14/04/2011

DEMONSTREI UM PRECONCEITO CONTRA A CHINA QUE NÃO É CERTO

Sou uma pessoa que nunca teve medo de assumir seus erros, pelo contrário. Ao reconhece-los, fico envergonhada e me penitencio rigidamente. Acontece que na postagem de ontem, escrevi assim como título:
"COBRAS E PEIXES SERVIDOS VIVOS - CHINA, CLARO!" esquecendo que existe todo um povo que não concorda com a crueldade praticada contra os animais naquele país e em outros tantos.


Sem dúvida, a Espanha e a China, são os países que praticam as maiores crueldades contra animais apenas por prazer e crenças. Mas, isto não quer dizer que toda uma população pratique e endosse tamanhos absurdos. É como a nossa Farra do Boi em Santa Catarina, ou seja, não é toda população daquele estado que a pratica, pelo contrário.

Enfim, quero fazer um mea-culpa por ter discriminado um país inteiro que é pátria de pessoas que não concordam com muita coisa de suas políticas e costumes internos. E, aqui vai meu pedido de desculpas com a publicação do e-mail da leitora Eliane E, principalmente, às ONG´s de proteção animal daquele país que tanto atuam para mudança de enfoque da vida animal:
______________

----- Original Message -----
From: Eliane Aparecida Ta Gein
To: falabicho
Sent: Thursday, April 14, 2011 12:07 AM
Subject: Re: COBRAS E PEIXES SERVIDOS VIVOS - CHINA, CLARO!

Sheila Moura,
Olha, às vezes é difícil lutar contra o preconceito, vi bem isso na matéria que foi veiculada sobre a transmissão de doenças tendo os gatos como portadores.

Mas agora, a expressão: China, é claro, fica evidente como s pessoas que lutam por um mundo melhor cometem deslizes, há vários países, cujos alguns seguimentos culturais degustam animais vivos, não somente a China. As ostras por exemplo são comidas vivas em todos os países, até onde eu conheço. Os caranguejos e siris são fervidos vivos.

Quando dizemos ou generalizamos toda uma cultura tão diversa quanto a nossa, devido a extensão continental que China e Brasil apresentam, estamos caindo em erro e propagamos ideias generalistas e preconceituosas.

Filha de chineses e brasileiros tive que responder a isso e tenho certeza que foi apenas um deslize. Sucesso na sua luta, e que busquemos uma convivência melhor entre todos os seres vivos e entre todas as culturas.
.

16 comentários:

  1. É isso, pessoas do BEM pedem desculpas e essas existem para quem faz alguma coisa que as vezes na euforia cometemos algumas injustiças, parabéns para todas, pela desculpa da amiga e do desprendimento da outra defensora de todos os animais.

    Marcos Marques da Silva.
    Paraty-RJ/Brasil
    http://paraty-dentro-da-lei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eliane,desculpa,sabemos que nem todos são cruéis,mas quando vemos cenas como estas o sangue sai pelas veias.

    ResponderExcluir
  3. Beth Vieira14/04/2011 16:48

    É verdade...acho que errei também, desculpe.


    E parabéns Eliane Ta Gein e Sheila Moura pelos belos gestos, nem sempre se vê demonstração de educação e civilidade em situações assim.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Sellen Kalab14/04/2011 18:35

    De fato, quando nos deparamos com barbáries de todo tipo, temos por hábito muitas vezes generalizar, considerando que mesmo nós, brasileiros, reagimos dessa forma diante dos absurdos que acontecem por aqui, o que acaba por se tornar corriqueiro. Muitas vezes ouvi conterrâneos expressarem sua indignação e colocar todos no mesmo nível da infâmia cometida, eu mesma já fiz (e algumas vezes ainda faço!)isso. O que faz a diferença, é a percepção e a dignidade em reconhecer tais equívocos e prosseguir na união das consciências em prol de uma causa maior que é o bem estar dos animais, os únicos seres inocentes que habitam neste planeta.

    ResponderExcluir
  5. Andréa Neves14/04/2011 19:02

    Pois é Eliane, infelizmente você faz parte de uma minoria não muito significativa, pois a grande massa chinesa é cruel e fria sim, mas é claro que toda regra tem sua exceção, e você é uma delas, porém acho que nós, protetores e defensores de animais, temos que reconhecer as nossas falhas enquanto nação, o Brasil também é horrível e comete crueldades pavorosas com os animais, mas eu, como brasileira, reconheço isso, desaprovo e luto para um dia quem sabe, as coisas mudarem, acho que você deveria fazer o mesmo aí na China, pois por mais que você seja do bem, você deve saber direitinho como é o terreno onde você está pisando, e infelizmente, a China está a cada dia que passa se superando nas maldades! Não fique chateada, nem leve para o lado pessoal, aproveite a sua energia para tentar conscientizar o seu povo... Se bem que eu tô achando que você só é boazinha assim, porque em suas veias não corre só sangue chinês...RsRsRs! Brincadeirinha, foi só para descontrair, mas a vida é assim mesmo, muitas vezes somos tachados de coisas que não somos, mas eu, sinceramente não ligo e acho que você deveria fazer o mesmo, até porque, no seu país, como já disse anteriormente, você é a exceção e não a regra! Mas mesmo assim, te parabenizo por ser uma pessoa que se preocupa com os animais e por ter me dado a oportunidade de ter o conhecimento da existência de pelo menos um ser humano dessa nacionalidade, que não acha que as coisas que acontecem em seu país sejam normais! Bjkas

    ResponderExcluir
  6. Elaine, entendo que voce se aborreca, por falarem
    do seu pais de heranca, vivo no exterior e tambem
    nao gosto quando falam do meu, mas se meu
    pais estiver errado, nao me importo, com nacionalidade,
    pois minha luta e pelos animais, depois todo mundo
    sabe que a China, comete atrocidades, quando se
    trata de direitos civis.
    Concordo que na China, todos nao devem ser
    a favor de crueldades, mas essas coisas continuam
    acontecendo porque as pessoas tambem nao
    estao fazendo muito para mudar, pois quem cala
    consente.
    Nao ha duvida que a China sera a proxima economia
    do mundo, mas muitas coisas ainda terao que ser
    enderecadas.

    ResponderExcluir
  7. Que bom que a autora da matéria se retratou.

    Sou descendente de chineses e fico ofendido quando vejo o quanto a mídia popular brasileira generaliza estereótipos dos asiáticos. Já sofri muito preconceito na minha vida por conta desse tipo de ignorância.

    Sou protetor de animais, desde insetos até mamíferos, e sinto muita revolta quando vejo maus-tratos contra animais.

    Mas nada justifica tratar chineses ou espanhóis como todos "farinha do mesmo saco". Existem grupos de proteção dos animais também naqueles países.

    Por conta da generalização, há uma comunidade no Orkut que incita ódio contra chineses. Qualquer dia alguém vai me agredir na rua sem saber que sou brasileiro e protetor de animais...

    ResponderExcluir
  8. E as crueldades cometidas no Brasil contra animais, tornam os brasileiros indignos?

    Aqui não se come carne da boi? O abate aqui no Brasil é destituído de dor e sofrimento?

    E o comércio de aves? De suínos?

    Podemos então falar que o brasileiro é cruel por ter em sua cultura o churrasco?

    ResponderExcluir
  9. Eliane, eu peço sinceramente desculpas a vc. Pena que outros chineses não se unam para tentar reverter essas coisas. Não somos um país perfeito, longe disso. Mas aqui, quando vemos alguma barbaridade sendo cometida contra os animais, nos unimos e botamos a boca no trombone. As vezes funciona, e as vezes não. Mas continuamos tentando. A união, faz a diferença. receba minhas sinceras desculpas, afinal não podemos acreditar, e nem queremos, que todos no seu país são iguais.

    ResponderExcluir
  10. Brasileiros nao comem caes, nao e permitido por lei
    alem do mais, os outros animais que sao sacrificados
    nao estao conscientes ( abate humanitario), o que nao e o caso da China.
    Me desculpe chineses e descendentes, mas
    isso e uma barbaridade!
    Acho que voces deveriam cobrar, de seus governos,
    uma mudanca nos abitos alimentares.
    Acho tambem que voces deveriam, passar mais tempo
    defendendo a causa do que defendendo a si
    mesmos.

    ResponderExcluir
  11. Andréa Neves15/04/2011 02:50

    O ANÔNIMO ACIMA DISSE TUDO, ELE É DESCENDENTE DE CHINESES... O PERIGO MORA QUANDO A RAÇA É PURA!!!
    QUANTO AO BRASIL, ALGUM BRASILEIRO TEM CORAGEM DE DIZER QUE AQUI NÃO SE COMETE MAUS TRATOS? TORTURAS? CRUELDADES COM ANIMAIS? NOSSOS OLHOS ESTÃO BEM ABERTOS E ENXERGAMOS EXATAMENTE O QUE SE PASSA EM NOSSO PAÍS, SOMOS UM POVO CRUEL, ALIÁS O SER HUMANO É CRUEL, MAS QUANDO É PRECISO DESCEMOS O CACETE MESMO, SEJA LÁ EM QUEM FOR, E SINCERAMENTE, ESTOU COM A PATRÍCIA, NÃO PODEMOS DEFENDER NAÇÕES, SOMOS DEFENSORES DA VIDA, E NOSSO FOCO TEM QUE SER SEMPRE A DEFESA DOS ANIMAIS E NÃO A NOSSA PRÓPRIA!!!

    ResponderExcluir
  12. A EXCEÇÃO SERVE APENAS PARA CONFIRMAR A REGRA. NAO SEJAMOS HIPÓCRITAS TODOS OS PAÍSES TEM GENTE CRUEL MAS A CHINA EXTRAPOLA E NÃO É NOVIDADE PARA NINGUÉM, OS MOTIVOS SÃO MUITOS MAS A DESCULPINHA DE MANTER TRADIÇÃO E DIREITO A CULTURA É A MAIS TORPE. Q NEM UNS INDIOS Q ENTERRAM SEUS FILHOS VIVOS QDO NASCEM DEFEITUOSOS E TEM SEMPRE UM ANTROPÓLOGO BABACA QUERENDO DEFENDER...DÁ UM TEMPO...NAO SEI OQ É PIOR A IGNORÂNCIA DO BRASILEIRO OU DO CHINÊS...

    ResponderExcluir
  13. Valeu, Andrea, tambem isto com voce.

    ResponderExcluir
  14. anselmo padula15/04/2011 20:03

    Claro que há gente boa e ruim em todos os lugares. Nao podemos generalizar. O QUE TODOS DEVEM APLAUDIR A CHINA É A SEVERA POLÍTICA DE CONTROLE DE NATALIDADE.
    ELES JÁ ACORDARAM PARA O PROBLEMA DA SUPERPOPULAÇAO ACORDEMOS NÓS E O MUNDO.

    ResponderExcluir
  15. É... compartilhamos Sheila.Esse negócio de defender bicho é difícil.Nos colocamos muitas vezes em posição ofensiva sem perceber.Faz parte da defesa.Principalmente quando vivemos para amparar as vitimas.Por isso é importante a união de todos os protetores seja lá de que país for.Por isso é importante entender a palavra proteção e a ação protetora.Sem ressentimentos entre eles...lembrando que ontem eu deixei claro que não canto hino nenhum , nem o que seria o meu.Nessa união formamos o todo que realmente vai conseguir vitórias, fortes em numero e fortes nos princípios.

    ResponderExcluir
  16. eu sou chinesa 'pura' meus pais sao chineses e nasci no brasil, na china, nao sao todos que comem carne de cachorro,raro voce encontrar na verdade... Aqui no brasil a carne bovina predileta eh considerado um animal sagrado em alguns paises, oq eles pensariam sobre isso? Sim, crueldade contra animais existe sim, mas me diga onde nao existe? Na china ha muitos protetores dos animais... o pais eh grande, ha todo o tipo de gente. Esses esteriotipos so poderao ser eliminados se voce mesmo for a china, pois todas as pessoas que eu ja conversei q foram a china disseram que amaram e se surpreenderam e ainda pretendem voltar... Mas saibam que como voces mesmos dizem so umas pessoas cometendo erro nao podem generalizar o povo, ou sera que as pessoas de fora poderiam chamar os brasileiros de corruptos, ladroes, pobres, adoram atrasar, nunca leva nada a serio, as mulheres ficam com todos e por ai vai... Entao minha gente, abram a mente! generalizar nao eh certo
    Eu tenho confianca de tudo oq falei pois ja fui e estudei la por um tempo

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪