21/08/2012

Promotor considera sites sobre a farra do boi como "liberdade de pensamento"

desenho Scottini
.
Nossa leitora Giovanna Chinellato nos traz a questão da famigerada farra do boi e pede nossa divulgação do motivo de arquivamento de sua " Notícia de Fato". A coisa mais esdrúxula que já vi. Numa comparação: pedofilia é crime, mas, o sites sobre o tema, segundo este promotor, é liberdade de pensamento, não? 

Agora, gente, quando falo que a coisa é triste demais, acho que ninguém percebe o alcance desta afirmativa.... Se a lei não é cumprida (a farra rola ainda e é documentada pela imprensa) e a justiça diz que os sites que fazem sua apologia é "liberdade de pensamento", o que fazemos? a quem reclamar? com o bispo? Leiam sobre o caso:

"Olá, Sheila, tudo bom?
Sou ativista em Florianópolis- SC e venho pedir sua ajuda para fazer barulho com um caso recorrente aqui: a farra do boi.
Ano passado, antes da pascoa, entrei em contato com um advogado que me ajudou a entrar com essa denuncia no MP (email abaixo e arquivos anexos), denunciando comunidades e pessoas do orkut que defendem farra do boi, segundo ele se enquadra em apologia ao crime. Ele até falou que era importante denunciar para servir de exemplo, fazer os farristas verem que não é brincadeira etc.
O processo foi encaminhado pra Biguaçu (cidade onde tem farra todo final de semana) e eles não vão acusar ninguém dizendo que "é livre a manifestacao do pensamento". Sendo que tem até fotos das pessoas em farra, o arquivo que passei para eles tinha dezenas de páginas de internet autenticadas, com fotos e nomes das pessoas. (eu procuro o arquivo em meu HD e te mando se quiser)
O advogado que me auxiliou sofreu um acidente de moto logo depois, ficou internado e tals, não sei como ele ta hoje, mas acho que não compra a briga.
Enfim, farra aqui é igual jogo de futebol, tem em todo lugar, toda hora, virou parte da paisagem, infelizmente.
Como jornalista escrevi uma matéria denunciando um dos pontos de farra, ano passado, a matéria não deu em nada, mas é válida como documental e para informação (em anexo também).
Estou de mãos atadas nessa questão e imagino que você possa me ajudar, nem que seja só para vazar essa decisão absurda do MP."

Clique nos títulos para ler
COMUNICADO DE ARQUIVAMENTO
MOTIVO DO ARQUIVAMENTO
MATÉRIA ESCRITA PELA LEITORA NO ANO PASSADO

19 comentários:

  1. Só tem 2 coisas a fazer: mandar todo o material até a Corregedoria do MP em SC, deve ser em Florianópolis, contando dessa cidade onde há o tal "evento" todos os finais de semana, mandar uma cópia de todo o material, e cobrar que algo seja feito contra esse promotor. Ao mesmo tempo, mandar tudo também pro Ministério Público Federal, já que o estadual não dá jeito. E anunciar tudo na internet, facebook, e tudo mais. O nome do promotor deve ser divulgado. Talvez se espalhar na rede e aparecer bem quem é quem, o promotor fique constrangido. É igualzinho a juiz de futebol, a lei existe, mas o problema são as "interpretações" pessoais da lei. Cada um pensa que tem o direito de interpretar, e isso é incentivado, pois pelo que dizem todos os juízes têm razão, porque cada um faz a leitura da lei como quer. É um absurdo, mas todo mundo compra isso como verdade. E permitem que um promotor diga uma barbaridade dessas, com a maior cara deslavada do mundo. Só tem de perguntar a ele onde foi que ele fez o curso de Direito!!! O que não dá é pra ficar quieta e deixar a coisa rolar.

    ResponderExcluir
  2. Esse promotor deve ser bem aquele que adora participar desse festival de horror, tomara que um dia o touro pegue ele na curva!

    ResponderExcluir
  3. De acordo com a Teresinha Winter e pedindo licença para assinar embaixo do comentário ultra pontual.
    Se o "santo" não esta cumprindo com a tarefa, o jeito é rumar direto para "deus" e ir fazendo alarde no meio do caminho.

    ResponderExcluir
  4. Esse povo nao evoluiu, ainda está na era dos barbaros.

    Lamentavel !!!

    ResponderExcluir
  5. Que absurdo a comparação que o PROMOTOR fez com a MARCHA DO BOI e PARADA GAY.

    Na parada gay as pessoas expressam sim a liberdade de ser o que é, a marcha do boi maltrata um animal.

    Podíamos fazer a MARCHA DO PROMOTOR MARCO ANTONIO SCHUTZ DE MEDEIROS.
    Correr atrás dele até ele cansar, encurralar, bater e tudo mais que fazem com o BOI para ele ver qual a diferença de uma brincadeira e mal tratos.

    ResponderExcluir
  6. ahhh! fala sério ! é piada né ? farra do boi como "liberdade de pensamento" - é a mesma coisa que dizer : site de pedofilia é "liberdade de pensamento" --- pois crueldade pra mim não tem medida ...maldade é maldade 100 % intoleravel...

    ResponderExcluir
  7. farra do boi como "liberdade de pensamento" é a mesma coisa que
    site de pedofilia "liberdade de pensamento" .... maldade é maldade 100 % intoleravel...qual a parte que esse promotor não entendeu ?...

    ResponderExcluir
  8. Liberdade de pensamento é uma coisa e liberdade de ação é outra. Se ele
    diz que defende a liberdade de expressão, então podemos escrever
    em letras de formas e bem grandes, todo tipo de palavrão que
    queremos e mandar essas pessoas para todo tipo de lugar,sem que
    nos preocupemos com nada não é mesmo?

    ResponderExcluir
  9. Assino embaixo do escrito por Teresinha Winter. É o que precisa ser feito. Comparação com a parada gay é revoltante e outro ponto negativo do promotor. Na parada gay ninguém está ferindo nem matando ninguém. Como não percebe a enorme diferença? A farra do boi é crime. Os sites fazem apologia ao crime. Logo não pode ser considerado liberdade de expressão. Mas o mais grave não são os sites. E sim a farra acontecendo todo o fim de semana. Eu confesso que pensava ser apenas na Semana Santa. Estou pasma.

    ResponderExcluir
  10. Rita Cristina Carvalho de MEDEIROS Couto22/08/2012 10:29

    Ai meus sais!!! Esse homem ostenta o meu sobrenome de solteira...espero que não seja meu parente. Na minha opinião esse sr. parece homofóbico. Comparar farra do boi à parada gay, ou marcha da maconha?!
    Uma reflete uma tentativa de afirmação de uma comunidade que realmente sofre com preconceitos, a segunda é sobre poder usar em seu próprio corpo o que lhe apetecer, desde que não dirijam ou cometam crimes chapados, né? Defendo os gays e tenho restrições à maconha. Enfim...site neonazista é liberdade de expressão? O boi se defende por escrito? Cultura é algo a ser reconhecido e protegido, desde que não seja negativa à sociedade. Xingar alguém de "negro safado" é correto? Não!! É crime. Ver a mulher como ser inferior é aceitável? Não!! Alguns diriam que é liberdade de expressão. Dá pra engolir esse tipo de expressão de ideias?! Invadir cultos religiosos quebrando seus símbolos é correto? Não!!! Agressão não é um ato aceitável. No que a cultura é enriquecida ao estressar, assustar e bater no animal? Ter uma titulação não diz nada. Mesmo juízes, promotores, policiais, professores, pastores, padres, enfim todos os que atuam em sociedade tem que ter uma mente aberta. Já que a lei é interpretada que o seja de forma correta: farra do boi não é prática aceitável! Tem que ir pra instância maior, tem que jogar na imprensa! Estou exercendo minha liberdade de expressão: quem compara parada gay à farra do boi comete o crime de homofobia!

    ResponderExcluir
  11. Por que vc não vai ao minist'erio P'ublico. Quando um lei 'e feita deve ser cumprida. Caso não queiram tomar providência 'e crime de prevaricação.
    Parab'ens Giovanna Chinellato, pelo seu ativismo em prol dos animais!!!
    A farra do boi, 'e uma pr'atica , cruel e primitiva não deve ser mesmo permitida, q vc consiga proibir essa atrocidade a'i em sua cidade.
    Todas as boas energias pra vc.
    Ines Portela Nogueira

    ResponderExcluir
  12. Na verdade a maldita farra do boi é considerada como tradição cultural ( faz-me rir )aqui em SC e é apoiada por alguns políticos (Dão até o boi) sendo que dá muito voto pra eles. O tal do famoso "curral eleitoral".
    Os animais padecem de tortura cruel e horrenda, enquanto um bando de gente corre atrás e maltrata, mas maltrata mesmo.Queima, mutila, apedreja, corta as patas para eles não fugirem mais a assim vai. Nem vou dizer o que penso desta gente porque todos devem saber. O mundo evoluiu, mas só em alguns lugares, pois em outros continuam na idade da pedra. Conversar com essa gente é perda de tempo. São de uma falta de educação e ignorância que faz corar até pedra. Esperar o que mesmo...Educação e civilidade?
    A coisa acontece sempre...Dá nojo!

    ResponderExcluir
  13. QUE ABSURDO. Nada justifica o sofrimento de um ser em prol do entretenimento de outro(s). Pra esse promotor é liberdade de pensamento porque não é ele o centro da atração. Duvido que se ele fosse torturado e exposto ao ridículo, iria continuar dizendo que é liberdade de pensamento. Me poupe, quanta gente ignorante e estúpida, viu. Não dá pra aguentar certos tipinhos de gente. Ô NOJO MESMO!!!

    ResponderExcluir
  14. QUE ABSURDO. Nada justifica o sofrimento de um ser em prol do entretenimento de outro(s). Pra esse promotor é liberdade de pensamento porque não é ele o centro da atração. Duvido que se ele fosse torturado e exposto ao ridículo, iria continuar dizendo que é liberdade de pensamento. Me poupe, quanta gente ignorante e estúpida, viu. Não dá pra aguentar certos tipinhos de gente. Ô NOJO MESMO!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu ia a ocktober fest, não sabia o quão bárbaro e laico era o Estado de Santa Catarina, Deus me livre pisar em um lugar assim que não merece 1 centavo do meu dinheirinho suado. Catarinenses asquerosos isso sim, não merecem a honra de serem chamados de brasileiros, que vergonha!Nojo eterno!

    ResponderExcluir
  16. Cláudia Castelar23/08/2012 01:42

    Também acho que temos que fazer, de prático, alguma coisa contra esta selvageria explícita. Penso que a denúncia ao Ministério Público é uma boa medida, mas o boicote a veraneios e festas em Santa Catarina, com campanha nacional divulgando os motivos, seria bem eficaz (que me perdoem os bons catarinense como a Giovanna Chinellato, mas a medida seria por uma boa causa). Os próprios catarinenses interessados no turismo ajudariam a pressionar contra esta monstruosidade. Quem sabe se vendo "enojados" pelos demais brasileiros, eles mudariam sua mentalidade a ponto de se envergonharem de um dia terem adotado esta barbárie travestida de "tradição".

    ResponderExcluir

  17. Lamentável o posicionamento do referido promotor. O STF já se pronunciou contrário a Farra do Boi no RECURSO EXTRAORDINÁRIO 153.531. Quem tiver curiosidade para ler o acórdão, basta acessar www.stf.jus.br

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪