12/04/2012

Cena comovente na novela "Eterno Amor" da Rede Globo

.
Nossa companheira Marta da AILA nos chamou a atenção de uma cena emocionante da Novela "Eterno Amor" onde um personagem que me parece ser um espírito de luz (interpretado por Othon Bastos), abençoa um pônei e fala daqueles animais pelo quais estamos todos aqui. Vale a pena ver.... são mensagens poderosas como estas que educam a sociedade humana....


Eu só não concordo muito quando um segmento espírita (acho que é o kardecismo) diz que os animais são nossos irmãos menores.... Acho isto de uma arrogância de nossa espécie que nem sabe respeitar a vida do planeta que invadiu só para destruir... Como são irmãos menores? sabem tudo na vida sem nunca terem frequentado uma escola sequer... quando muito uma bicada ou uma rosnada de uma mãe zelosa ensinando a sobrevivencia.... 

Desculpa aí, gente, mas é assim que penso destes seres magníficos e imensamente superiores à nossa capacidade de sobrevivencia ... aliás, a ÚNICA LEI EXISTENTE NO PLANETA TERRA.... Viver e deixar viver....

Cliquem no link porque não consegui publicar o vídeo:  http://tvg.globo.com/novelas/amor-eterno-amor/personagem/lexor.html (Cap. 06/04 - Cena: Lexor abençoa o pônei de Clara).

.

23 comentários:

  1. Fiquei emocionadíssima. De verdade.
    Estou com olhos aquosos... cena linda, tocante e extremamente pedagógica.

    Como espírita, fico lisonjeada em ver a doutrina sendo repartida.

    E Sheila, concordo contigo. Supor que os animais sejam seres menores porque estão atrás de uma escala na evolução espiritual, para mim, é triste.

    Mas é impressionante como os animais sentem, percebem quem é de luz e quando estão num lar de afeto e amor.

    ResponderExcluir
  2. Não é verdade que o Espiritismo prega que os animais são nossos irmãos menores, Sheila. Uma frase de um espírita, uma citação, muito possivelmente dita fora de contexto, não pode ser tomada e interpretada como parte integrante de uma doutrina. Em nenhum lugar da codificação está escrito que os animais são nossos irmãos "menores", no sentido pejorativo da expressão.
    Você, que é tão estudiosa e capacitada, não faça como a maioria da população, que sai atirando pedras sem conhecer a fundo do que está falando.
    Você conhece o autor Marcel Benedeti? É um veterinário espírita, que escreveu livros lindos sobre os animais na espiritualidade.
    Outro detalhe importante: Não existem "segmentos" espíritas. Espiritismo é espiritismo, e só. É a doutrina codificada por Kardec, inspirada no mestre Jesus. O que existe é candomblé, umbanda, etc, que não são "segmentos" espíritas.
    Espero ter esclarecido um pouco suas dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ia dizer isso, mas faço minhas as palavras da Luana.

      Excluir
  3. danielle silveira12/04/2012 13:32

    vi a novela neste dia e foram duas cenas muito lindas, a primeira cena foi quando uma cobra que aparece é devolvida para o mato e o personagem não deixa que a matem dizendo que isso é errado. a segunda foi quando colocaram esta cena que voce comentou.
    tambem acho que chamar os animais de nossos irmaos menores chega a ser uma heresia, afinal, todos somos iguais. de resto tudo é muito lindo nesta novela.

    ResponderExcluir
  4. Sonia Grisolia12/04/2012 13:36

    Sheila,
    a expressão "irmãos menores" veio do próprio São Francisco e significa irmãos mais jovens e não de menor importância.

    Os kardesistas acreditam que os animais são almas na infância que ainda não conhecem a diferença do bem e do mal. Todos nós já fomos animais, e a forma como agimos com eles hoje é determinante para que o despertar seja violento ou suave.

    É nossa responsabilidade, como irmãos mais velhos, proteger a vida e semear o amor. Afinal, somos todos parte do mesmo princípio divino.

    Deus não escolheu um em detrimento do outro. Nosso Pai quer que todos conheçam e compartilhem luz e amor. Essa é a destino final da nossa viagem. Nossa e de todos os animais, em todos os planetas...

    Amar ser reservas, amar sem distinção, sem cobranças, sem acusações, sem pensar no amanhã. Amar hoje todas as obras do Senhor, inclusive nós mesmos!

    Um abraço de alguém que, quem sabe, já foi uma formiguinha...

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Sou evangélica mas respeito toda religião que prega o bem e leva a Deus, não me acho dona da verdade. Achei linda a cena, emocionante mesmo, mas não é possível julgar como irmão menor, meu rotweiller, que me espera olhando pra porta um bom tempo antes de eu chegar, ele simplesmente sabe q eu to chegando, que me ama desprendido de qualquer interesse e que fica feliz da vida com um simples passeio pelo bairro. Não consigo me ver superior a um ser tão evoluído assim.

    ResponderExcluir
  6. Eu não assisto novela, não., mas vi esta cena e outra em que o protagonista, que não lembro o nome, defende uma cobra a qual um sujeito lá queria matá-la e achei muito legal ele falar dos animais, que devemos cuidar, que o homem deve respeitar todos os animais. Já gostei dessa novela. lembrei do nome do ator, Gabriel Braga.
    Ana Cléa

    ResponderExcluir
  7. Sheila, a Luana e a Sonia tem razão. Pior o catolicismo - sou nascida católica a.r. - que sequer reconhece os animais como nossos irmãozinhos. Maiores, menores, não importa. São nossos irmãos e que ainda são desrespeitados, aviltados, mutilados, depreciados, degustados por uma horda de insanos que ainda não são espiritualizados. Vida longa aos meus irmãozinhos!
    A cena é comovente!

    ResponderExcluir
  8. Queridos comentaristas, é mister assinalar que no Livro dos Espíritos, caso minha memória não esteja já falhando,uma explicação para tal colocação feita pelo ator na cena em questão, como eu bem deixei ali no meu comentário.

    É referido aos animais esse termo (que, particularmente, assim como colocado pela Sheila, me incomoda, mas não necessariamente me remete à inferiorização, como bem aponta a Sonia) porque "os animais são nossos irmãos menores a caminho da evolução".

    A questão é só por uma, digamos assim, hierarquia na evolução espiritual.

    A assessoria aos textos do roteiro da novela é primorosa e, até onde tenho ciência, é toda paramentada no Livro dos Espíritos.

    ResponderExcluir
  9. Rosane Bonella12/04/2012 15:20

    agradeço a divulgação pois como nao assisto novelas, nao saberia dessa linda cena. ah que lindo e perfeitas palavras.... quem dera se todo ser humano, desde pequeno, entendesse a preciosidade de ter um animalzinho como amigo e entendesse a importância em protegê-lo. isso é a citação de IRMAOS MENORES, quer dizer que precisam de cuidados e proteção.. nao tem nada a ver com serem inferiores... rsrs...

    ResponderExcluir
  10. Fernanda Nassur12/04/2012 15:44

    Concordo plenamente Sheila. Nós humanos somos infinitamente menores do que os animais. Não falo isso por estar só envolvida na causa de defesa de animais não. Falo, pois sou capaz de reconhecer as criaturas que amam, sem descriminação, sem interesses, que perdoam, imediatamente, que agradecem por coisas simples. Atitudes, que nós humanos ainda não conseguimos realizar.

    ResponderExcluir
  11. sheila moura12/04/2012 16:13

    Gente amada,
    não tive intenção de abrir polêmica sobre religião, longe de mim!!!! Se foi Francisco de Assim, kardecismo, Livro dos Espíritos ou qualquer outra referência que inventou este negócio de irmãos menores, eu peço perdão, MAS, animais para mim (indo até bactérias)são seres superiores a qualquer humano e jamais me atreveria a ser considerada uma irmã sequer de uma pequenina e competente formiga....

    Sou humana, lamentavelmente, e não me considero uma evolução dos animais, espiritualmente falando... não trazemos nada da dignidade destes seres que são nativos desta planeta que só destruimos...

    Como animais são estágios inferiores aos humanos? juro por Deus, não consigo entender quem pensa assim... me perdoe, mas, respeito

    Só peço perdão porque nada neste mundo me faria entender diferente desta verdade que não se origina de religiões que, aliás, fizeram de tudo para destruir o poder destes seres incríveis....

    Esta verdade vem da lógica, lucidez e aceitação de que somos totalmente dispensáveis a vida deste planeta...

    Nós somos invasores e é muito antropocentrismo achar que Deus criou a Terra para nós humanos considerando todo conhecimento que temos do cosmos....

    Alôo... quisera eu ser uma simples minhoca, estaria sendo muito útil para o planeta em vez de defecar uma matéria que não serve nem para adubar a terra...

    Gente, eu não tenho mais jeito.... kakakaka... desde pequena só entendo e me identifico com o mundo animal....

    ResponderExcluir
  12. Sheila, a mim, nada de mais sério e nem necessário algum perdão. Sinceramente.

    Eu entendi que estávamos debatendo, com respeito e lisonja, a todas as colocações e opiniões. Estamos conversando sobre.

    De minha parte, eu senti dessa maneira.

    Voce esboçou sua opinião, que eu também, apesar de ser neta e filha de Espíritas, acho incômodo (seres menores).

    Um beijo no coração de todos =0*

    ResponderExcluir
  13. ... Sobre animais e espiritualidade, mesmo eles sendo nossos "irmãos menores" isso não quer dizer que sejam menos importantes!

    ResponderExcluir
  14. Sou kardecista,as vezes penso em abandorar a religião,mas o problema não é a doutrina e sim as pessoas, na doutrina é fácil achar em várias literaturas o erro de se escravizar e matar animais,quando eles se referem a irmão inferiores ou menores querem dizer que seria nossa função de cuidar da jornada deles na terra,como tutores,mas espíritas fingem que não enxergam os animais,eu só não desisto da doutrina porque quero mudar isto.
    Mas também concordo que não gosto quando escuto pessoas falando que os animais são inferiores,pois não consigo enchergar isto,a capacidade de inteligência do ser humano é usada para o mal e quando espíritas se referem a fazer o bem só se referem a seres humanos(salva a ASSEAMA)
    Talvez os seres humanos tenham invertido valores,os inferiores são mais puros e a palavra humano significa demoniaco p mim.
    As vezes me pego imaginando quando tudo isto vai acabar,porque sabemos que o ser humano só vai parar quando tudo acabar,quando não tiver mais nenhum rinoceronte na savana,nem baleias no mar,nem bois para se trucidar,daí vamos parar.

    ResponderExcluir
  15. Yolanda (de Santos)12/04/2012 21:19

    Peço licença para moderação do site para fazer meu comentario. Olha, gente, quem quiser conhecer exatamente o que fala a Doutrina Espírita (kardecista) sobre os animais, ou tirar possíveis dúvidas, entre no site da Asseama, Associação Espírita Amigos dos Animais, primeiro centro espírita no Brasil voltado para o atendimento espiiritual dos animais, localizado em SP. Eçes tem cursos gratuitos ótimos sobre a espiritualidade dos animais e disponibilizam o Evangelho dos Animais, para quem quiser se aprofundar nos estudos. Eu fiz o curso, onde conheci veteriunarios e protetores de animais, veganos, militantes pela causa animal. O que achei maravilhoso lá, é que tinha muit gente nao espírita, mas que tem em comum, a paixao pelos animais. Eis o site: http://www.asseama.com.br/

    ResponderExcluir
  16. sheila, sou espirita kardecista e penso que esta forma de colocar as coisas diz respeito a informação que temos de que os animais estão na mesma estrada evolutiva que nós, um pouco atras, e por isto mesmo dignos de todo nosso respeito e ajuda, na realidade é uma forma carinhosa de designa-los, como se fossem crianças que merecem todo nosso carinho, pelo menos é assim que encaro este termo

    ResponderExcluir
  17. olha, eles não são exatamente inferiores como entendem os humanos, eles apenas estão num outro estagio de evolução pelo qual ja passamos, é certo que chegaram a luz do raciocinio completo em algum tempo e então farão escolhas arcaram com as consequências destas escolhas, assim como nós
    mas são criaturas abençoadas que por não terem a malicia humana são puras de alma, e que vai depender muito de nós, como as tratamos, para que demonstrem no seu despertar da consciência bons pendores

    ResponderExcluir
  18. A Globo me surpreendeu positivamente.
    A cena foi linda e uma cena antes que o personagem nao permite que matem a cobra tbem foi fantastica.
    Vi tudo por video.
    Quanto aos "irmaos menores", a principio fiquei incomodada mas pensando por outro lado os animais nao humanos sao nossos irmaos menores no sentido de nossa obrigacao de cuidar deles como cuidariamos de um irmao menor. Com amor, zelo, respeito e camaradagem. Os seres humanos tbem podem fazer coisas maravilhosas.
    Nao podemos e nao devemos so ver o lado negativo. A maldade humana ainda esta ganhando de 10 X 01 da bondade e da razao. Mas estamos aqui nesse Blog para chegarmos la, mesmo que a gente se sinta no final do segundo tempo.
    Quem sabe um dia. Talvez nossa missao no planeta seja realmente servir aos nossos irmaos "menores"(!) e só teremos paz o dia que todos perceberem isso. Talvez essa missao nos tenha sido podada por mentes e invencoes de deuses obscuros que foram inventados para nos desviar da nossa verdadeira missao. O que nao devemos esquecer nunca é que na verdade somos tbem animais e a natureza apesar de sabia é implacavel e muitas vezes brutal.
    Mesmo sem os humanos por perto os o mundo animal nao é apenas um paraiso onde o leao dorme ao lado do cordeiro.
    Um bom dia a todos
    Dora

    ResponderExcluir
  19. Caramba, que polêmica! O que mais gostei é que consseguimos aprender muito com o assunto e que a discussão teve um caráter além de instrutivo, respeitoso. Aplausos a irmã Paula que é evangélica e que respeita a outra religião. Irmãos menores porque espiritualmente falando somos mais velhos. Já passamos pelos diversos reinos e agora no reino animal estagiamos na forma humana. Segundo o espiritismo os outros animais caminham para encarnações como humanos também. O Budismo, contudo não faz estas distinções acreditando que podemos voltar como animais. Isso não importa, cada um acredite no que mais lhe convier e naquilo que lhe fale ao coração, o importante é o respeito mútuo e o bem que fazemos. Que nossos maninhos animais sejam bem cuidados é o que importa o resto é uma questão semantica e de ponto de vista.

    ResponderExcluir
  20. Que bom que de vez em quando vemos alguma cena que alivia um pouco a nossa angústia. Será que a Globo começou a se redimir? A Bandeirantes, em contrapartida, começará a exibir Perdidos na Tribo, um programa com cenas de extrema violência contra animais,o que pode ser comprovado pelos flashes. O programa foi muito criticado quando exibido em Portugal. É para causar indignação e revolta. Passei uma mensagem à emissora em sinal de protesto. Sugiro que todos façam o mesmo.

    ResponderExcluir
  21. Jorge Romano18/04/2012 21:11

    Poucas vezes vi uma postagem provocar comentários tão centrados. Isso é ótimo do ponto de vista dos animais e da nossa própria evolução. Muito bom a citação/divulgação do autor Marcel Benedeti e do site Asseama (já adquiri o livro "O Evangélio dos Animais", mas ainda não li). Todo debate que tenha por princípio a proteção dos animais, sejam eles considerados menores ou maiores, é sempre bem vinda. Também entendo que o termo "irmãos menores" esteja relacionado a evolução do espírito, o qual, quando na fase humana, adquiri o seu livre arbítrio e aí sim passa a ganhar seus créditos ou os seus carmas. O animal não "padece" de conflitos interiores pois é somente amor incondicional. E é justamente isso que temos que re-aprender a adquirir na fase humana com o nosso livre arbítrio, sem nos entregarmos as mazelas que presenciamos todo dia.
    Parabéns Sheila, foi ótima a sua postage e os comentários gerados. E nada de pedir perdão pelos seus entendimentos, voce já faz um excelente uso do seu livre arbítrio. Beijo.

    ResponderExcluir
  22. Parece que finalmente a Globo está refletindo a cerca das coisas que escrevo para eles...

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪