18/02/2011

DOMÉSTICOS X SILVESTRES, UMA DISCUSSÃO ADULTA E SEM PAIXÕES

A questão dos animais domésticos em áreas de proteção ambiental merece um debate e entendimento de ambas as partes. Nossa querida leitora Patrícia me enviou um artigo falando sobre o tema. Embora tenha achado um pouco forte em algumas citações, me pareceu uma visão bem objetiva da dramática situação dos animais da fauna silvestre que são ignorados por um certo segmento da proteção animal.

Sou testemunha do fato e sou terminantemente CONTRA a presença de animais domésticos em áreas de proteção ambiental. Todos sabem que adoro lagartixa e minhas gatas me obrigam a manter vigilância permanente de proteção àquelas que me honram com suas visitas. Sabemos o quanto estes pequenos seres atraem os gatos.

Enfim, leiam o artigo de Pedro da Cunha Menezes e vejam os comentários postados no próprio blog ECO, pois, estão muito bons.


.

10 comentários:

  1. Tudo bem cada um ser responsável pelos seus animais mas este cara só falta dizer que gato é uma praga e que devem ser exterminados. Ridículo.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, parece lá em casa ... Um bando de gatos adotados e a gente sempre de olho neles: nada de passarinhos, nada de lagartixas ...
    Somos (eu e minhas 2 filhas) as maiores "salvadoras" de lagartixas ... Dia desses, subimos na escada para buscar uma que estava andando pelo teto e não conseguia descer, por conta dos gatos ... Resgatamos com sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Cristina Calixto18/02/2011 15:46

    O autor do texto culpa os gatos pela extinção de algumas espécies. De todo não está errado. Porém, compará-los aos assassinos dos rinocerontes foi meio forte.

    A meu ver, deveria ser proibido construir e deixar morar em entornos de parques. Se não tem solução, o governo poderia promover a colocação de coleiras com GPS nos gatos, anilhar aves e répteis, etc., de maneira que se possa identificar muito mais idoneamente quem está fazendo mal a quem e se de fato os suspeitos seriam os culpados. Além disso, verificar a extensão de tudo isso para a fauna local.

    Fazer uma pesquisa apenas em parte e aproveitar dados de outros cientistas / outras culturas, mascara um pouco a análise. Comparar predadores animais a caçadores... fala sério! Caçadores contam com a ganância de quem espera receber seu produto e para tanto, paga uma fortuna para não ter que fazê-lo. Retirar os chifres dos rinocerontes... Jesus amado! Para este mundo que eu quero descer!

    Com relação aos gatos, uma solução muito adotada nos EUA, cujas casas, em sua grande maioria não têm muros em seu entorno, seria adotar aquelas coleiras que "adestram e alarmam quando o animal ultrapassa os limites da casa. E mantê-los dentro de casa, claro, seria o mais correto.

    ResponderExcluir
  4. O texto é pura hipocrisia. Parques e florestas urbanas é só o que sobrou de tudo que foi desturido para a construções das cidades. O HOMEM é o principal responsável pela extinção das espécies hoje em dia. A destruição por eles das grandes florestas, como a Amazônia, a Mata Atlantica, Serrado, por acaso, não acaba com as espécies?
    E todo esse blablabla mais parece é procurar pretexto para voltar com a matança de animais pelo CZ aqui no Rio.

    ResponderExcluir
  5. Olá estou inicando esse ano um projeto na Reserva Ecológica da Juréia onde vou fazer o levantamento de animais abandonados nessa Unidade de Conservação e trabalhar com a comunidade local a posse responsável e castrar os animais abandonados e de familias de baixa renda, para isso estou precisando de parceria nesse projeto no caso para a castração o CCZ de Peruíbe ou alguma ONG q possa ceder castrações para esse projeto.... meu email para contato: pauleka_bio@hotmail.com
    Sou a favor da vida, DOMÉSTICA OU SELVAGEM....luto em prol dos animais sempre...independente de raça ou espécie....
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  6. Carla Sássi18/02/2011 21:11

    Olá...

    essa discussão é bem da minha área...
    como sabem trabalho em uma reserva em Búzios, com animais silvestres, e realmente estamos tendo mtos problemas com animais domésticos, não só pela predação, mas tb pela transmissão de doenças.
    Já estamos desenvolvendo projetos para castrações em massa e posse responsável, mas isso só trará resultados a longo prazo...

    Porém, não podemos colocar nos animais domésticos a culpa dos estragos que a ganância e a busca pelo "progresso" causou nas nossas matas.

    Bjo a todos

    ResponderExcluir
  7. O comentario feito pelo Cristiano Requião na pagina do artigo já diz tudo. É um absurdo concluir que gatos ou qualquer outro animal tenha uma noção real do que significa prazer. Prazer tem é o ser humano quando mata um animal para tirar algum proveito monetário ou tê-lo como troféu de caça.

    ResponderExcluir
  8. Andréa Neves19/02/2011 04:58

    Detestei o conteúdo da matéria e o texto sem fundamento, comparar os gatinhos com assassinos de rinocerontes? Os gatos tem o instinto da caça mesmo, portanto cabe ao seu tutor, a castração e a guarda desses animais, mas quem disse que o ser superior humano, quer saber de toda essa responsabilidade? Que acabe o mundo, mas não acabem com a minha tranquilidade!!! Pobres gatinhos, da forma como foi exposto fazem o mal à tudo e à todos em sã consciência, acho até que eles deveriam ser presos... Que horror!!!

    ResponderExcluir
  9. Realmente não dá para comparar: os gatos caçam por instinto. O "animal" homem, por lucro...

    Como sempre, a responsabilidade é do ser "que se diz" dominante: quer ter bicho, tem que tratá-lo como gente... Educar, cuidar (o que inclui alimentar, vacinar, banhar, tosar, e CONTROLAR, isto é, manter sob sua vigilância!)

    É bem comum do ser (que deveria ser...) humano, querer tem "coisas" ser ter competência para ter: motos, carros, armas e ANIMAIS. Tudo isso implica em responsabilidades que na maioria das vezes as pessoas não tem condições para assumir. Mas insistem em ter veículos sem habilitação, armas sem licença ou mesmo motivo (é só para ter...) e animais, sem mesmo saber o que eles comem (vamos dar resto de comida... se é bom pra gente...) O Homem se acha dono da verdade, mas não faz a menor idéia de qual seja ela... Não se preocupa em aprender porque já sabe o suficiente para fazer o que quer...

    Um exemplo simples: O Código de Trânsito Brasileiro é a regulamentação sobre o comportamento dos motoristas nas vias urbanas ou não, então só interessa aos motorista, certo? ERRADO! Ele regulamenta o comportamento dos pedestres também. Quem sabe disso? Que o CTB tem que ser lido também por quem não dirige? Ninguém (na minha opinião ele deveria ser ensinado nas escolas, desde o nível fundamental...)

    E quem sabe que a lei regulamenta a posse responsável de animais de companhia? Sabe que deixar seu animal sem comida é CRIME? Sabe que não dar as vacinas e não tratar um resfriado dele é CRIME? Muito mais deixá-lo solto pela rua, não só pelo que ele pode causar, como no caso tratado, de que os gatos estariam caçando animais silvestres, mas pelo que pode acontecer com eles (atropelamento, brigas, maus tratos...). O ser humano tem muito que evoluir, ou então vou torcer para outra espécie dominar o planeta e se livrar deste parasita prepotente, ambicioso , egoísta, destruidor e (*acrescente aqui seus próprios adjetivos*) de uma vez por todas.

    Abraços Terapêuticos

    ResponderExcluir
  10. Trabalho em um Parque Estadual e posso afirmar que existem métodos eficientes de controle da população de animais domésticos no entorno de Unidades de Conservação.
    No local onde trabalho esse não é um problema tão significativo, mas posso citar o caso de outro Parque Estadual no qual foi feita uma campanha de castração de animais domésticos das comunidades do entorno e educação ambiental. Isso sim é uma solução digna e eficiente.
    O que dizima cada vez mais animais silvestres é a prática da caça por HUMANOS. Eles são o nosso problema!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪