11/02/2011

TOURADAS E SIMULACROS DE TOURADAS SÃO PROIBIDAS POR LEI

Encerramos, satisfatoriamente, mais uma participação em defesa do direito animal. Mas, gostaria de dois dedos de prosa. Inegavelmente, nossa ação contundente, inclusive reconhecida na NOTA Oficial da Prefeitura de Passo Fundo, fez com que o Sr. Prefeito daquela cidade, cancelasse o evento oficial onde haveria "simulacro de touradas".

O que me deixou perplexa foi saber que protetoras locais achavam que "Infelizmente no Brasil ainda não existem leis que proíbam touradas e rodeios." Touradas e simulacros são proibidos por lei claramente e até rodeios, com toda "legalidade" que as companhias de rodeio se julgam ter, são possíveis de detonar. Nestes casos, é preciso um trabalho local de uma ONG que saiba o que fazer, o interesse de um MP e um Juiz que seja simpatizante.

Conseguimos cancelar a "tourada" de ontem, mas, não é para comemorar. Acho que todos os militantes da área tem que se preparar para agir contra este tal rodeio "tradicional" de Passo Fundo. ALIÁS, OUVIRAM A ENTREVISTA QUE O CHEFE DE GABINETE DO PREFEITO DEU AO NOSSO BLOG? Pois é, lá já demos uma boa "cutucada" e a saída de como atuar.

Gente, o primeiro laudo oficial sobre rodeio eu consegui aqui no RJ, há anos atrás. Foi feito pelo Instituto de Criminalista Carlos Éboli, órgão estadual do RJ. Foi precioso para muita gente que milita na questão rodeio. Mas, hoje em dia, com o farto material que se tem por aí e que ainda encontra resistência para julgamento do mérito se há ou não maus-tratos aos animais, eu passei a agir da seguinte forma:

PARA QUE UM LAUDO PARA COMPROVAR TESES SE ESTÁ EXPLÍCITO A VIOLÊNCIA CONTRA O ANIMAL? SERÁ QUE NÃO TEM OUVIDOS PARA OUVIR O VOLUME DE BARULHO QUE ATUA NO ANIMAL ASSUSTANDO-O? SERÁ QUE NÃO HÁ OLHOS PARA VER QUE UM ANIMAL SÓ ESCOICEARIA SE ELE ESTIVESSE REAGINDO À UMA VIOLÊNCIA CONTRA ELE? SERÁ QUE UM JUIZ SERIA ESTÚPIDO O SUFICIENTE PARA IGNORAR QUE O METABOLISMO DO ANIMAL, À NOITE, É BAIXO E SÓ ISTO SERIA A COMPROVAÇÃO DE VIOLENTAÇÃO DO SEU DIREITO DE VIVER SUA VIDA?

Pois é, contra estas razões NÃO HÁ DEFESA porque compromete o avaliador. Galera, usem... vejam se vão perder alguma ação.... Dou o argumento de graça para quem quiser tentar... Desafiem a avaliação de um promotor in-loco... Enfim, vamos usar a cabeça....

Aliás, pessoal do RS se liguem por aí, pois, segundo o promotor do evento (aliás, se apresenta como toureiro), isto acontece em várias cidade e em todos os anos. Vejam se descobrem onde haverá o próximo "Show de Touros" e mandem ver. Sem estardalhaço, procurem a polícia e mostrem a lei. Só isto. Mas, não em cima da hora como foi este caso de ontem.

Ah, também, tenho denúncia de corrida de cães neste Estado. O pouco que pesquisei deu conta ser pura verdade. Só que estou sem tempo para pegar este tema. Se alguém quiser agir, posso passar o que já apurei. Agora, leiam a ação de todos nós, leitores amados, reconhecida na imprensa local.

Matéria de Capa, viu?
Cliquem nas imagens para ler

DIÁRIO DA MANHÃ
cliquem na edição de Passo Fundo

Queria registrar a adesão à nossa campanha do Instituto Nina Rosa. Valeu Nina!
.

13 comentários:

  1. Andréa Neves11/02/2011 17:55

    Muito bom Sheilinha, a proteção animal está de Parabéns! É inconcebível nos dias de hoje, diante de temas tão presentes e atuais, como natureza e meio ambiente, nos depararmos com um atraso dessa dimensão!!! Bjkas

    ResponderExcluir
  2. Maria Izabel11/02/2011 18:19

    Oi Sheila.
    Que boa notícia, a do cancelamento de Passo Fundo.
    Mas acho que essas pressões são muito pontuais, cancelaram "a tourada", mas e o resto do evento ? Existe uma estrutura montada, e os animais continuarão sendo explorados, se não for hoje, será amanhã, se não for de um jeito, será de outro. Precisamos fazer algo de concreto para que sejam desmontadas estas estruturas, entende o que quero dizer ? Pois todos os anos estamos, pontualmente, fazendo pressão contra rodeios, contra puxada de cavalos, farra do boi então nem ouvi mais falar. Mas acho que deve continuar acontecendo.
    É como as campanhas do Sea Shepherd, todos os anos os voluntários têm que se deslocar para aquela região... para tentar minimizar a matança, por que existe toda uma estrutura que ainda sustenta a atividade pesqueira dos japoneses.
    Sabe, meu coração vive apertado, temos que fazer algo 365 dias por ano para combater estas práticas !!!
    No que eu puder ajudar, conte comigo !!

    Bjs
    Maria Izabel Bocchi - Santos - SP

    ResponderExcluir
  3. O planeta seria bem melhor se houvesse muitos clones da Sheila!
    os animais agradecem!

    ecoabraços
    Ivana

    ResponderExcluir
  4. Uma pequena vitória se compararmos ao tamanho do problema, mas uma gigante vitória para esses pobres animais inocentes que foram poupados de mais uma sessão de tortura!
    Esse é o caminho!

    ResponderExcluir
  5. Dona Sheila tá chique demais, saindo até em reportagem de jornal!

    PARABÉNS POR MAIS ESSA VITÓRIA! Sou tua eterna fã!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a todos que participaram mais uma vez enviando e-mails, isso ajuda muito!! Tenho orgulho de fazer parte desse grupo e contribuir sempre que posso, mandando e-mails e ainda pedindo aos meus amigos para nos ajudar , no final quando acontece isso, dá um gostinho de vitória, mas devemos ter em mente que temos muito ainda a fazer!!! Parabéns Sheila mais uma vez vc mostra o quanto é guerreira!!! Jane

    ResponderExcluir
  7. Regina Osborne12/02/2011 00:33

    Parabéns a todos os envolvidos em mais uma vitória contra a violência animal. Sheila, vc. é de fibra, valeu!
    Que todos os governantes saibam que os bichos possuem uma voz sim! Um grito de revolta muito forte que berra aos 4 ventos contra esses atos inescrupulosos e criminosos.
    As leis existem e qq um que as descumpra precisa sofrer as punições cabíveis!

    Grande beijo de paz e alívio a todos os amantes de Natureza.

    ResponderExcluir
  8. Mariangela Colombini Braga12/02/2011 09:33

    Iniciaria meu comentário escrevendo tudo o que já foi escrito a cima e depois dizendo que: pena ter te conhecido há pouco tempo... mas o momento X em que te conheci foi muito forte, pedia seguir o coração e quando segui, vi que a razão caminhava ao lado.Pequena demais para dizer que aposto em você.Quem sou eu para apostar em você?! Será no mínimo, sacanagem minha, apostar em quem está ganhando... mas aposto mesmo assim pois você é a resposta às preces que tenho feito a mais de 20 anos pelos animais.Erra?Errou?Extrapolou alguma vez? Quem não?ein...
    No frigir dos ovos, acertou sempre, pois vai à luta de cara lavada, “SEM CAMISETA”, SEM SIMULAÇÃO.
    Levei parte da minha vida, nas horas extras, pois todo meu tempo é cuidando de bicho, levantando ego de ONG. Colocando nessa mesa todas as minhas fichas a favor da proteção animal. Conhecendo esse grupo aqui, vou usar todas as extras mostrando o quanto eficiente é o seu tipo de ação, e mais, gerando um movimento a favor de todos os protetores anônimos e independentes , dando a eles credibilidade e força ( às vezes fraquejamos, somos humanos).
    Cada estrelinha tem que brilhar para oferecer luz aos animais e não para fazer a constelação.

    ResponderExcluir
  9. Cristina Calixto12/02/2011 16:46

    O que é mais engraçado é que até o nome da equipe que faria o tal show traz o nome de "tourada"... Se não é a prática de um crime o que seria então?

    Dependendo de mim o homenzinho muda de profissão ou morre de inanição...

    ResponderExcluir
  10. Como a Sheila disse, o "pobrema" é o MP e arrumar JUIZ SIMPATIZANTE, que eu diria...COMPETENTE. Isso é o MAIS DIFICIL. Temos MUITOOSSSS problemas com isso em MATINHOS. massss....ESFREGANDO A LEI NO NARIZ DELES...kkk....fica mais facil de CONVENCER QUE É CRIME NÉÉÉÉ!!!
    vamu ki vamu.
    YESSSSSSSSSSS
    REGINA ANOÉ

    ResponderExcluir
  11. Gráças a Deus e a mobilização esse show de horror não aconteceu. "Mesa da amargura", "tonel de apuros", desde quando isso é brincadeira?!
    VITÓRIA dentre muitas que virão!!!

    ResponderExcluir
  12. Estratégia é a alma do negócio. No RS tem rodeios sim e tem corrida de cães. Precisamos nos articular contra isso. Precisamos de estratégia com consistência para que surta o efeito necessário. Aqui em Rio Grande, o Grupo Vira-Latas e Corações está disposto a aprender e agir em favor aos animais de forma efetiva.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪