06/06/2012

China desiste da compra de jegues, mas, sei não.... vamos ter que vigiar....

.
Poderíamos comemorar, mas, penso que é preciso ficar atento, pois, pode ser uma nuvem para nos pegar distraídos... tô errada? Hoje em dia, não está dando para comemorar quase nada...


"Angela Lacerda, O Estado de S. Paulo
RECIFE - Em julho do ano passado, a empresa chinesa Shan Dong Dong E.E. Jiao Co. Ltda. firmou um protocolo de intenções com o governo do Rio Grande do Norte visando à importação de 300 mil jumentos nordestinos por ano. O anúncio, que chegou a gerar uma onda de protestos de protetores de animais e defensores do jegue, não deslanchou. "O Estado não voltou a ser procurado nem pelo governo chinês, nem por fazendeiros", afirmou, nesta semana, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Benito Gama. "Ficou na intenção".


De acordo com o protocolo, a empresa chinesa se encarregaria da assistência técnica com melhoria da genética e alimentação, enquanto o governo do Rio Grande do Norte buscaria linhas de crédito. O objetivo era a criação do animal para comercialização e industrialização da carne e derivados. A mão de obra local seria utilizada e o preço do animal, compatível com o mercado. Agricultores familiares seriam organizados e inseridos como produtores de jegues.

A idéia foi bem recebida pelo Rio Grande do Norte, pois a exportação criaria uma nova cadeia econômica no Estado, ao mesmo tempo em que seria solução para os jumentos abandonados por donos de terra. Especialmente depois da política de distribuição de renda do governo federal e facilidades de crédito para compra de motos, que passaram a substituir os animais no trabalho de cercar o gado, buscar água e transportar materiais e pessoas.

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Jumento Nordestino, Fernando Viana, também chegou a aprovar a proposta, desde que o preço fosse "justo".

O projeto, no entanto, não foi à frente. Na época, a informação era a de que um grupo de empresários chineses teriam percorrido da Bahia ao Rio Grande do Norte, interessado na compra dos animais, mas apenas o governo do Rio Grande do Norte foi procurado formalmente.

Fonte: "Jegue nordestino encalha"   Estadão

Fonte: "China desiste de importar 300 mil jumentos nordestinos após protestos em defesa dos animais" - Paraiba.com

.

14 comentários:

  1. quando eu olho uma foto dessas, eu fico emocionado pq Deus me deu a visão para poder me passar alegria de saber que existe coisas boas no mundo.
    MAs qdo abro os olhos novamente e leio esse tipo de noticia, fico estragado com a simplcidade de ocmo se resolvem as coisas.
    Renegar e deixar um companheiro, sim, porque eles são os grandes companheiros desse povo que vive na eterna miseria.

    Quando eles derem falta de quanta FALTA um bichinho e companheiro desses faz ai já vai ser tarde
    e da-lhe falta de informação.
    que país de merda, que mundo perdido é esse.
    viva a educação que nunca existiu , viva a falta de perspectiva de melhoras em causas utra necessárias para o boa convivência humana
    Salve a grande potencia vermelha, outra grande bizrrice da atualidade.

    ResponderExcluir
  2. é bom ficar esperto...

    ResponderExcluir
  3. Sei não, hem gente. Não sei não...

    Esta me parecendo coisa para dar uma acalmada, abafada e na hora que a gente piscar os olhos, fazem a insanidade de envia-los para a China.

    ResponderExcluir
  4. EDNA R COSTA06/06/2012 17:12

    Também estou achando que é tudo mentira, precisamos ficar bem alertas mesmo, meu sétimo sentido está me dizendo que por traz disso tem coisa e não é boa não vocês acham que estes fdp dos políticos iriam jogar fora uma chance de ganhar um dinheiro sem fazer nada???? é ruim heim!!! e a vadilma, o que disse sobre a carta da Brigite??? com o pedido implorando que esta negociação não se consumasse???isso não está me cheirando nada bem, vamos ficar de olho, podem até dizer que vão transportá-los para outro lugar para o melhor conforto deles, e nisso aí mandar os pobresinhos para aquele lugar maldito, OLHO NELES!!!

    ResponderExcluir
  5. rosa villanueva06/06/2012 20:42

    Vamos continuar alertas.

    ResponderExcluir
  6. Temos que ficar de olho nesta gente para que realmente não façam o que estavam pretendendo. Até a Brigitte Bardot está contra este "projeto" e espero que realmente os jegues estejam a salvo.

    ResponderExcluir
  7. Eu também não acredito que desmanchem esse negócio tão rápido, imagina, estão indo das mãos desses maldios politicos muito dinheiro essa raça não deixa tão fácil isso, tomara esteja errado, mas vamos ficar atentos!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o que o Carlos disse... a mais pura verdade. O ser humano renega aquele anjo que está com ele na miséria, lançando-o ao abatedouro. Vamos torcer para que isso não aconteça.

    ResponderExcluir
  9. E o tom do artigo...Como se lamentassem não ter dado certo. Seria a solução para o problema dos jegues abandonados...O que? Está escrito lá. Ganhariam tanto dinheiro...e os protetore nao deixaram. Como averiguar isso? Sim, toda atenção ainda é pouca.

    ResponderExcluir
  10. Marcela F. Santos07/06/2012 11:58

    Pessoal,

    Eu também não acredito, o que não me conformo, que tudo isso está na base do lucro, vidas em troca de dinheiro. Em vez do Governo recolher os animais (é uma obrigação, a solução que acharam é vender os jumentos para consumo de carne.
    Fico Pt da vida, com notícias que falam que um determinado grupo de animais está com super população, e eles devem ser caçados ou sacrificados enfim... Esse país é uma merda! Se é assim, então vai ter que matar a metade dos seres humanos, pois eles já estão causando super população no planeta!
    Gente! que droga de seres humanos temos que aguentar! temos que acabar com isso, não aguento mais... ouvir isso... para mim são idéias de gente primitiva!

    Gentes, peço desculpas pelas palavras aqui postadas, MAS JÁ ESTOU COM MUITO SACO CHEIO DISSO TUDO!!
    E ainda falam ( é que nossas crianças tão passando fome..) --> VãoPRA PQP E A MERDA! Jé povinho ignorante!

    ResponderExcluir
  11. Pelo manos assim a China percebeu que tem gente preocupada com o bem-estar dos animais, diferentemente deles.

    ResponderExcluir
  12. Desculpem, mas NÃO da para acreditar, comcerteza já fazem isso a muiiitttooo temmpooo...só agora que estamos sabendo, talvez por quererem legalizar...

    ResponderExcluir
  13. Sinceramente não estou acreditando. Aliás não acredito em mais nada que venha de qualquer órgão público que não esteja efetivamente comprovado. Acho que estão fazendo cortina de fumaça e estão sim, embarcando os jumentos clandestinamente.

    ResponderExcluir
  14. To chegando a conclusão que sou uma anta parda (que me perdoe as antas) mas juro que acreditei na matéria e já estava aplaudindo.

    Se essa materia não for verdadeira que uma bomba exploda na china antes dos jegues chegarem lá.

    E que outra bomba exploda nos cornus do Fernando Viana, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Jumento Nordestino.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪