa, por causa de uma gata que minha irmã resgatou, ela passou a FELV para todos os outros gatos, porque a FIV e FELV não é muito divulgada.

    Os animais podem viver sem problemas e não apresentarem qualquer sintoma e TODOS, até o momento, simplesmente adoecem e morrem em poucos dias, quando começam a apresentar algum sintoma. Minha irmã decidiu então que só aceitaria gatos com essas doenças.

    Mas, é aquilo: a FIV também tem variados tipos e daí, é uma decisão horrorosa, porque se tem uma FIV mais agressiva, juntar com os outros pode agravar a saude dos outros. Mas, e quanto a negar abrigo, alimentação e carinho a essas criaturinhas que nem sabem o que têm?

    Tenho dois gatos, filhos dessa gata com FEÇV que não apresentaram a doença. Iria optar por deixá-los com os outros? Apenas fiz o teste e, agora torço para que continuem aqui e felizes.

    ResponderExcluir
  6. Zoológicos são prisões que condenam inocentes que nunca cometeram crime algum.

    ResponderExcluir
  7. Zoológicos são prisões que condenam inocentes que nunca cometeram crime algum.

    ResponderExcluir
  8. Com a palavra o Ibama, por favor. Agora, que não gosto de zoológicos, não gosto mesmo. E só espero que a declaração seja um fato incontestável, porque os animais merecem sim todo o nosso respeito a carinho.
    Iraí

    ResponderExcluir
  9. Se os veterinários e biólogos do Beto Carreiro World amassem os animais, não aguentariam trabalhar num campo de concentração. Fechem esse zoológico!

    ResponderExcluir
  10. Zoológicos são prisões que condenam inocentes que nunca cometeram crime algum. [2]
    Penso da mesma forma. Por mim, animais não domésticos deveriam viver unica e exclusivamente em seu habitat.
    Silvan

    ResponderExcluir
  11. Caraca!!!! Detesto gente xiita, zoológicos são horríveis? São!!! Mas do jeito que o mundo anda se esses animais forem para a natureza, quanto tempo acham que eles duram???? E que Natureza? Se tudo está destruído????
    O mundo está com 7 bilhões de pessoas e isso só vai aumentar, terá uma hora, infelizmente, que animais só veremos no google.
    Quem disse que esses veterinários não gostam de animais só pq os mantem no zoo? É o mesmo que dizer que não amamos os animais pq prendemos nossos cachorros e gatos em casa, um dia eles tbm foram selvagens, pq vcs não soltam o de vcs?
    A vivissecção sim é uma prisão, onde condenam inocentes que nunca cometeram crime.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪