RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

1 de abril de 2011

REUNIÃO COM A GOL... RESULTADOS? VOCÊ DECIDE...

Rascunhei várias coisas para contar, mas, quer saber? vou perder muito tempo para escrever e vocês para ler. Não vale a pena. No final vão entender o porquê:

QUEM PARTICIPOU DA REUNIÃO DO DIA 31/03/11 - SP:
- Convidados: Sociedade Educacional "Fala Bicho" (Sheila Moura), ANDA (Silvana Andrade), ARPA (Paulo Krebs) e WSPA (Flavia Ribeiro)
- Funcionários da GOL: Carlos Fiqueiredo, Maria Nazareth, Kleber, Hélio Muniz, Thalita (todos em cargo de diretoria)

INFORMAÇÕES OFERECIDAS:
- já transportaram mais de 15 mil animais em 10 anos pelo Gollog;
- média de transporte mês é 120/125 animais;

- só tiveram 3 casos de acidente (morte e fuga);
- não transportam animais na cabine (dentro do avião), só no porão. Não vão mudar;
- não o fazem porque sofreram várias ações de pessoas que não aceitavam viajar com um animal nas mesmas condições que eles;
- dos clientes que embarcam animais, 30% são criadores;
- não transportam determinadas raças de cães e gatos (pugs, buldog, persas, etc.) para evitar problemas respiratórios dos animais;
- locais que transportam mais animais: Guarulhos/POA/Congonhas;

GOSTEI:
- compromisso de, em três meses, enriquecer de informações o site e comunicação interna (incluindo matéria permanente na Revista mensal da GOL);
- exigir caixas de qualidade para transporte de animais, pois, embora não fugindo da responsabilidade, consideraram que a caixa do caso Pinpoo, cujas rodinhas foram retiradas, não oferecia segurança para ser içada já que fora feita para ser arrastada;

- não vão usar mais o termo "carga viva" e vão substituí-la pela palavra "animal" mesmo;
- vão participar de cursos no exterior para capacitação no tema transporte de animais;
- fomos recebidos de forma super hiper gentil. Os anfitriões foram extremamente simpáticos e o Diretor de Cargas, Carlos F. Santos, até agradeceu a minha "franqueza"... kakakaka....
- os convidados Silvana, Paulo e Flávia se pronunciaram com bastante propriedade e competência;
- vou receber, com exclusividade para meus leitores, um vídeo mostrando todo procedimento de transporte de animais, incluindo, o espaço interno do porão da aeronave onde eles ficam acomodados (eba!!!!!);

NÃO GOSTEI:
- só quando houver a próxima reunião de diretoria da empresa, vão levar o tema "transporte de animais" para entrar em pauta (sobre sugestões que já foram registradas em nosso blog e outras dadas pela ANDA). O problema é que não sabem quando isto ocorrerá.
- apesar de mostrarmos toda nossa competência (TODOS NÓS) em mobilização sobre o caso Pinpoo que comoveu o país, estes diretores optaram por marcarem outro encontro para conhecerem e ouvirem a veterinária da WSPA. Vão contratar esta Organização (que não fez um sussurro sequer sobre o caso Pinpoo, que eu saiba) para promover palestras em eventos internos realizados naquela Empresa. Isto foi falado na nossa cara, durante a reunião, e confirmado hoje, por tel., na pessoa do Diretor Hélio Muniz.

O QUE VOU FAZER?
Acho que a TAM vai receber nossas idéias mesmo que não tenhamos o pedigree de ONG internacional. Além do mais, já transportam animais na cabine do avião há muito tempo.

FINALIZANDO
não vou encher a bola da GOL, já que vão contratar uma Organização estrangeira que tem abusado dos seus direitos de interferir nos destinos da proteção animal no Brasil. Não vou repetir o lero lero. É só procurar no Google personalizado do nosso blog tudo que venho alertando sobre o comportamento da WSPA que não se "mistura" e ignora outras ong´s que não sejam suas afiliadas.

Caso a GOL cumpra a promessa de nos mandar o vídeo prometido, publicarei com enorme prazer, mas.... assunto encerrado. A bola foi passada. Quem quiser opinar, sabe o endereço da GOL Estou fora!!!!

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO:

Flávia, Silvana, Paulo, Carlos, Maria Nazareth, Helio, eu e o Kleber
A doce Talita não apareceu porque foi a autora da foto

29 comentários:

rose disse...

Desculpe, qual é o endereço da GOL?
Quero dizer para eles que na minha opinião o principal não foi falado na reunião. Da responsabilidade. Do autor do delito. Ou seja, qual foi o funcionário que deixou acontecer? Porque alguém viu....e o mínimo que poderia acontecer é essa pessoa ser punida para não acontecer novamente.

Andrea disse...

O velho método de tirar o corpo fora. Fazem-nos engolir um monte de números e estatísticas achando que com isso o assunto está encerrado esquecendo-se de que animais e pessoas não são estatística. Se há pessoas que se incomodam com animais na cabine, também há aquelas que se incomodam, e muito, com crianças barulhentas e mal educadas com as quais somos obrigados a compartilhar o espaço e sobre as quais não podemos falar nada. Nada contra as crinças, as educadas. Essa história de que nunca aconteceu nada (ou quase nada) com relação ao transporte de animais pela cia é conversa fiada, basta eles destacarem um trainee para ler os comentários dos posts sobre o Pinpoo e vão se certificar que acontece sim, muito mais do que alegam. Isso quer dizer que o board da cia está muito mal informado sobre o que acontece em suas bases, ou, a velha falta de comunicação. Quanto à WSPA, acho que é no mínimo um desrespeito uma cia nacional considerar como "conselheira" uma ong estrangeira que não ajuda em absolutamente nada a proteção animal deste país, nem independente e nem ongs. Só existem para fazer número. Lamento muito esse posicionamento da Gol. Eu pessoalmente não viajo de TAM por que perdi uma pessoa querida no acidente de 1996 onde morreram carbonizados todos os ocupantes da aeronave e fiquei com medo da cia (como o tempo mostrou, minha prudência não foi exagerada). Entretanto, a partir do ocorrido com o Pinpoo e vendo que a reação da Gol nada mais é do que uma operação tapa buraco (e que julgo de um profundo desrespeito com o cliente), vou voltar a voar de TAM, mesmo que a Gol venda passagens a 1 real. Gol nunca mais.

Andréa Neves disse...

É Sheilinha, o negócio pelo visto é ter um nome internacionalmente conhecido, mesmo que nada se faça pelos animais! A emenda saiu pior que o soneto, eles tinham tudo para encerrar esse caso com chave de ouro e fizeram uma MERDA dessas! É incompetência demais para uma única empresa! Contratar a WSPA?!? Isso só pode ser sacanagem, vou mandar um e-mail para a GOL, pode não servir para nada, mas sinto o dever moral de fazer isso! Obrigada por tudo Sheilinha, você é demais! Pena que existe muita gente cega por aí ou com preguiça de enxergar, porque às vezes, arregalar os olhos e ver as coisas como elas realmente são, dá muito trabalho... Bjs, amiga e parabéns!

joserey1506 disse...

Creio que o fato da GOL marcar uma reunião prova que eles se sentiram incomodados com a reação dos defensores dos animais. Isto é um ponto a favor e acredito que eles vão tomar mais cuidado com os animais. Qto a viajar na cabine, meu cao teve que viajar no porao pela Iberia, pelo seu peso 7kg e quando voltei pela TAP voltou na cabine. Creio que isto vai da politica da empresa. Outra coisa: estive conversando com alguns amigos que verificam o poder de algumas ferramentas da net e me falaram que hoje a melhor forma de divulgar qqer problema de uma empresa e ter retorno e: FACEBOOK e TWITTER, entao maos a obra....

antonio disse...

Bravo! Mais uma vez valeu Sheila! Também concordo com crianças que perturbam o vôo e ninguém faz nada. Pra variar o preconceito cai sobre os animais mas nunca vi ninguém estressado nos voos da TAM com animais e olha que viajo bastante. Se a Gol quisesse os animais poderia ir sim na cabine.

.Beco da Esperança disse...

Jamais um animal meu viajará pela GOL, aliás, depois desta, eu tbém não viajo mais pela GOL, agora é só TAM, q transporta animal na cabine, meus animais não viajam no bagageiro. Como sou protetora e mtos me procuram para orientá-los com viagens aéreas, de agora em diante direi: qquer uma que não seja a GOL, em 15 anos perderam 3 animais, pra mim é um número imenso, e se fosse 3 crianças??Aí a companhia fechava, pois pra mim, vidas são vida, seja humana ou de animal, tem que ser preservada, GOL ESTOU FORA!!!!,

Anônimo disse...

PARABÉNSS SHEILAAA!!!! Fez sua parte, brilhantemente. O que importa é que INCOMODAMOS MUITO e "FOMOS OUVIDOS". Todos nós sabemos COMO É DIFICIL "CONVENCER", rs, uma empresa a tomar qualquer atitude que seja PELO BEM DE "CARGAS VIVAS". É o que eu sempre digo....UNIÃO SEMPRE!! CHEGAREMOS LÁ.
REGINA SARACENI
DA ANOÉ

Anônimo disse...

uiii, esqueci de citar, rs.
IMAGINO MESMO A SUA "FRANQUEZA", kkkkk!!! estou rindo até agora sobre isso, rs.
REGINA SARACENI
DA ANOÉ

Paula Regina disse...

Sheila, creio eu, que essa reunião tenha ocorrido por sua garra e motivação no caso Pinpoo e já foi um passo gigantesco que se abrissem ao diálogo e troca.

Contudo... não percebi motivação e interesse premente em mudar ou, pelo menos, tornar o ato algo menos doloroso aos tutores e animais. Portanto, estou com a comentarista Andrea ipisis literis.

Se a TAM for esperta, porque quem era já esta no andar de cima, vai pegar carona nisso e usar o marketing (e a cabeça, se não forem imbecis).

Estarreci com isso: "não o fazem porque sofreram várias ações de pessoas que não aceitavam viajar com um animal nas mesmas condições que eles;" Mas nos obrigam a viajar lado-a-lado com humanos deseducados, fedorentos (que tiram sapato e tem um chulé de matar o guarda), espaçosos, que puxam conversa desnecessária e que roncam.
Aí pode!

Sendo assim, continuo viajando com empresas que respeitam humanos e não-humanos.

Thais disse...

O dia em que eu viajar e levar meus bichos, eles irão comigo e com o meu marido na cabine, como fazia uma amiga da minha mãe. E os passageiros ADORAVAM!!!!! Como a legislação exige diversas vacinas e o laudo de veterinário, não há motivo para reclamações, porque os animais viajam mais saudáveis do que as pessoas. VocÊs se esqueceram de citar os pinguços... Viajar com gente que bebe no aeroporto ou avião é o fim da picada... E os comissários de bordo oferecem bebidas... Culpa das empresas aéreas...

Anônimo disse...

Se eles não pretendiam mudar o procedimento de embarque de animais, ou seja, se estão determinados a continuar embarcando os animais como se fossem carga em bagageiros, porque fazem todos perderem tempo? Se não querem flexibilizar nada, pretendem negociar o quê afinal? Bando de embusteiros!
Elizabete

Mari disse...

Pena que voce gastou seu valioso tempo pra ouvir um tre-le-lê que nao disse nada com coisa nenhuma e ficou tudo na mesma.

Se eu tiver que levar meu cachorro vai ser pela TAM e ja comecei a fazer propaganda contra a GOL.

Nem morrida de morte matada viajo nessa geringonça de Gol.

bjsss

Surya disse...

???? Nenhum comentário sobre o sósia do Pimpoo???? O que foi feito dele? Ninguém questionou o paradeiro dele, nem a Gol comentou o que aconteceu com ele??? Este silêncio sobre aquele menino que não fez sucesso na mídia me deixa muito apreensiva.......

Nair Flores disse...

Canalhas!!!! Meu Pinpoo não fugiu.
Soltaram ele, a cx estava intacta, dizem que "tiraram", sim a gollog tirou as rodas, pq não pode viajar com rodas. se fecharam mal foi o funcionário Daniel, que abriu a cx. para retirar os parafusos das tais rodinhas, e depois ele a fechou novamente. Nesse momento meu Pinpoo estava super calmo. Como um cão desse porte poderia abrir uma cx daquele tamanho???

Anônimo disse...

Eiii!! Estou "delirando" um pouco aqui....Se existiram, (ou existem, sei la) espaço para FUMANTES E NÃO FUMANTES, PQ NÃO TENTARMOS UM ESPAÇO PERMITIDO PARA ANIMAIS TB? Uma área do avião onde AS PESSOAS SAIBAM QUE PODEM TER COMO VIZINHO DE POLTRONA, UM MARAVILHOSO ANIMAL COMO COMPANHEIRO DE VIAGEM, em sua caixa ou não. Eu nunca me importaria em viajar fazendo cafuné em um peludo viajante, rsrs.
Será que estou delirando demais???
Bem, fica o SONHO LANÇADO. Adorei as respostas sobre os PINGUÇOS, E FEDORENTOS, rsrs.
REGINA SARACENI

Tania disse...

É... essas empresas são TERRÍVEIS mesmo. E convidar a WSPA foi um ato (nem tão velado) de retaliação. Nem mesmo dá para classificar como ambíguo.
Não acredito que fosse muito diferente com as demais Cias. aéreas.
Mas na verdade estou aqui, isso sim, para lamentar tua perda da Tininha. Era uma gata muito bonita - deu prá ver nas fotos. Já passei pela perda de mais de um dos nossos gatos e sei como é o sentimento.
Tens feito um belo trabalho e eu acompanho.
Um abraço
Tânia

Sellen Kalab disse...

Meus cumprimentos, Sheila Moura, pela sua digna representação!

Pois então, não é por acaso que a Gol se interessa em contrartar esse tipo de organização para seja lá o que for... Conveniente não?!

Vide um texto bastante esclarecedor:

http://vegetarianismoveganismo.wordpress.com/declaracao-universal-dos-direitos-dos-animais/critica-a-declaracao-universal-de-bem-estar-dos-animais/

Patruska Barreiro disse...

Creio q a abertura de linha de diálogo é sempre bem-vinda. Eu, particularmente, não desejo algum dia necessitar que meus filhinhos viagem no bagageiro, apesar de saber q um cão de médio/grande porte não viajará na cabine de nenhuma empresa (nesse aspecto meus gatos estão aliviados). Creio q a presença de Sheila foi importante como ferramente de unificação de protetores de animais. Porém, discordo dos comentários que o blog tem realizado no que tange a WSPA. Independente de afiliação ou não, aqui na Bahia diveros animais de outras ONGs já foram beneficiados por ações da WSPA, por palestras e também cursos. Se hoje a castração de animais aqui está avançada foi graças aos workshops realizados entre veterinários e ONGs (afiliadas e n afiliadas).

johnnie perillo ubatuba sp disse...

O uso de lacres de plásticos ( aqueles que custam 20 centavos e se usam para prender fios ) evita quase 90 % dos possíveis modos de se abrir uma caixa , seja no manusear pelo carregador humano , seja pelo animal insistente .

gilka disse...

Sheila:

Você se empenhou e teve dedicação total para que o caso tivesse divulgação. O objetivo foi alcançado: Pinpoo novamente com sua dona. Infelizmente, interesses maiores é que são levados em consideração e a tendência da empresa é usar de todos os meios para fazer com que esse episódio seja esquecido. Eles vão se reunir, chamar uns e outros, criar mil regras, mas pouco ou nada será alterado nos procedimentos de transporte de animais.
Sheila, sua consciência está tranquila! Você foi mil nesse episódio!!!

Beijos pela sua Tininha
Gilka

Anônimo disse...

Isso mesmo PATRUSKA, UNIÃO SEMPRE.
REGINA SARACENI
DA ANOÉ

Anônimo disse...

Olá Sheila!

Outro dia conversando com minha filha sobre a luta de todas as protetoras, ela colocou uma idéia que achei válida.
A criação de uma associação que oficializa e torna mais forte o movimento a favor dos animais.

Abraços
Zuleica

Cristina Calixto disse...

Sheilinha,

Eu acho que a GOL é podre mesmo. Essa mentalidade tupiniquim do fundador é triste. Quer dizer que para contratar assassinos, ele contrata os nativos, mas para fazer palestras, ele contrata uma ONG que nem tem abrigo, que nem se envolve, como não se envolveu com o caso do Pinpoo, mas é "braço" da ONG internacional?

Sinceramente, se eu já evitava a GOL, agora mesmo é que não utilizo os serviços dessa empresinha de bosta.

Outro leitor postou aí falando do serviço da Iberia, outra empresinha ruim mesmo. É quase a GOL dos espanhois. E elogiou a TAP.

Cara, eu bato palmas pra TAP. Minha mãe sempre falava super bem da TAP. E eu achava que era puro nacionalismo dela e do meu pai. Aquelas coisas de estrangeiros que acham que o deles é sempre melhor, sabe?

Infelizmente a única viagem (graças a Deus foi ida e volta) que fiz pela TAP foi para levar meu pai de volta à terra natal dele, para sempre, pois era essa a vontade dele, queria terminar seus dias lá. Infelizmente não foi exatamente assim, mas enfim...

E, a despeito do incidente com uma "aerovelha" que tive na volta e ainda uma criança super pentelha (devido a uma mãe completamente irresponsável, claro), e suba muitos graus pelo meu cansaço e estresse, devido ao ocorrido com meus pai, as decisões que precisavam ser tomadas com urgência e todo o estresse que isso gera, assim que escrevi para a Ouvidoria da empresa... Supresa! Fiz um amigo!

Fui super bem tratada, o responsável pelo SAC da empresa aqui no Brasil foi nota 1000 e, inclusive quando tive receio de enviar minha mãe em outras oportunidades, eles foram milhões de vezes atenciosos, agradáveis, cuidadosos e extremosos com ela. Com todos os detalhes que eu mesma providenciaria. Bom, acho até que foram muito melhores do que eu.

Deus os livre e guarde de que uma única reclamação como esse caso da GOL viesse a surgir com a TAP!

Então, Sheila, parabéns, você fez a sua parte e viu como as grandes empresas são com a gente: cliente mostrando os dentes num largo sorriso, benhê! Só na propaganda pega-trouxa!

Agora eu te pergunto: nessse casos que elencaram, falaram do gato que escapou logo em seguida e exatamente no mesmo aeroporto? Aquele caso que lhe enviei?

Como diz um amigo meu: é Flórida e Miami Beach, meu bem!

Chris Silvares disse...

Olha,achei estranho quando vc publicou que a Gol pediu uma reunião.Já viajei muito pela Gol, e uma empresa que não respeita nem os seres humanos,colocando no ar avioes, com um espaço ridículo entre uma cadeira e outra,onde pessoas mais cheinhas não conseguem nem entrar,vai respeitar o animal???????
Eu já esperava mesmo uma destas reuniões infrutíferas,onde jogam um balde de água fria nas pessoas,baixam os falatórios e a citada reunião deverá acontecer no dia de São Nunca,à tarde,depois da missa.
Crio atualmente 38 cães de rua.Minha matilha vem se mantendo neste número a anos,as pessoas têm coragem de abandonar bebês aos mais velhinhos.
Minha despesa é imensa, pois não recebemos ajuda de nenhuma Ong.
Tenho visto muitas injustiças com animais.
E no meu entender, uma pessoa que tem a coragem de maltratar um animal, tem algum problema muito sério de afetividade, para não falar em outras coisas.
Parabéns pelo belo trabalho que vcs têm feito.Embora tenha me pronunciado pela primeira vez,acompanhao bem deperto, e também mandei o email para a Gol.Não desista não.amos fazer barulho que é,infelizmente, o que funciona neste país.
Bjs.Chris Silvares.

Monica disse...

Vão chamar a WSPA???? Prá??? Porcaria nenhuma? Tsc Tsc Tsc...Bom, querem saber? Vai ficar a LESMA LERDA!!! Não farão coisa alguma! Isso é conto do vigário! Logo o povo esquece, pq brasileiro não tem memória mesmo, e já to achando que nem Dona Nair vai mais processar a empresa, nao vão ser punidos, não mudarão NADA :(

Rita Couto disse...

Oi Sheila.
É, como entrar em contato com a GOL?
Bicho não vai na cabine porque muitas pessoas não aceitam voar com animais nas mesmas condições que eles? Eu nunca vi ninguém dentro de transportes no avião!Tb nunca exigiram comprovante de saúde, etc, etc, de humanos. O que, concordo, seria inconstitucional, imoral e muitas outras possíveis definições.
Será que não existe um canto em que pessoas com seus animais possam voar? E os outros têm a opção de sentar ou não naquele local? É, eles não vão mudar...
Tem cia que aceita? Olha um novo "mercado" (eca pra palavra, mas é a vida.
Vamos mudar?
Ai meus sais...
Rita Couto.

Isa Lima disse...

Parabéns pela atitude, pela conquista de fazer que esta gente burocrática pelo menos perceba que não existe carga viva!!!!
Tenho que transportar minha gatinha, quando soube a maneira como a gol iria transportá-la de imediato mudei de idéia. Se consideram animais de estimação como carga viva, podemos imaginar... Bom, gostei de saber que a Tam permite viajar com a minha gata na cabine, a partir de agora só TAM que pelo menos não tem preconceito, ou compreende o significado da convivência com o nosso companheiro peludo. Agora essa alegação de passageiro se negar a viajar ao lado dos nossos animais, sinceramente, eles estão me fazendo um favor de não ter que viajar ao lado de um irracional deste!!!!

Nair Flores disse...

As informações que eles dão são muito controversas, não me permitiram ver as imagens das câmeras no dia e horário do acontecido, ele nem chregou a ser colocado no carrinho em direção ao avião, soltaram ele antes. A cx não tem nenhum arranhão, tanto que amanhã ele vai nela, novamente para Vitória. O Caso agora está na justiça, estão para serem intimados. Sequer me ofereceram para devolver os 683, reais da passagem. A TAM está tratando o caso, bem diferente

Anônimo disse...

Morreu um pug agora graças ao "maravilhoso" serviço da GOL.
Eles vão matar mais quantos animais até mudarem sua qualidade de serviço? Se não tem competência técnica e administrativa melhor não prestar o serviço.