Gente amiga, tô atacada!!!!!
Há dois mil anos atrás Cícero, em pleno senado romano, declarou:
Quousque também abutere, Catilina, patientia nostra?
Até quando, enfim, ó Catilina, abusarás da nossa paciência?
E é a única coisa que consigo repetir contra a Prefeitura do Município do RJ que, inclusive, tem uma Secretaria Especial para tratar dos assuntos ligados aos animais.
Toda minha revolta é pelo seguinte: no bairro de Madureira tem um prédio chamado Mercadão de Madureira que acomoda várias lojinhas populares de comercio bem variado, inclusive artigos para umbanda. Vejam as fotos a seguir:
Agora, não se espantem, existem 4 lojas que vendem animais vivos neste fuzuê total. Quem, em sã consciência, pode admitir que, num ambiente fechado como este, possa existir aviários vendendo cabras, bodes, galinhas, coelhos, etc. que, geralmente, são vendidos para serem usados em rituais religiosos? Mas é a pura verdade.

Em 1998, ocasião em que aconteceu o penúltimo incêndio naquele prédio (foram 8 ao todo), o então promotor estadual Rodrigo Terra abriu uma ação contra o Município por esta incongruência que levou a morte centenas de animais. A nossa “Fala Bicho”, foi requisitada pelo Ministério Publico, em 3 ocasiões, para fornecer pareceres técnicos a respeito do assunto. Estes foram encaminhados, pelo MP, para a Secretaria de Saúde e respondidos através da Fiscalização Sanitária, que estava tudo ok já que os comerciantes tinham permissão para vender animais naquelas condições.
Pois bem, na madrugada de 16/01/2000 houve um incêndio terrível que matou mais de 15 mil animais. Fomos imediatamente para lá resgatar os sobreviventes. O quadro foi devastador. O Prefeito Conde, que foi ao local pela manhã, disse que não haveria mais animais naquele maldito Mercadão. Pior que eu acreditei!!!!

Vejam a matéria na Folha de São Paulo, acima, e algumas fotos do incêndio e o resgate dos animais abaixo
Por capricho do destino, 4 dias antes deste pavoroso incêndio, eu e Dr. Hugo Belo, nosso veterinário, tínhamos estado lá para fazer nosso ultimo relatório a pedido do Promotor Sávio Bittencourt, na época responsável pelas ações ligadas ao meio-ambiente. Neste dia, uma segunda-feira, resgatamos um coelho que havia ficado o final de semana inteiro preso pelas patinhas nas grades de uma gaiola de uma destas malditas lojas. Hoje são 4, mas, antes deste incêndio eram quase 10... Um horror, minha gente! Vejam a foto deste coelho, a quem passamos chamar de “Raladinha” por achar que era uma fêmea.
A sequência da história é que o Mercadão foi reinaugurado um ano depois e, como grande concessão aos nossos interesses, com apenas 4 lojas vendendo animais.
Entretanto, a coisa continua do mesmo jeito: bichos em quantidade, baias mínimas, superlotação de aves nas gaiolas que nem conseguem respirar, etc. etc. etc.
Inclusive, na ocasião destas fotos acima (2005), resgatei duas gatas pretas que estavam lá para serem usadas em ritual de macumba. Não as tirei na hora porque sou “conhecida” destes comerciantes que puseram, na mesma hora, vários seguranças para me intimidar. Ao chegar em casa, recorri ao veterinário do CCZ responsável pela fiscalização daquele Mercadão. Ele ligou para a tal loja e disse que o meu veterinário ia pegar as gatas pela manhã seguinte. Mas, quantas não pude salvar? A dona da loja jurou que as “bichinhas eram de estimação e da loja”... Mas, precisava ficar na gaiola, bem na entrada, com preço à mostra? Estas são as queridas Pink e Grazy

No dia 22 de maio deste ano, uma Comissão da ALERJ, Delegacia do Meio Ambiente e o próprio CCZ fizeram uma batida no local. Resultado? recolheram bichos, filmaram maus-tratos, prenderam gente, mas, NENHUM resultado efetivo! Bichos continuam sendo vendidos para macumba correndo risco de, num novo incêndio, morrerem torrados pelo fogo sem a mínima chance de salvação. Aliás, vejam o oficio que encaminhei ao promotor Sávio com referência a quantos bichos foram resgatados do último incêndio que ficaram sob minha responsabilidade e abrigados na SUIPA.

P´ra piorar nosso lado de defesa à estes bichos, o raio do Mercadão está comemorando 50 anos de existência, motivo que levou o Jornal Extra dar uma pagina inteira para falar das comemorações. Até a dona da loja que estavam minhas gatas pretas saiu numa foto falando do seu comércio de animais. Observem as duas fotos iniciais e o primeiro parágrafo da matéria para terem uma idéia do que é aquilo lá...

Pensando, então, numa nova estratégia para encerrar este comercio naquele local, resolvi apelar para o Conselho de Veterinária que tem até uma Comissão sobre Bem-estar Animal. Vejam aqui:

Estas lojas, para funcionarem, tem que ter um veterinário responsável e registro junto ao Conselho. Pedi, então, ao atual presidente, Dr. Rômulo Spinelli, que gentilmente nos atendeu para uma conversa telefônica, para nos informar sobre o comportamento ético destes vet´s, pois, das duas uma: ou são coniventes ou omissos com os maus-tratos sofridos por aqueles animais, principalmente, na hora em que são descarregados e levados para as lojas que são vendidos.
Cliquem no microfone para ouvirem minha denuncia e pelo amor de Deus, não me perguntem pela Secretaria de Proteção Animal que tem aqui no RJ...podem me provocar um “piripaque” sem tamanho e tenho muitos bichos ainda para cuidar!!!!! Rsrsrsrsrsrs...