19/05/2012

Resolução do CFMV sobre eutanásia e uma reflexão sobre Vida e Morte... O que temer?

.
Observo muito, na proteção animal de países latinos, uma certa dificuldade de encarar a morte como um processo natural da vida. Por mais que se tenha medo dela, será inexorável nosso fim. 
Volta e meia, refletimos no cotidiano que VAMOS MORRER e o quanto não queremos que aconteça!!! 

Uma vez, vendo uma série de TV, um discípulo confessa ao seu mestre que, quase sempre, lhe assombrava o momento de sua morte. O mestre lhe ensinou que: todas as vezes que pensares na sua morte, pense na sua vida!!! Eu segui este princípio até algum tempo atrás quando me dei conta que prefiro conviver com o entendimento e conceito de morte. Realmente, é quando a gente se desapega de tudo. As coisas passam a ter um brilho diferente e sem conflitos.

Discussão sobre conceito de vida e morte... o que temer?

Percebo que há uma rejeição enorme quanto às chamadas "matadoras", aos CCZ`s que ainda matam, aos matadouros, aos abatedouros, os a favor do aborto e outros mais que lidam com a morte diferentemente. Entretanto, tal observação me levou a entender a dificuldade destas mesmas pessoas de se entender com o fim da vida. Explicado pela nossa colonização feita por civilizações que se caracterizam por tal dificuldade, continuamos nos horrorizando quanto ao comportamento dos europeus e asiáticos com referência ao que reconhecemos como crueldade praticada contra os animais.

A humanidade briga por "conceitos" diferenciados entre as civilizações promovendo grandes guerras em nome daquilo que não conseguem perceber e aceitar do outro...  Bem, mas, isto é papo p´ra mais de metro.... kakakaka... Chega, já falei demais!!!! desculpa aê, galera!

Vejam a resolução do CFMV que estabelece metodologias para eutanasiar os animais. Clique no título abaixo:

O "Movimento SOS Bichos" emitiu uma opinião que me parece interessante ser lida. Cliquem no link abaixo:

.

10 comentários:

  1. Oi Sheila
    Existe uma enorme diferenca entre aceitar a propria morte, ou de um ente querido ,e mesmo rejeita-la do que aqueles que nao tem outra saida. Nao aceitar a eutanasia em animais saudaveis é algo primordial na protecao animal. A vida é deles e nao temos nenhum direito de tira-la por qualquer motivo. A vida é a unica coisa sagrada tanto para nos humanos como para os animais. A luta pela sobrevivencia é instinto e nao podemos ignorar nunca. Concordo com a castracao e controle de natalidade (nao so em animais) mas tirar a vida daqueles que ja estao aqui isso nunca irei aceitar e vou lutar ate o final dos meus dias para essa conscientizacao. O sofrimento dos animais a caminho da morte é algo que tocou e mudou minha alma e nao ha nada pior para eles.Abracos
    Dora

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o comentário da ONG S.O.S Bichos. Exatamente como eu penso e eu não poderia ter definido melhor. Mais uma vez, o CFMV deixa a desejar...

    ResponderExcluir
  3. Não concordo com a eutanásia de animais saudáveis,que tem chances de cura,com a desculpa de dimiuir a população de animais abandonados...
    Só sou a favor em casos em que o animal está sofrendo,quando tudo já foi feito e não há mais o que fazer.Foi assim com a minha cachorrinha,eu que sempre temí ter que sacrificar e sempre disse que jamais faria isso,mas ao ver a situação que ela ficou,sofrendo,agonizando,a base de remédios fortíssimos e mesmo assim sentindo dor,gemendo dia e noite,sem conseguir ficar em pé e tendo convulsões horríveis,não tivemos outra opção a não ser a eutanásia.Sempre quis que minha querida partisse dormindo,sem sofrimento,mas não foi assim.Ela sofreu tanto,que eu ficava me perguntando o que eu fiz pra merecer isso?Eu a amava tanto,era tão bem cuidada,o xodózinho aqui de casa.Foi minha primeira e única cachorra,depois dela,não quis mais me apegar tanto a outro animal,mas já tenho vontade de ter outro,só não quero agora,pois tenho um bebê aqui em casa,meu tempo está muito corrido,mas em breve quero arrumar um amiguinho pro meu filho e pra mim!Desculpa ter fugido um pouco do assunto,mas é que me veio a lembrança da minha amiga que teve de ser sacrificada,tenho tanta saudades dela,era a melhor amiga que pude ter!

    ResponderExcluir
  4. ANDRESSA CAROLINO19/05/2012 19:36

    sou suspeita para falar pois infelismente sou pagante do CRMV e fico decepcionadíssima com esse conselho... para começar esse termo EUTANÁSIA não deveria ser usado para animais, já falei aqui algumas vezes... EUTANÁSIA significa ESCOLHA DA PRÓPRIA MORTE.. e os animais não escolhem isso....


    segundo que convivo com inúmeros professores veterinários ( e de áreas afins) que deveriam estar defendendo a VIDA e o BEM ESTAR animal, mas são completamente a favor de experimentos com animais, e ai de vc se falar um 'A ' se quer para protestar... eles dão risada na sua cara,no mínimo!!!! estou farta disso!

    ResponderExcluir
  5. ANDRESSA CAROLINO19/05/2012 19:40

    não entendam mal: não sou contra terminar com o sofrimento de um animal que esteja sofrendo ou com uma doença terminal...nesses casos tanto para humanos quanto para animais eu sou a favor.

    oq eu sou contra é a utilização de animais em pesquisas ridículamente inúteis... e que são SEMPRE APROVADAS PELOS COMITES DE ÉTICA DAS INSTITUIÇÕES!

    ResponderExcluir
  6. Se estamos falando de acabar com a vida de um animal que "não serve mais", podemos também salientar que um ser humano velho, com alzheimer, ou mesmo acamado a anos sem esperança de cura, também se encaixaria, pois estes também teriam uma morte melhor. As vezes penso no financeiro, quando vejo milhões sendo gastos com um único animal que foi atropelado ou outro motivo. Dinheiro esse que seria melhor empregado na salvação de muitos outros... mas aí vejo os meus "velhinhos" aqui, cegos,banguelas, surdos, precisando de alimentação especial e cara e chego a conclusão que NUNCA devemos nos por no lugar de DEUS. Ele sabe a hora certa de TODOS partirmos. Lutarei até o fim para que NÃO EXISTA EUTANAZIA....

    ResponderExcluir
  7. Li todos os comentários e assino embaixo de cada um deles. Todos extremamente pontuais e inteligentes.

    Uma coisa é aceitar um fato da vida, comum a todas as vidas e os percalços existentes, que nos fazem refletir numa posição perante uma situação.

    Outra é, por alguma razão listada por um Conselho,um normativo ou até mesmo uma indicação de legislação, tirar a vida de um ser.

    ResponderExcluir
  8. Claro, eutanásia nunca é bom, mas estou com algumas "comentadoras" aí. Quando o animal, ou ser humano mesmo, não tiver mais o que se fazer, para livrá-lo do sofrimento e não tiver cura, sou a favor sim. Melhor ainda o ser humano que se pode perguntar se deseja a morte ou não.

    ResponderExcluir
  9. Há quase 5 anos peguei uma cachorrinha q era dum vizino q nao cuidava. Ficou comigo por uns meses. Ela estava com câncer terminal, qdo começou gritar de dor levei-a para eutanásia. Hj nao levaria, deixaria em coma induzido esperando uma cura.
    Resumindo: A vet. Bruna F. duma pet shop de Sao Caetano aplicou Cloreto de potássio na veia ANTES da anestesia. A cachorrinha gritou muito antes de morrer.Foi um dos piores dias da minha vida. Levei esse caso ao CRMV................ mas NAO DEU EM NADA. NAO DEU EM NADA!

    ResponderExcluir
  10. Sou favorável á eutanásia qdo não existe mais solução e o humano ou animal estão sofrendo,sem esperança.Não vejo nada de dignidade no sofrimento.Só vejo humilhação.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪