25/05/2012

Porcos abandonados provocam alerta sanitário no Chile

.
Alguém tem idéia do fim destes animais? nem quero pensar... Reparem que chamam de "fábrica" o local onde estão os porcos... Como as ong´s companheiras do Chile vão lidar com este assunto? Não vai ser mole... Se pedirem alguma colaboração, estaremos juntos, claro! A notícia já tem dois dias, mas, pelo que pesquisei hoje, a coisa está no mesmo e nenhuma ONG se pronunciou... Vamos aguardar.

foto internet sem referência

"O Chile declarou alerta sanitário em uma região onde 500 mil porcos, abandonados por uma empresa de abate, morriam em massa até que as autoridades intervieram nesta terça-feira. O ministro da Saúde chileno, Jaime Manalich, visitou a fábrica em Freirina, 800 km ao norte de Santiago, na região do Atacama, e disse que os porcos começaram a morrer pela falta de alimento, água e cuidados.

O incidente teve início quando os residentes de Freirina, irritados com o forte odor dos suínos vindo da fábrica, realizaram um protesto que acabou em confronto na quinta-feira passada. Os manifestantes colocaram fogo em dois carros de polícia e 23 pessoas foram presas. Os moradores interromperam o tráfego nas estradas que levam à região e os trabalhadores da fábrica foram impedidos de entrar no local.

"Por conta da interrupção no tráfego das vias desde quinta-feira, os animais pararam de receber comida, não há saneamento e o esterco que produzem não está sendo removido. Acreditamos que há uma alta mortalidade entre os animais, principalmente entre os filhotes", disse Manalich.

Autoridades declararam alerta sanitário na área e fecharam a fábrica, cujo dono é a empresa Agrosuper. No entanto, na noite desta terça-feira, Manalich entrou em acordo com os manifestantes para acabar com o bloqueio das estradas e permitir que os trabalhadores da Agrosuper entrem na fábrica para alimentar os suínos. O esterco lotou a unidade de tratamento da fábrica e alguns animais fugiram enquanto outros morreram, afirmou o ministro à imprensa local.

O excesso de esterco pode contaminar a água potável da região "e representar sério risco à população", afirmou Manalich. Manalich disse que os diretores concordaram em fechar a fábrica temporariamente. Os empresários afirmaram estar cientes dos problemas do sistema de ventilação, o que espalhou os odores."

Fonte: TERRA
.

4 comentários:

  1. Mas no Atacama, como foram fazer uma fabrica para criar porcos lá? Não há nada, é metade deserto, metade mar se eu não estiver enganada..

    ResponderExcluir
  2. Uma hora são galinhas outra porcos, afinal o que é que há com esses irresponsáveis? Parece que a moda já está pegando, infelizmente. Assim ainda vamos ouvir falar de mais casos..., mas omo sempre vou manter meu bom e velho otimismo porque sem ele não consigo me manter no meio de tanta maluquice.

    ResponderExcluir
  3. Minha GENTE!!!!!Isto é o final dos Tempos!!!!! Que Seres Humanos, são estes????? como disse nossa amiga, Arminda no comentario acima, uma hora são Galinhas, outra Porcos.
    " DEUS ", olhai por estes seres que nenhum crime cometeram, para que sofram tantas CRUELDADES, na mão de tantos COVARDES!!!!

    ResponderExcluir
  4. E para onde são "removidos" rotineiramente os dejetos dos porcos ? Por acaso existe um saneamento basico para fazendas-fábrica de porcos ou bois ?
    Me explica que eu preciso entender ...

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪