30/08/2012

Começaram os problemas do Gatil Municipal sob reponsabilidade da SEPDA

.
Retirado do Facebook "Gatos do Campo"  em  29/08/12
_____________________
Gatos Do Campo
há 15 horas próximo a Rio de Janeiro

Na data de hoje, eu estive no gatil acompanha de uma amiga e presenciamos uma cena que me chocou profundamente e me deixou totalmente preocupada com a segurança de nossos gatos. Há um buraco, um vão do viaduto com o gatil que foi inicialmente telado antes do início da transferência deles.

Há cerca de 2 semanas houve a denúncia de que os gatos teriam cavado
um buraco na terra e penetrado no vão do viaduto. A tela foi arrancada. Foi feita uma reunião entre Sepda e protetores para tentar definir uma solução, a estratégia seria a colocação de uma parede de alvenaria dentro do vão com um espaço para colocação de uma gatoeira para que todos os dias fossem sendo resgatados gatos até que o último gato fosse resgatado e a gatoeira retirada e a parede fechada.

Entretanto, no início dessa semana ao receber email de uma protetora falando sobre o nível de profundidade do vão, fiquei alarmada, extremamente preocupada que de algum modo os gatos estivessem tendo acesso ao lado de fora do gatil através desse buraco.

Estive no gatil com uma amiga e presenciamos uma sialata do lado de fora do gatil, em cima do alambrado, na parte do gatil que dá para o viaduto. Os carros passando a toda velocidade, a gata chorando, e os funcionários do gatil sequer dispunham de uma escada para tentar resgatar a gata.
Disquei 193, os Bombeiros vieram, a gata se assustou e correu na frente dos carros, indo parar na outra extremidade do viaduto. Saímos correndo, eu e minha amiga, atrás da gata. Encontramos a gatinha do lado de fora do gatil, próximo à continuação do vão do viaduto. 

Os bombeiros, confirmaram que o vão do viaduto se afunila mas tem saída para fora do gatil. Alguns gatos estão entrando e saindo do gatil.
ESTOU APAVORADA, ESTOU ME SENTINDO UMA M... CULPADA.
PRECISAMOS DO RESGATE URGENTE DE TODOS OS GATOS NO VÃO DO GATIL E QUE MEDIDAS PARA SUA SEGURANÇA SEJAM TOMADAS.

EU DOU MINHA CARA À TAPA, ESTAVA ERRADA, AS TRANSFERÊNCIAS NÃO PODEM CONTINUAR ATÉ QUE A SEGURANÇA DELES ESTEJA GARANTIDA. PUBLICAREI AS FOTOS DO BURACO DO VÃO DO VIADUTO AMANHÃ ASSIM COMO DA GATINHA.
A GATINHA EM SITUAÇÃO DE RISCO E OS FUNCIONÁRIOS DO GATIL DIZENDO QUE ELA ERA "DA ESTÁCIO" QUE NADA PODERIAM FAZER POR ELA.

A GATINHA É DO GATIL E INDEPENDENTE DE ONDE FOSSE, ELA DEVERIA SER PROTEGIDA POR AQUELES QUE TRABALHAM PARA A SECRETARIA DE PROMOÇÃO E DEFESA DOS ANIMAIS.

A ÚNICA ATITUDE DOS FUNCIONÁRIOS FOI A DE CHAMAR REFORÇO DA GUARDA MUNICIPAL, COMO SE EU FOSSE UMA CRIMINOSA, ANTES ELES TIVESSEM TRAZIDO UMA ESCADA PARA AJUDAR. NADA FIZERAM... TODO GATO EM SITUAÇÃO DE RISCO, ELES DIZEM SER DA "ESTÁCIO". 

EU JÁ ELOGIEI MUITO A SEPDA, MAS DOU MINHA CARA PARA QUEM QUISER BATER, PORQUE EU, Ana Luísa Franco, ERREI FEIO EM NÃO ASSEGURAR QUE TODOS OS PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA DE NOSSOS GATOS FOSSEM FEITOS.

AS DEMAIS PROTETORAS FORAM MUITO MAIS CAUTELOSAS, EU SOU A ERRADA, E VOU DORMIR CHEIA DE CULPA HOJE E SEMPRE ATÉ QUE AS MEDIDAS SEJAM TOMADAS.
A SIALATA QUASE ATROPELADA DE HOJE NÃO SAIRÁ DA MINHA MENTE.
______________
Saibam mais a respeito lendo:

5 comentários:

  1. Ana Luísa, sei bem como deves estar te sentindo, mas o que vale, neste caso, são as tuas intenções. Esse tipo de trabalho só funciona se todos estiverem enganjados, se for só para receberem o salário, não vai funcionar nunca. Tu vás sempre dar murros em ponta de faca. Abraços, Eleonora

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Eu estou pasma com essa situação, o ideal seria que o nosso prefeito se importasse com os animais e trocasse esse presidente da SEPDA e todos que lá estão mamando nas tetas públicas.
    Estou revoltada
    Vou repassar essa situação no meu facebook
    abraços
    rita

    ResponderExcluir

  3. Um Prefeito que tem demonstrado dar pouca importância aos animais, não só gatos e cães, mas também ao meio-ambiente deixando que arranquem árvores centenárias dos parques e ruas, jardim Botânico etc
    E ainda quer o nosso voto?!

    ResponderExcluir
  4. Cristina Calixto01/09/2012 01:33

    Já falei aqui várias vezes sobre isso: temos que entrar como uma ação popular para obrigar a Prefeitura a definir claramente para o que serve essa secretaria inútil, que é a SEPDA.

    Criar órgãos públicos para criar cabides de emprego para parentes de políticos com o dinheiro suado de nossos impostos não dá mais. Ou fazem e declaram honestamente para onde foi o dinheiro ou somem com essa bosta de secretaria devoradora de dinheiro.

    Não é possível que continuemos a ser vaquinhas de presépio neste país, neste século! Aceitamos tudo de bom grado. Por isso é que há séculos aquela família SARNEY mantém o estado do Maranhão como latifúndio particular enquanto a miséria grassa o povo.

    E no nosso caso, lamentavelmente insistimos em manter as mesmas cabeças na política. Quando não, os descendentes desses nojentos.

    Chega de aceitar tudo de bom grado e apenas nos lamentarmos. Vamos entrar com ação popular e eleger quem realmente se importa com as causas dos animais, do povo, etc.

    Até pediria desculpas pelo desabafo, mas hoje estou naqueles dias de revolta com tudo, principalmente por ser obrigada a votar.

    ResponderExcluir
  5. Essa história de gatil é algo que ainda vai dar muito o que falar. O mais interessante de tudo isso é que o pessoal da Fundação Parques e Jardins (ógão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente da cidade do RJ), que administra os parques públicos urbanos da cidade, conseguiu o apoio de algumas pessoas que atuavam no Campo de Santana cuidando dos gatos, e de várias outras, na criação desse gatil. De um lado, funcionários públicos preocupados com a estética urbana que tinha os gatos destoando na paisagem, e de outro, pessoas autodenominadas protetoras que propunham manter os gatos isolados em algum lugar para "protegê-los" dos moradores de rua que frequentam o parque. O grande problema é que a maldade humana nem sempre é intencional e pode estar camuflada em ações supostamente bem intencionadas.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪