23/05/2012

Corujas domesticadas são abandonadas depois da ‘febre’ de Harry Potter

.
Pois é... humanos e suas visões especistas e antropocêtricas...

Crédito: Shutterstock

'Se você é fã do bruxinho, com certeza já quis ter uma “Hedwig”, a grande coruja branca de Harry Potter. Só que muitas pessoas que resolveram realizar esse sonho e compraram corujas domesticadas acabaram abandonando os animais depois do fim da série. No Reino Unido, várias entidades de proteção estão lotadas de aves resgatadas ou doadas – e acredita-se que muitas mais podem ter sido soltas na natureza, correndo risco de morte por não saberem se alimentar sozinhas.


Desde que a série Harry Potter se tornou um hit, a demanda por corujas como bichinhos de estimação aumentou muito. Só que estes pássaros, que vivem cerca de 20 anos, necessitam de muitos cuidados. A gaiola ideal, por exemplo, precisa ter seis metros – além de ser cara, toma muito espaço. Fora a gaiola, a coruja precisa ter um lugar em que possa abrir suas asas e batê-las pelo menos cinco vezes a cada vôo, se não pode ficar com infecções.

Segundo responsáveis pelos coentros de proteção, não são raras as vezes em que corujas domésticas não possuem essas condições e houve uma vez em que duas corujas foram encontradas vivendo na mesinha de cabeceira de sua dona.

No Reino Unido, não há lei que condene quem capture e transforme corujas em animais de estimação, mas é proibido soltar os bichos domesticados na natureza.

J.K. Rowling, autora de Harry Potter, ficou sabendo da situação e declarou: “Se alguém foi influenciado por meus livros e acha que uma coruja será mais feliz presa em uma casa do que em liberdade, eu quero que vocês saibam que estão errados. Se você gosta mesmo destes animais, que tal fazer doações para centros de proteção?”.

Fonte: Galileu

.

8 comentários:

  1. Mas é sempre o desserviço prestado aos animais a cada filme de gosto duvidoso.

    Foi o Bud, os Golden Retriever; com o Bethoven, os São Bernado; os Dálmatas (que pelo visto foram mais que 101); os gatos; periquitos Piu Piu da vida; corujas, ferrets, hamsters que, chegando em casa não falavam, muito menos cantavam em trio... e por aí vai.

    Não são responsáveis, nem pais. São pessoas que, para calar choro de criança mimada, desrespeitosa e sem qualidade de princípios norteadores, oferecem aos filhos seres com vidas e que, em 5 minutos, tornam-se obsoletos, cansativos e ultrapassados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente.

      Excluir
  2. Isso me fez lembrar da febre pelos dálmatas, após o filme... Foram centenas abandonados nas ruas da Inglaterra... Gente idiota existe pelo mundo todo... Adoro corujas, mas prefiro vê-las soltas no parque, quando vou caminhar!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. O que dizer deste ser criado por Deus tão cruel? A mídia quando lança uma programação destas, deveria antes de tudo colocar um programa de conscientização para o caso de alguém se atrever a seguir os exemplos expostos nos filmes.

    ResponderExcluir
  4. O que a revista Galilei esqueceu de traduzir e que está lá no texto original em Inglês é isto aqui:

    "Although it is perfectly legal to keep an owl and no licence is needed, but anyone caught releasing a captive owl faces six months in jail or a 5,000 pounds fine".
    TRADUÇÃO: Ainda que seja perfeitamente legal manter uma coruja e não seja necessário uma licença para isto, qualquer pessoa que for pega abandonando uma coruja que estava vivendo em cativeiro, no meio-ambiente, está sujeita a 6 meses de prisão e uma multa de £5000 (cinco mil libras) o que equivale a R$15.000( quinze mil reais). Para quem não conhece, a RSPCA e a policia funciona bem para patrulhar todas as áreas do país, fazem rondas de verdade. Quanto a dalmatas terem sido abandonados nas ruas, acho pouco provável. Podem ter sido abandonados no Battersea Dogs&Cats home, Mayhew Shelter ou algum outro abrigo/ lar de animais. Não há animais perdidos nas ruas, nunca vi e se aparecer, chamam a RSPCA que os resgata e leva para o Battersea ou Mayhew e sinceramente? O Battersea e o Mayhew são melhores do que a casa de muita gente, para os cães..

    ResponderExcluir
  5. eu aqui doida pra ter uma coruja de estimação, porque amo corujas, e esses fãs malucos, sem responsabilidade nenhuma, soltando esses animais como se eles fossem qualquer coisa. me irrito com umas coisas dessas viu !

    ResponderExcluir
  6. e enquanto tao abandonando eu quero criar uma :/

    ResponderExcluir
  7. sonho em ter uma corujinha :( cuidaria com tanto carinho e amor

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪